Atenas alcançou seu auge durante o período clássico da Grécia Antiga quando era o principal centro urbano da importante pólis de mesmo nome, localizado em Ática, na Grécia.
Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
18 curiosidades que você vai gostar
Em Atenas, somente os cidadãos atenienses podiam participar das assembleias e votar. E para ser considerado cidadão ateniense, o indivíduo devia cumprir os seguintes requisitos: - Ser homem (as mulheres não eram consideradas cidadãs).
Brasil. O Brasil é um dos países que sustenta a obrigatoriedade da votação, ou seja, todo cidadão entre 18 a 70 anos deve comparecer às urnas no dia do pleito, onde pode escolher entre os candidatos, Voto nulo ou o voto em branco - voto não contabilizado - na urna eletrônica.
Isonomia – Igualdade perante a lei. Isocracia – Igualdade de acesso a cargos públicos. Isegoria – Igualdade para ter voz nas Assembleias. Direito a voto aos cidadãos livres atenienses.
Democracia representativa é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.
Como saber o tamanho do estribo?
Qual o peso da cabeça do ser humano?
Como fazer o jogo das argolas?
Quanto custa uma cirurgia de traqueostomia?
Quais são os tipos de amostragem?
O que significa R$ No Whatsapp?
Como Freud compreende o desenvolvimento humano?
O que é fichamento bibliografico?
O que significa 700VA nobreak?
Qual foi a primeira IAP a ser criada?
Qual o valor da anuidade do cartão Hipercard?
Quais são os tipos de sanções administrativas?
Quais são as melhores varinhas de Harry Potter?