A origem do secretariado é na antiguidade quando os homens desenvolviam atividades como escribas e alguns escravos também realizavam atividades que se assemelham à assessoria. ... Apenas no período das Guerras Mundiais é que as mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho, em função da falta de mão-de-obra masculina.
Anos 60: inicia-se o treinamento gerencial, e ter uma secretária passa a ser status iniciando-se assim uma valorização da secretária por parte dos empresários brasileiros. E em 1969 é criada a Universidade Federal da Bahia o 1º curso de Secretariado Executivo do Brasil.
Conta-se ainda que a primeira secretária assessorou a Rainha Vitória, trabalhando com luvas e chapéu! Através de pesquisas históricas, percebemos que o “antepassado” da secretária foi o Escriba – profissional de atuação destacada em toda a Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio.
A profissão do secretário escolar no Distrito Federal tornou-se mais visível em 2009, devido o edital do concurso da Secretaria de Educação ter como requisito o Curso Técnico em Secretaria Escolar. ... Atualmente a profissão tem sido cada vez mais valorizada, pois em toda escola deve ter um secretário escolar.
Realiza o agendamento e cancelamento de compromissos, eventos e viagens, atende clientes externos e internos, controla documentos e correspondências e participa de reuniões na elaboração de atas e pautas.
Júnior (quando ainda é principiante) Sênior (quando já possui de dois a três anos de experiência) Executivo (a) (nível de diretoria – devendo, para tal, ser no mínimo bilíngüe e, normalmente, já ter mais de 5 anos de experiência)
O ano de 1985 é considerado um marco para a área de secretariado no Brasil, pois naquele ano foi promulgada a Lei no 7.377, que, posteriormente alterada pela Lei no 9261, de 96, regulamentou a profissão de secretário no país.
O secretário ou a secretária é o profissional que atua em escritórios assessorando executivos. É uma profissão que envolve muitas tarefas operacionais, mas que vem ganhando posições de destaque e se tornando bastante estratégica.
No Baixo Império Romano a estenografia vulgarizou-se, assumindo importante papel nos escritórios da administração pública. A própria palavra secretária tem origem no Latim, onde encontramos, a princípio, as palavras: secretarium/secretum, que significa lugar retirado, conselho privado; e secreta: particular, segredo, mistério.
Integra-se, mais tarde, à estrutura organizacional das empresas e permanece em evolução até os nossos dias. A mulher passa a atuar como secretária, de forma expressiva, na Europa e nos Estados Unidos, a partir das Duas Guerras Mundiais.
Na obra “A fascinante história do livro”, de José Teixeira de Oliveira, encontramos interessante citação, também sobre os escritas. Citação está que poderá, até, explicar algumas das posturas das secretárias em nossos dias: “De início, dediquemos algumas palavras aos escribas – preceptores da humanidade, segundo a expressão de Claude Abastado.
Etimologicamente falando a palavra “Secretário” define uma pessoa a quem são confiados os segredos e as confidências de seu superior imediato e, em função disso, exige-se do (a) secretário (a) uma característica específica da sua personalidade: _ fidelidade e cautela no tratamento de certas informações.
Como funciona Correio Aéreo Nacional?
Como se inscrever para Canta Comigo Teen?
Quem pode ser atendido no CAPS infantil?
Como funciona o Check-in no Airbnb?
Como calcular o valor do carnê-leão?
Quanto custa uma injeção de colágeno?
Como funciona a memória fotográfica?
Como jogar CS GO sem ter que baixar?
Como operar swing trade Clear Pro?
O que precisa para fazer um carnê nas Casas Bahia?
Como usar o BB crediário construção?
Como funciona o cartão virtual do Santander?
Como é chamado o fenômeno natural?
Quem tem direito ao crédito fundiário?
Como é a Dora Aventureira na vida real?
Qual foi a descoberta de Steve Jobs?