A batata-doce, também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales. Originária dos Andes, se espalhou pelos trópicos e subtrópicos de todo o mundo.
Adicionalmente, a batata é boa fonte de vitamina C e de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6 (Tabela 2). Dentre os alimentos energéticos, a batata é o mais rico em niacina. A batata ainda é uma razoável fonte de ferro, bem como de fósforo e magnésio e ótima fonte de potássio.
Cálcio, Magnésio, Ferro e Fósforo – todos elementos muito presentes na batata – fortalecem os ossos e impedem que eles fiquem quebradiços. São salutares para a terceira idade. O potássio presente na batata também equilibra a pressão arterial e combate a hipertensão.
Consumir batata ajuda a prevenir doenças cardíacas. Isso ocorre devido as fibras, vitamina C e vitamina B6 presentes no alimento. Além disso, as batatas contêm boas quantidades de potássio, mineral que desempenha um papel importante para manter o ritmo cardíaco normal e no controle da pressão arterial.
Dentre seus benefícios principais, a batata é rica em fibras alimentares, proteínas e vitaminas dos complexos B, C, E e K. Isso tudo a torna um antioxidante natural para o organismo, protegendo o corpo das ações dos radicais livres, que causam doenças.
34 curiosidades que você vai gostar
Não tenha medo de comer batata todos os dias
Mas a maior parte é eliminada ao esquentá-la; por isso, as batatas cozidas com pele são sempre mais nutritivas. Além disso, para cada 100 g do tubérculo, são obtidos aproximadamente 2 g de fibra dietética, necessária para manter uma boa saúde intestinal.
Entre os dois tubérculos, quem merece mais espaço à mesa é a batata-doce. “Ela é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B”, descreve a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
Mandioca X batata
Por falar na sua rival, a mandioca leva certas vantagens. “Ela possui maior quantidade de vitaminas A, B1, B2 e C”, diz a nutricionista Maria Carolina von Atzingen, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Para tirar todas as dúvidas sobre o consumo da batata, o Universo Jatobá conversou com a nutricionista Samantha Rhein, do Centro Universitário São Camilo, que diz que consumir a batata crua não faz bem. Segundo ela, várias pesquisas verificaram a presença de solanina e chaconina na batata, principalmente na casca.
Isso porque o tubérculo — especialmente a batata inglesa — tem benefícios importantes ao organismo. Fonte de nutrientes essenciais, como cálcio e fósforo, é também um alimento com propriedades antioxidantes, que colaboram com o retardo do envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas.
O suco de batata, ou água de batata, é altamente alcalino, e age neutralizando a acidez do estômago, da mesma forma que os medicamentos antiácidos que além de acalmar a inflamação do sistema digestivo, pode ser usado para aliviar a queimação no tratamento de azia, gastrite ou úlcera de estômago, mas deve ser feito com ...
A batata crua, esse tubérculo nativo da América, pode ser usada para curar problemas de saúde, hipertensão, e também para realçar a beleza da pele. Além disso, é deliciosa. A batata pode ser usada para fazer um chá, para tratar a hipertensão arterial e melhorar a circulação.
Modo de fazerDescasque a batata-inglesa, rale e esprema até sair o leite;Tome 1 colher (sopa) em jejum ou 30 minutos antes das refeições;Este suco também pode ser consumido quando sentir os sintomas da gastrite;Tome este suco durante 2 semanas.
Nesse sentido, a batata inglesa leva vantagem: são 52 calorias a cada 100 gramas contra 77 da doce. E o índice de carboidratos dela também é menor: 11,9 g em cada 100 gramas e 18,4 g na doce.
A niacina serve para auxiliar a oxidação dos carboidratos, promover o funcionamento do sistema digestório, auxiliar na coordenação motora, evitar a pelagra, estimular o apetite e manter a pele saudável.
Para os diabéticos, a Batata Yacon pode ser incluída como um complemento à dieta. Ela possui baixas calorias, ao mesmo tempo em que oferece a sensação de saciedade. O alimento ainda é poderoso para reduzir os níveis de colesterol e ácidos graxos no sangue e aumentar a absorção de minerais.
Na maioria das vezes, no entanto, as pessoas costumam remover a casca e consomem apenas a sua polpa. Mas, para usufruir melhor os benefícios do alimento, o ideal é que você consuma todas as partes da batata - a casca, em especial, é fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio e zinco, fundamentais para a saúde.
Um ótimo remédio caseiro para gastrite com batata é tomar o suco puro da batata em jejum porque ela diminui a acidez do estômago, diminuindo a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica. 2 a 3 batatas cruas; 150 mL de água morna.
Veja outros benefícios desse alimento:Contribui para o ganho muscular. Por ser uma fonte de carboidratos, consumir batata-doce ajuda no ganho de massa muscular. ... Faz bem para a saúde intestinal. ... Melhora a visão. ... Fortalece o sistema imunológico. ... Controla a glicemia. ... Controla a pressão arterial.
A mandioca é fonte de carboidratos complexos e conta ainda com uma pequena vantagem: uma quantidade maior de carboidratos em relação aos outros alimentos. Enquanto a batata-doce tem 18g de carboidratos em 100g, a mandioca tem 30g.
A mandioca, também chamada de macaxeira ou aipim, é um tubérculo muito consumido no Brasil. Mesmo com um potencial altamente energético, é indicada para consumo em dietas de emagrecimento, devido ao seu baixo índice glicêmico.
100 gramas possui 97 calorias. A mesma quantidade de batata doce tem 118. E de macaxeira, 151 calorias.
Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas. Isso acontece porque elas têm raízes tuberosas, capazes de armazenar mais nutrientes.
A batata doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Nativo das Américas, este carboidrato é considerado “do bem”.
Batata Yacon
Ela é parecida com a batata doce em sabor adocicado e aparência, mas é mais suculenta, semelhante à uma pera madura, por causa da pouca quantidade presente de amido. A Batata Yacon tem que ser consumida crua como se fosse uma fruta, mas também pode ser cozida ou assada.
Como redistribuir um processo no PJe?
Como publicar artigo em revista de psicologia?
Como tirar a papada do rosto sem cirurgia?
Como fazer uma ilustração de uma fábula?
Como faço pra postar no Instagram para o Twitter?
Como publicar uma página Elementor?
Como fazer uma declaração de pagamento de pensão?
Como fazer uma tira de jornal?
Qual documento comprova união estável?
Como provar existência de grupo econômico?
Como testar leitor código de barras?
Quando um funcionário rouba a empresa?
Qual a aplicação de transformadores de corrente em painéis elétrica?
Como testar um circuito elétrico?
Como fazer uma visão de calor?