Ao montar um portfólio de investimentos, é preciso ter em mente que, além da proteção do capital investimento, a diversificação pode trabalhar a favor do investimento, aumentando a rentabilidade da carteira justamente por conta da decisão de alocar recursos em diversos produtos.
A diversificação dos investimentos consiste em distribuir o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos. A principal vantagem dessa estratégia é reduzir os riscos das suas aplicações e garantir uma boa rentabilidade no médio e no longo prazo.
Essa prática é importante porque diminui os riscos de você perder dinheiro se uma modalidade de aplicações entrar em crise. Além disso, ela aumenta as chances de você fazer seu dinheiro trabalhar de forma eficiente. Criando um real equilíbrio de ativos.
Vantagens de diversificar investimentosDiluição dos riscos. Ao diversificar os investimentos você terá um melhor manejo de riscos em sua carteira. ... Possibilidade de melhores retornos. ... Alinhamento com o perfil de investidor. ... Adequação aos objetivos. ... Aplicação da descorrelação. ... Possibilidade de aproveitar oportunidades.
A diversificação é sempre um tema muito importante e recorrente quando falamos de investimentos. Um de seus maiores benefícios é proteger sua carteira de ações da imprevisibilidade de eventos negativos de maior ou menor impacto que podem atingir determinados papéis da sua carteira de ações.
37 curiosidades que você vai gostar
É imprescindível nas estratégias de diversificação a inclusão de fundos mais ou menos líquidos, com maior ou menor nível de risco e rentabilidade, de vários segmentos do mercado, de forma a diminuir o risco geral da carteira de perdas geradas por uma rentabilidade baixa ou negativa de um único fundo.
16 sinônimos de diversificar para 2 sentidos da palavra diversificar: Tornar diverso e variado: 1 diferençar, alterar, diferenciar, matizar, modalizar, modificar, mudar, sortir, variar, variegar.
A diversificação pode ser uma importante ferramenta para maximizar o retorno de uma carteira correndo um risco menor. Embora não seja suficiente para garantir a não ocorrência de perdas, investir em ativos que reagem de forma diferente ao mesmo evento certamente pode reduzir de forma significativa o risco ao investir.
Identifique seus objetivos e prazos
Outro fator importante para quem quer montar carteira de investimentos é conhecer os objetivos de curto, médio e longo prazo. Ao saber o que quer, e para quando quer, fica mais fácil escolher os tipos de ativos para a carteira.
Por fim, se você deseja ter uma carteira de ações realmente diversificada, deve pensar em investir em ativos estrangeiros. Isso porque esses investimentos conseguem atenuar o risco-país do seu patrimônio. Uma das alternativas é abrir uma conta no exterior para adquirir diretamente ações de companhias estrangeiras.
1. Fazer variar; tornar diferente. 2. Variar; ser diferente.
Os investimentos alternativos são ativos financeiros que não se encaixa em uma das categorias convencionais de investimento. Por isso, você não encontrará essa modalidade de investimento altamente lucrativa em seu banco ou corretora.
Por proteger o investidor do risco da inflação, o tesouro IPCA+ é considerado por muitos menos arriscado do que o Tesouro Prefixado. No entanto, os títulos IPCA+ podem possuir vencimentos mais longos, tais quais 2045. Assim, por possuir um prazo maior, a maiores oscilações ao longo do tempo.
Assim, a diversificação aumenta a segurança do investidor. Na prática, a estratégia reduz o impacto de uma oscilação. Quando os investimentos são variados, caso um deles tenha um desempenho negativo, apenas parte do recurso é atingida.
Como montar uma carteira de investimentosConheça seu perfil de risco. ... Diversifique seus investimentos. ... Tenha objetivos claros. ... Busque uma plataforma sem conflitos e com taxas justas. ... Adequada ao seu perfil de risco. ... Praticidade. ... Gestão profissional. ... Rebalanceamento automático.
Veja mais dicas para proteger a carteira de investimentosConstruir (e manter) um portfólio diversificado;Investir em commodities como proteção ao risco geopolítico;Focar no dólar americano;Comprar empresas de setores líderes no crescimento global e;Desenvolver posições defensivas.
Diversificar é um conceito em investimentos que está ligado à ideia de aplicar o dinheiro em diferentes tipos de ativos, como renda fixa, fundos imobiliários, ações. A estratégia tem como objetivo reduzir os riscos e maximizar ganhos.
Outra ótima opção de diversificação na renda fixa são os certificados de depósito bancários atrelados à inflação, ou seja, ao IPCA. Eles funcionam de forma análoga aos títulos do Tesouro de mesma categoria. No entanto, costumam apresentar uma rentabilidade maior para prazos mais curtos.
Os riscos não-sistemáticos podem ser minimizados através de uma diversificação na carteira de investimentos. Existe, porém, uma infinidade de riscos não-sistemáticos. Veja os principais: Risco de crédito: este risco é proveniente do não pagamento do credor.
O risco não sistêmico e a diversificação
A diversificação é uma das melhores maneiras de proteger a carteira de investimentos contra o risco não sistêmico. Inclusive, o risco não sistêmico é também conhecido como risco diversificável, já que ele pode ser diluído através de uma boa diversificação de ativos.
Sinônimo de diversidadeDiferença: 1 desigualdade, diferença, dessemelhança, discrepância, disparidade, dissemelhança, distinção, heterogeneidade, dessemelhação.Discordância: 2 oposição, discordância, divergência, contradição, desacordo.Multiplicidade: 3 multiplicidade, pluralidade, variedade, abundância, sortimento.
Significado de Sortido
adjetivo Abastecido de todos os artigos necessários: um armazém bem sortido. Variado em cor, qualidade, tipo etc.
1 muitos, bastantes, diversos, inúmeros, numerosos, tantos, diferentes, variados, múltiplos, abundantes, copiosos, profusos, fartos, alguns, certos, uns.
A diversificação é uma solução somente para o risco sistêmico, já que o risco sistemático é imprevisível. Logo, não pode ser diluído por meio da diversificação. Desse modo, para diminuir o risco sistemático, o investidor deve ficar atento à atuação do governo.
1. Tesouro direto. O tesouro direto é a opção mais segura e de maior acessibilidade para iniciar seus investimentos, com uma aplicação mínima de R$30 reais. Ele é a principal escolha para quem deseja investir a longo prazo com baixos riscos, mas não quer ficar dependendo da poupança (que não possui tantos benefícios).
Porque o ar-condicionado não esquenta?
Como transferir arquivos do notebook para o celular via Bluetooth?
Como saber se o Office e 32 ou 64 bits?
Como ser o melhor em tudo o que faz?
Como aplicar testosterona na pele?
Como ser calmo frio e calculista?
Como saber se meu CPF foi utilizado?
Como passar roupa sem deixar marca do ferro?
Como fazer uma carta de resposta?
Como irritar uma pessoa na discussão?
Como fazer download de vídeos do Instagram?
Qual o processo da farmacodinâmica?
Como funciona o processo seletivo simplificado da PUC Minas?