Ou seja, tanto o fabricante do automóvel, quanto o do óleo recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que vencer primeiro.
Em geral, deve-se trocar o óleo após um ano de uso, mesmo que esteja abaixo da quilometragem indicada no manual do proprietário.
Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Porém, se for o óleo mineral, ela cai para 5 mil. E o semissintético, entre uma e outra, 7.500 quilômetros.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Quando o óleo está vencido no motor ele tem forte impacto no bom desempenho do veículo. ... Portanto, rodar com óleo fora da validade é extremamente prejudicial. Fazer isso diminui a vida útil dos componentes do motor, chegando muitas vezes a fazê-lo parar de funcionar e até fundir.
37 curiosidades que você vai gostar
Permitir a presença de óleo vencido no motor gera desgaste prematuro dos seus componentes. Além disso, os problemas tornam-se maiores na medida em que a troca é adiada. Ao ignorar a manutenção preventiva, uma das consequências pode ser a fundição do motor. Aí, a dor de cabeça será das grandes.
Escolha o Castrol® GTX® 20W-50 para proteger o motor contra resíduos e o Castrol® GTX® Alta Quilometragem para veículos mais antigos com mais de 75.000 milhas no odômetro. O Castrol® GTX® Alta Quilometragem 20W-50 é especialmente formulado para veículos com mais de 75.000 milhas.
A única exceção é quanto aos óleos para motores de dois tempos (Lubrax Essencial 2T, Lubrax Essencial 2T FC, Lubrax Náutica Gasolina 2T e Lubrax Náutica Syntonia), que têm prazo de validade de dois anos.
No Brasil o prazo de validade de óleos vegetais é determinado pelas indústrias produtoras que estabelecem prazos que variam entre 6 meses e 1 ano.
Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.
Não se deve usar óleo para carros em motores de motos. Os motores de motos usam o óleo presente no motor para fins de lubrificação, arrefecimento e também como óleo do câmbio.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído).
15W-40 é uma classe de viscosidade muito comum para óleo de motor a diesel. O GTX Diesel é um óleo de motor a diesel 15W-40 formulado para ajudar a prolongar a vida útil do motor.
Ou seja, se seu carro requer 20W50, você pode usar algum óleo com o primeiro número menor que 20 e o segundo número maior, como 10W60.
Desde que ele não exija que se complete o cárter com freqüência cada vez maior. Neste caso, se o motor começa a queimar muito óleo, vale a pena aumentar a viscosidade pra 20W50 ou 25W60. Entretanto, não há essa recomendação de mudar ou aumentar a aditivação do óleo quando o motor atinge elevada quilometragem.
O 20W50 por exemplo, quer dizer que em uma temperatura fria ele tem viscosidade equivalente a 20 e na temperatura mais alta ele tem a viscosidade equivalente a 50. O resultado é simples, quanto mais alto o número, melhor sua fluidez. O óleo 0w20, por exemplo, flui mais rapidamente, o 20W50 demora muito mais.
As 8 melhores marcas de óleo de motor do mercado1° Lubrax. ... 2° Castrol. ... 3° Shell. ... 4° Petronas. ... 5° Esso/Mobil. ... 6° Ipiranga. ... 7° Texaco/Havoline. ... 8° ELF.
Desenvolvido especialmente para otimizar a performance do motor, o óleo sintético é a melhor opção para sua moto. Possui alta capacidade de lubrificação e é indicado para motores de alto desempenho. Entre o sintético e o mineral, o óleo semissintético une uma base sintética ao óleo mineral.
IPIRANGA 10W30 4T SEMI SINTÉTICO | RODA ATÉ 6 ML KM | MOTOS | ENVIO IMEDIATO!
MOBIL SUPER™ 20W-50 MINERAL
Veículos mais antigos e/ou com mais de 100 mil quilômetros.
Óleo mineral que fornece proteção comprovada para motores durante serviços pesados. Roda até 45 mil quilômetros, quando respeitadas as condições de uso e as recomendações do fabricante do motor.
* Tempo médio de uso no Motor para este Óleo é de 7000 mil a 10000 mil KM, este tempo médio é determinado por que, cada veículo funciona em condições e lugares diferentes, por isso é nescessario verificar sempre a viscosidade do Óleo.
1L Óleo Mobil Moto 4t 20w-50 Mineral (1 litro) Cg 125 TItan 150 Cbx250 Cb300 Xre300 Ybr 125 | Shopee Brasil.
Qual é a maior reserva florestal do Brasil?
O que é o que é cimento Portland?
Qual o primitivo da palavra amanhece?
Qual o macete para as questões de matemática do Enem?
Qual é a marca mais cara do mundo de roupa?
Quais são os elementos que formam o ecossistema?
Como se escrevia ontem antigamente?
Quando aparece dois IMEI no celular?
Como funciona o sistema hidroviário?
Como é construída a identidade social?
Qual o sentido da pintura facial para os Sadhus no hinduísmo *?