Segundo o entomologista Justin Schmidt, criador do Índice Schmidt, que classifica as picadas mais dolorosas de insetos em uma escala de 1 a 4, a picada da vespa caçadora é a mais dolorosa do mundo, sendo extremamente paralisante.
A mordida da formiga tocandira (Paraponera clavata), também conhecida como formiga-cabo-verde ou formigão, é algo que quem já experimentou nunca esquece: a dor é lancinante e os efeitos do veneno podem ser sentidos de 12 a 24 horas depois.
O topo da classificação. Só picadas brutais e que causam dores paralisantes pertencem a essa categoria. A pepsis grossa ou pepsis formosa, uma vespa que caça tarântulas, tem a honra de pertencer a esse grupo especial.
A vespa cavalo-do-cão é um inseto famoso pela sua agressividade e pela potência de seu ferrão, responsável pela picada de inseto mais dolorida do mundo! Essa vespa é conhecida por diversos nomes, entre os quais marimbondo-caçador, marimbondo-cavalo, vespa-caçadora e caçador-de-aranha.
Eis a formiga bulldog, a mais perigosa do mundo. A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos. A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques.
18 curiosidades que você vai gostar
As abelhas assassinas são um dos insetos muito agressivos e dominantes no mundo. O grupo segue a vítima por mais de 1 milha e atacam em grupo, com picadas repetitivas, mirando principalmente na face e olhos dos humanos.
Formiga tocandira
Em inglês, é “bullet ant” (formiga bala), cientificamente é Paraponera clavata, mas vulgarmente é conhecida como formiga-cabo-verde tocandira, tocanguira, tocanera ou tocantera. Todas estas últimas são uma derivação que vem do tupi tukã di, que significa literalmente “fere muito”.
Os cientistas determinaram que o veneno de uma vespa-mandarina seria capaz de matar cerca de dez camundongos — e que uma pequena colônia poderia matar um animal de cerca de 68 quilos. Faz sentido que essa espécie carregue tanto veneno, já que é a maior vespa do mundo, com mais de 3,8 centímetros.
Trata-se de uma vespa parasitoide que caça aranhas para servirem de hospedeira e futura refeição para suas larvas, que crescem se alimentando dos órgãos não vitais da aranha até terem tamanho suficiente para sobreviverem por conta própria.