9 Gram Processo empregado na formação de palavras pelo acréscimo ou pela extração de afixos: No processo de derivação prefixal, o uso do prefixo “in” em “feliz” forma a palavra “infeliz” e, na derivação sufixal, o sufixo “mente” acrescentado à palavra “feliz” forma a palavra “felizmente”.
Em infelizmente não há circunfixação, mas sucessivas afixações (feliz > infeliz > infelizmente; feliz > felizmente > infelizmente).» (Graça Rio-Torto et al.
Afixos são elementos secundários (geralmente sem vida autônoma) que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. Sabemos que o acréscimo do morfema "-mente", por exemplo, cria uma nova palavra a partir de "certo": certamente, advérbio de modo.
Os AFIXOS são morfemas responsáveis por transformar uma palavra primitiva em uma outra, derivada desta. DEFINIÇÃO: Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da palavra, formando assim uma nova palavra, chamada no português de palavra DERIVADA.
Na Derivação Prefixal e Sufixal, a presença apenas do sufixo ou apenas do sufixo na palavra primitiva é suficiente para a formação de uma nova palavra – infeliz ou felizmente.
35 curiosidades que você vai gostar
A derivação é um processo de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos a um radical.
A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente.
Existem dois tipos de afixos: Prefixos: colocados antes do radical. Sufixos: colocados depois do radical. São vogais ou consoantes de ligação que entram na formação das palavras para facilitar a pronúncia.
Nota: Para podermos registrar um afixo, será necessário efetuarmos uma pesquisa de nomes de afixos já registrados no Brasil, para não haver coincidência de nomes ou nomes semelhantes. Se as opções enviadas forem irregistráveis, a CBKC enviará uma comunicação pedindo novas opções de nomes.