O verdadeiro boldo (Peumus boldus) é uma pequena árvore do Chile, qual possui aroma de mastruço (Chenopodium ambrosioides), suas folhas são encontradas no comércio, porém não são cultivadas no Brasil. É potencialmente tóxico, devido suas concentrações de alcaloides.
Segundo Peixoto (2002), este gênero possui apenas uma espécie Peumus boldus Molina, o verdadeiro boldo, popularmente conhecido como boldo-do-chile e endêmico das regiões montanhosas do Chile. Apesar de ser encontrada no comércio brasileiro, a espécie não é cultivada no Brasil.
Em algumas regiões, é chamado de tapete-de-oxalá ou falso boldo. A planta forma sempre uma moita. As folhas são miúdas, carnudas e têm um cheiro bem forte.
O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos. Planta arbustiva, podendo alcançar até 6 metros de altura, mas sendo encontrada na maioria das vezes com 2 ou 3 metros.
O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.
38 curiosidades que você vai gostar
Já o boldo-do-chile, conhecido como boldo-verdadeiro, não é cultivado no Brasil. As folhas secas da planta são benéficas para o estômago, proteção do fígado e má digestão.
Boldo do Chile, boldo brasileiro, boldo rasteiro, boldo baiano, hortelã de olha gorda ou malvão…
Flores pequenas, brancas, aromáticas, reunidas em cachos no final dos ramos. Floresce no verão. Somente as folhas são utilizadas para chás e podem ser colhidas em qualquer época do ano mas, preferencialmente, antes da floração. A planta é bastante rustica e propaga-se facilmente por estacas de ramos.
É uma planta herbácea/ subarbustiva medicinal, muito conhecida e cultivada em jardins domésticos. Cultivada como planta ornamental pela sua beleza, mas principalmente utilizada pelas suas propriedades medicinais, muito semelhantes às do boldo-do-chile (Peumus boldus).
A planta Plectranthus barbatus, pertencente à família Primulaceae, é vulgarmente conhecida como boldo-da-terra, boldo ou boldo-brasileiro. Esta espécie é originária da região Paleotropical (da África à Índia). A espécie é utilizada como planta ornamental e como planta medicinal.
Trata o mal estar, azia. Estimulante da digestão e actua como analgésico.
As duas principais e mais utilizadas são o boldo verdadeiro, também conhecido como boldo do Chile (Peumus boldus Molina), e o boldo brasileiro (Plectranthus barbatus Andr), amplamente encontrado e cultivado em todo o território nacional.
Boldo - possui efeitos tóxicos devido à presença do ascaridol, que pode causar abortos e má formação fetal. Carqueja - relaxa o útero e pode provocar aborto.
Conhecido, principalmente, como boldo-de-jardim, o boldo-da-terra ou tapete-de-oxalá, falso-boldo, boldo-brasileiro e alumã é uma planta muito utilizada na medicina popular por ser rica em propriedades que ajudam a aliviar sintomas de asma, bronquite, gastrite, azia, distúrbios intestinais, ressaca alcoólica e outros ...
Possui folhas verdes aveludadas e propriedades semelhantes às encontradas no boldo-do-chile, sendo normalmente utilizado como estimulante da digestão, analgésico, na redução de azias e nos casos de dispepsias, as quais envolvem desconfortos após a refeição como dores, empachamento e queimação, por exemplo.
O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.
Facilmente cultivado em casa, o boldo é um ótimo aliado contra má digestão, flatulência e constipação. Ele pode ser usado na forma de chá, fervendo algumas folhas, ou na forma de cápsulas. É contraindicado para gestantes e em caso de obstrução da vesícula biliar.
Quando surgem, as flores apresentam coloração branca ou amarelada, mas podem adquirir uma tonalidade rosada com o passar do tempo. Todas as partes da planta exalam um odor semelhante ao do limão, e, por isso, a melissa costuma ser confundida com outro vegetal de aroma semelhante, o capim-limão.
Modo de preparo:
Adicionar o boldo picado na água fervente. Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar e tomar morno logo em seguida. O chá de boldo pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições.
Chá de boldo
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, de 3 a 4 vezes ao dia. Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo.
Chás de boldo e hortelã ajudam na digestão após os exageros de fim de ano; veja receitas.
Não é recomendável. Remédio natural, indicado para combater problemas de digestão, o boldo pode ter efeitos negativos no feto, principalmente nos primeiros três meses da gestação, e por isso deve ser evitado por gestantes.
O chá de boldo não deve ser consumido durante a gestação, já que poderá causar complicações como abortos, problemas de desenvolvimento ou crescimento do bebê e indução de uma parto prematuro.
São fatores de risco:
Vício em álcool e em drogas ilícitas. Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, caso ingeridos perto do período de concepção. Baixo ou alto peso: Mulheres com o Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5 ou superior a 25 também têm maiores chances de perder o bebê.
É preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo-do-chile. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, também pode provocar aborto e problemas no sistema nervoso. Portanto, não é recomendado beber mais que 3 xícaras por dia.
Como usar o patch de um programa?
Como se usa secadora de roupas?
O que pode ser usado como referência Bibliografica?
Como conseguir a matrícula de um imóvel online?
Como tingir pasta americana caseira?
Onde e como você poderia usar um LDR?
Como são os índios da tribo Juca Pirama?
Como se usa torradeira elétrica?
Quem roubou o olho do Kakashi?
O que pode ser feito na panela a vapor?
É possível ter um flash na vida real?
Para que serve a flor da papoula?
Como conseguir a planta de um imóvel BH?
O que significa taxa de amostragem e qual a influência dela na digitalização de um sinal?