Resolução RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009. Dispõe sobre boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.
Ementa: Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências. Esta resolução regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico que, por definição, constituem os direitos e responsabilidades desse profissional no que concerne a sua área de atuação.
Em 2013 o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou normas que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico e os critérios para a realização da prescrição farmacêutica. A Resolução nº 586/13 do CFF descreve a concepção de prescrição como a ação de recomendar algo ao paciente.
Ementa: Regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública ou privada.
A prescrição farmacêutica é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.
27 curiosidades que você vai gostar
A prescrição deve ser realizada por extenso e de forma legível em papel que identifique o estabelecimento da prescrição, seja uma farmácia ou um centro de saúde. Deve conter também o nome completo do paciente, o medicamento prescrito com descrição de via de administração, dose e instruções de uso.
7º - O processo de prescrição farmacêutica é constituído das seguintes etapas: I - identificação das necessidades do paciente relacionadas à saúde; II - definição do objetivo terapêutico; III - seleção da terapia ou intervenções relativas ao cuidado à saúde, com base em sua segurança, eficácia, custo e conveniência, ...
A farmácia hospitalar é atualmente uma unidade do hospital que tem, dentre outros objetivos (1), garantir o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos e (2) responder à demanda de medicamentos dos pacientes hospitalizados.
3º No desempenho de suas atribuições nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, o farmacêutico exerce funções clínicas, administrativas e consultivas.
O que fazer para deixar de ser anti social?
Como o Pholia negra age no organismo?
Como nomear cadeias Carbonicas fechadas?
Como notificar eventos adversos?
O que fazer para o refrigerante não perder o gás?
Como prender a roupa no varal sem deixar a marca do prendedor?
O que fazer quando o inhame escurece?
Como fazer link Currículo Lattes?
Como colocar mês em texto no Excel?
Como conseguir pets no doN'T Starve together?
Como converter metro cúbico em metro linear?
O que fazer para o namoro a distância não cair na rotina?
Como transformar o nome em logo?
Como transformar imagens em slide?