Enquanto o poliéster, conhecido pela resistência ao calor, garante a durabilidade da microfibra, a poliamida adiciona elementos como a capacidade de absorção e maior maciez. Dessa forma, tecidos de microfibra garantem peças – de vestuário ou não – flexíveis e resistentes tanto ao calor quanto à umidade.
Poliéster: geralmente encontrado em forma de microfibra, é uma fibra sintética, macia e leve, mas que esquenta bem e é ótima companhia para filmes no sofá de casa. Lã: a opção mais quentinha, esta fibra armazena bem o calor do corpo, sendo ideal para noites bem frias.
Denomina-se microfibra o tecido feito em fibras sintéticas de poliéster, poliamida, acrílico ou viscose. O produto possui como característica principal a espessura de seu fio, que chega a ser mais fino do que um de cabelo.
Poliéster é um termo derivado de politereftalato de etileno – o PET. Ou seja, é tecnicamente um plástico. Ele foi inventado na década de 1940 e vem sendo aprimorado e expandido desde então. Essa categoria de tecido é largamente usado em roupas de cama e em roupas de frio.
A microfibra é um produto têxtil fabricado a base de fibras ultrafinas que lhe conferem uma série de propriedades superiores ao resto dos tecidos. Comparativamente as fibras de microfibras são 2 vezes mais finas que a seda, 3 vezes mais finas que o algodão e 100 vezes mais finas que o cabelo humano.
32 curiosidades que você vai gostar
O que distingue um do outro é a maneira como ele é tramado. No tecido plano, o fio é tecido na horizontal e na vertical e na malha, apenas na horizontal, como um tricô, com movimentos de sobe e desce, que dão elasticidade a peça.
As microfibras, devido à rigidez da tecelagem, são mais duráveis que o algodão, que, por suas fibras serem naturais, se decompõe com lavagens mais frequentes. O pilling (bolinhas) pode ocorrer com qualquer tipo de tecido e depende do processo de acabamento.
Resistência: o tecido poliéster é altamente resistente. Por sua baixa capacidade para absorção de umidade, a resistência do tecido ao impacto quase não se altera quando o mesmo está molhado ou seco, sendo até 20 vezes mais resistente em comparação com a fibra de viscose.
O poliéster tem ainda menor durabilidade, pode formar bolinhas, queimar no ferro se não for passado corretamente, além de ter uma aparência “menos atraente” (embora existam muitas peças bonitas neste tecido e algumas até com preços bem elevados). Mas ele também tem suas vantagens!
Nome derivado do PET – politereftalato de etileno, o poliéster tem sua composição de origem sintética, com uma categoria de polímeros que contém um grupo funcional éster na cadeia principal, sendo a maioria termoplásticos.
Se você não quer “correr riscos”, os panos de microfibra são as melhores opções de secagem ou polimento, pois não arranham a pintura e dão aquele acabamento desejado. Com preços que variam de R$ 15 a R$ 35, Vonder, Autoamerica e 3M foram à briga pela liderança.
Diferenças entre o Percal, Algodão ou Microfibra
A grande diferença entre esses três tipos de tecido está na composição, o percal e o algodão são de origem vegetal (algodão), enquanto a microfibra é um tecido com origem sintética derivada do petróleo.
A microfibra, de origem sintética, é um tecido durável que mantém uma boa aparência mesmo depois de muito tempo de uso e diversas lavagens. Além da durabilidade os tecidos em microfibra possuem um aspecto estético maior, ou seja, é um material que garante um status refinado a roupa.
Para sobreviver ao calor, prefira os tecidos naturais, como seda, algodão, linho e lã, ou mistos com a maior porcentagem de naturais. A maioria das roupas que encontramos nas lojas são feitas com tecidos sintéticos, como poliéster, poliamida, acrílico.
As mantas e cobertores de lã são perfeitos para as temperaturas mais baixas, já que esse material tem maior capacidade de armazenar calor. O fio de lã tem escamas e ondulações, impedindo com mais eficiência a dissipação do frio.
Nada como um lençol fresquinho. Mas afinal qual é o tecido mais fresco? Quando as temperaturas aumentam, a roupa de cama de linho é deliciosamente fresca para as noites de verão. Por ser um tecido respirável, possui uma excelente absorção e seca rapidamente.
Por outro lado o Poliéster tem grandes vantagens em relação ao algodão quando se trata de retenção de calor ou taxa de encolhimento, as camisetas 100% Poliéster é que elas secam rapidamente, amassam e desbotam muito pouco.
Desvantagens do poliéster
Esquentam mais e não deixam a pele transpirar com facilidade, podendo deixar aquele cheiro desagradável de suor embaixo do braço. Como o poliéster tem brilho (do plástico), dá um aspecto menos elegante à peça, mais “pobre”.
No geral, os tecidos com maior porcentagem de algodão são mais macios, já os tecidos sintéticos ganham em praticidade. Mas você já sabe que o número de fios também é importante para a maciez, assim é possível encontrar lençóis extremamente confortáveis de tecidos sintéticos.
Alta resistência e elasticidade: mochilas confeccionadas em poliéster são mais resistentes ao transporte de material escolar ou roupas de viagem. Além disso, a fibra pode ser esticada em alta escala sem prejudicar sua forma ao voltar ao normal. Também é resistente a substâncias químicas e retém a cor da peça.
Se você preza por durabilidade e praticidade na hora da limpeza, deve escolher a microfibra. Já, se você quer um material que, embora dure menos, seja mais maleável e fresco para as noites de calor, o algodão é a melhor opção.
o algodão é o material mais utilizado para roupas de cama por ser macio e antialérgico.
Gabardine: Graças a sua composição, este tecido é mais leve, permite maior troca térmica e dá ao visual um aspecto mais elegante. Possui um preço mais alto, mas a qualidade e a durabilidade da peça compensam. Microfibra: Tecido leve e fresquinho, proporciona á peça um bom caimento e elegância.
Para saber mais sobre os tecidos que não amassam, confira nossa lista:1) Acrílico. O tecido acrílico é uma fibra sintética muito parecida com lã, causando até uma certa confusão na hora de diferenciá-las. ... 2) Tricô ... 3) Viscose. ... 4) Poliéster ou microfibra. ... 5) Nylon. ... 6) Elastano. ... 7) Modal.
O que é percal? De origem natural e sendo produzido a partir de fibra 100% algodão, o percal varia em sua quantidade de fios, que deve ser acima de 180. Com isso, a sua trama é mais fechada, resultando em um tecido denso, ao mesmo tempo que fino. Por isso, é macio, resistente e aconchegante.
Como liberar espaço reservado pelo sistema Windows 10?
Como se livrar de um marido manipulador?
Como pagar com ame digital na loja física?
Qual é o órgão que fiscaliza o Conselho Tutelar?
Como saber sequência de números?
Tem como recuperar lista de chamadas apagadas?
Como pagar com QR Code no Caixa Tem?
Como recuperar vídeos apagados da galeria?
Como recuperar iCloud de iPhone roubado?
Como recuperar arquivos apagados do what?
Como ver quantas cotas tem no passe livre?
Como pedir para religar o gás?
Como saber a quantidade de mega da internet?
Como saber tamanho quadro bike?
Como identificar uma planta com o Google?