rubi
O rubi é uma pedra preciosa com tonalidade vermelha. Essa pedra se origina a partir de uma variedade do mineral corindon, cuja cor é causada, principalmente, pela presença de crômio.
Saiba pela cor e pelo brilho. Os rubis de verdade brilham com um vermelho profundo, vívido, quase de semáforo. As pedras falsas costumam ser opacas: elas são claras, porém não brilhantes. Se a gema estiver mais para vermelho-escuro, ela pode ser granada em vez de rubi.
O poder das Pedras Vermelhas
vermelho-escuras
O Rubi é uma das quatro gemas mais valiosas, destacando-se principalmente as pedras vermelho-escuras, levemente púrpuras.
Entretanto, há muitas pedras falsas por aí, e pode ser difícil decidir se uma delas é real. No final das contas, a maneira mais certeira de saber é levando a gema a um joalheiro certificado. Em casa, você pode avaliar a autenticidade dela observando sua cor e sua dureza. Use uma lupa de 10x, se possível, para inspecionar a pedra.
Hoje em dia é muito comum, eu ser abordado e questionado quanto a Identificação de alguma Pedra Preciosa, ou seja, todos queremos ter uma Pedra valiosa, mesmo que tenha achada ou herdado “daquela vó” que deixou para a família, ou mesmo aquela Pedra achada na Fazenda do tio ou do avô.
Sinta a superfície da pedra. Uma pedra enrugada ou com textura arenosa não deve ser identificada como preciosa. Verifique a maleabilidade. Uma pedra que é facilmente maleável – fácil de quebrar martelando, batendo ou torcendo – é mais propensa a ser uma pedra metálica do que uma pedra preciosa de verdade.
Você pode descobrir se uma pedra é sintética observando algumas características. Pedras sintéticas geralmente têm padrões curvilíneos em sua estrutura ao invés de padrões angulares. Bolhas de gás são aquelas bolinhas de ar dentro da pedra que, se surgirem em largas fileiras, geralmente indicam a falsidade da peça.