Pensando na teoria dos 4Ps, a aprendizagem criativa planeja formar parcerias entre os alunos, propor, elaborar e desenvolver projetos, despertar a paixão durante o processo criativo e compartilhar as informações para um resultado bem-sucedido.
Proposta por Mitchel Resnick do MIT Media Lab, a aprendizagem criativa baseia-se principalmente no construcionismo de Seymour Papert, também do MIT, o qual se inspirou nas ideias de Piaget, Paulo Freire, Montessori e outros grandes pensadores.
A Aprendizagem Criativa defende o aprendizado como produto de um processo exploratório e é um conceito sustentado pelo grupo de pesquisa do MIT Lifelong Kindergarten, dirigido por Mitchel Resnick. Uma das fontes de inspiração para a iniciativa foi a trajetória de Froebel, criador do jardim de infância.
A Aprendizagem Criativa é uma abordagem pedagógica que busca desenvolver conexões pessoais na qual o professor cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando, assim, despertar os interesses dos estudantes.
No momento do compartilhamento, a criança consegue refletir um pouco mais sobre e isso permite que ela tenha ainda mais ideias. Vamos conferir quais são os 4 Ps da aprendizagem criativa que fazem parte desta espiral!
...
Essas etapas são:Imaginação;criação;brincadeira;compartilhamento;reflexão.
32 curiosidades que você vai gostar
Esse processo pode ser dividido em quatro pilares, os 4P s: project, passion, peers, play, em inglês, traduzidos como projeto, paixão, parcerias e pensar brincando.
Para dar forma à Aprendizagem Criativa, Resnick dividiu o movimento em quatro pilares, os chamados 4 P s: Projetos (projects); Paixão (passion); Pares (peers); e Pensar brincando (play).
Veja algumas formas de incluir a aprendizagem criativa na rotina escolar!Ambiente colaborativo. ... Recursos tecnológicos. ... Pensamento social e sustentável. ... Desenvolvimento de habilidades e competências. ... Autonomia de aprendizado. ... Ambiente agradável e estimulante. ... Liberdade de expressão e pensamento. ... Liberdade para criar.
Quais os benefícios da aprendizagem criativa? Um dos principais benefícios da aprendizagem criativa para crianças e educadores é a motivação e o prazer nas aulas. Com uma proposta mais convidativa, os alunos participam das atividades com empolgação, o que contribui muito com o seu aprendizado.
A aprendizagem criativa permite que o estudante construa a partir de uma experimentação concreta e ativa, ou seja, na prática. Esse movimento aprendizado, com erros e acertos, acontece dentro da construção cognitiva e é isso que chamamos de aprendizagem criativa.
Na Aprendizagem Criativa, o aluno é o centro do processo educativo e o professor atua como um mediador, observando, incentivando e orientando o trabalho. Resga- tamos o prazer em aprender, a liberdade de explorar, experimentar e trocar ideias, estimulando os alunos a explorar os fantásticos Micromundos.
A aprendizagem criativa é uma abordagem que trabalha o processo de exploração criativa de conhecimentos e que tem objetivos pedagógicos concretos. É uma metodologia que tem como base as metodologias ativas, por colocar o aluno no centro do processo.
A Escola Nova no Brasil
No Brasil, a Escola Nova ganhou força a partir da década de 1920, sendo Rui Barbosa o pioneiro das ideias escolanovistas no país. Em 1932, é publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação.
As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...
1º princípio: “universalidade” - a aprendizagem é co-extensiva à própria vida, ocorre durante todo o desenvolvimento do indivíduo. ... 2º princípio: A aprendizagem é um processo constante e contínuo. 3º princípio: “gradatividade” - A aprendizagem é gradual, isto é, aprende-se pouco a pouco.
Segundo Wechsler (1999) IN Oliveira (2006) a criatividade favorece uma harmoniosa integração entre o social, afetivo e o cognitivo, relevando assim a relação entre criatividade e saúde mental, sendo assim quando se desenvolve ambientes facilitadores à expressão criativa colabora-se com a afloração dessas habilidades.
Criatividade é o ato de ser criativo, palavra que define a capacidade de criar e de inventar. Também indica a qualidade de quem possui ideias originais ou se mostra capaz de propor novos enunciados. Não é apenas um talento, mas uma competência que, como tal, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.
A educação criativa é muito além de ter uma ideia genial para trazer um conteúdo de aula, ela envolve:Incentivar os alunos a serem autênticos.Estimular a produção de criações livres.Tratar as crianças como sujeitos.Deixar o saber circular.Usar interdisciplinaridade.Romper a fronteira das áreas.
Para os professores que desejam dar início a um projeto de aprendizagem criativa na volta às aulas, a professora sugere que o primeiro passo é perder o medo. “Eles podem começar com uma coisa simples. Na internet, também é possível encontrar muita informação para se inspirar ”, recomenda.
De forma resumida, os micromundos representam ambientes de aprendizagem exploratória, nos quais os alunos podem fazer simulações, descobertas, testes e desenvolver empírica e ativamente competências e conhecimentos novos.
O principal objetivo desta metodologia de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, partindo de problemas e situações reais. Nessa proposta, o estudante está no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento.
Sendo assim, pode-se entender o Construcionismo como uma vertente do Construtivismo onde o conceito de aprendizagem fundamentado na construção do conhecimento permanece válida, porém o estudante constrói seu conhecimento a partir do fazer, criando objetos concretos e compartilháveis.
Nessa perspectiva, o ensino criativo visa ultrapassar as barreiras impostas interna e externamente, não expressa autoritarismo, busca coletivamente o desenvolvimento do progresso humano dentro de infinitas atuações de comunicação.
A Educomunicação propõe uma intervenção a partir de Educação para a mídia, ou seja, o professor e os estudantes desenvolvem em sala de aula conteúdos educativos, fazendo a gestão democrática das mídias práticas de ecossistemas comunicativos abertos e criativos.
O incentivo a colocar as mãos na massa desenvolve habilidades como a resolução de problemas, imaginação, criatividade, empreendedorismo, capacidade de sistematizar e comunicar seu pensamento através das diversas fórmulas artísticas.
Como funciona o app de música da Apple?
Como ativar o plano Infinity Pré da TIM?
Como funciona a construção do pensamento?
Qual a melhor forma de pescar tilápia?
Como funciona um pneu tubeless?
Como se dá a suspensão da CNH?
Como foi criada a Emília do Sítio?
Como negociar dívidas com a Copel?
Como subir na parede igual o Homem Aranha?
O que é a auditoria em enfermagem?
Quanto tempo a argila faz efeito?
Como funciona o processo de compactação?
Como funciona o Tim controle Plus?
Onde iniciaram as obras muralistas?