Embora a desaceleração da economia em 2020, devido à pandemia do coronavírus, tenha reduzido a inflação argentina a 36%, neste ano ela voltou a uma taxa acumulada em 12 meses de 52%. E muitos economistas preveem que, em 2022, a inflação no país será ainda maior.
"Hoje a economia argentina está passando por uma recuperação sólida", disse um comunicado do ministério, citando o ministro da Economia, Martin Guzmán. "Todos os setores da economia argentina estão crescendo." A inflação, porém, está em 52,5% ao ano, de acordo com os dados oficiais mais recentes.
A economia da Argentina crescerá 9% em 2021 e recuperará muito do que perdeu em 2020 durante o isolamento social causado pela Covid-19, disse o Ministério da Economia nesta terça-feira (9), uma elevação da estimativa anterior de crescimento de 8% este ano.
Severamente afetado pela pandemia de covid-19, o PIB da Argentina se contraiu 9,9% em 2020. De acordo com o projeto de orçamento para 2022, a economia da Argentina terminaria este ano com uma recuperação de 8%, pondo fim a um ciclo de três anos de grave recessão, e cresceria 4% em 2022.
A Argentina já foi um dos países mais ricos da América do Sul, mas hoje vive afundada em dívidas, com uma inflação que passa dos 50% ao ano. Em Buenos Aires, as favelas tiveram um crescimento significativo nos últimos anos. A fome é uma realidade nas comunidades. E a pobreza também fez crescer a violência.
30 curiosidades que você vai gostar
Miami, 4 mai (EFE). - A Argentina passou o Chile como o país mais rico da América Latina, levando em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) per capita por paridade de poder de compra, e o Brasil ficou na oitava posição, segundo um relatório da "Latin Business Chronicle".
A terceira maior economia da América Latina tem uma inflação que é quase cinco vezes a da maior economia regional, a do Brasil (10,7%), e mais de oito vezes a da segunda maior, a do México (6,2%), de acordo com os indicadores oficiais para outubro.
Uma das principais questões é a dependência da Argentina da moeda dos Estados Unidos, o dólar. Com as reservas em moeda estrangeira em baixa, o país enfrenta dificuldade para manter sob controle uma dívida pública que tem mais de 76% de sua composição em dólar, segundo dados do Ministério da Economia da Argentina.
As décadas de alta inflação e de erosão da moeda, unidas ao trauma do “corralito” de 2001-2002 (os argentinos não puderam ter acesso aos seus depósitos bancários durante quase um ano, e quando o fizeram viram que suas economias em dólares haviam se transformado em pesos desvalorizados), fizeram da Argentina um país ...
Quem são os maiores corredores do Brasil?
Qual o nome mais comum dos Estados Unidos?
Quais são as atitudes de uma pessoa orgulhosa?
Quais países eram capitalistas na Guerra Fria?
O que é temperatura E o que é calor?
Qual é a língua mais falada do mundo?
Quais foram as principais conquistas da Constituição de 1988?
Quem tem 24 anos de contribuição pode se aposentar?
Qual o pássaro que imita outros pássaros?
Qual é o tamanho da ponte de Guaíra?
O que é briófitas e pteridófitas?