A origem etimológica da palavra museu vem do grego e quer dizer musas. As musas eram entidades da mitologia grega, filhas de Zeus e de Mnemosine, a deusa da memória.
História. Mesmo com a origem clássica da palavra museu - do grego mouseion - a origem dos museus como locais de preservação de objetos com finalidade cultural é muito mais antiga. Desde tempos remotos o homem se dedica a colecionar objetos, pelos mais diferentes motivos.
O primeiro museu de que se tem notícia é fundado quando Elias Ashmole (1617-1692) doa suas coleções para a Universidade de Oxford, que se tornam acessíveis em 1683.
Louvre
Foi só com a Revolução Francesa, no fim do século XVIII, que os museus se tornaram espaços abertos ao público. O primeiro com esse propósito foi o Louvre, aberto em Paris em 1793.
O museu teve na Grécia Antiga a sua origem, onde núcleos museológicos foram construídos para abrigar os tesouros dos templos, devido o acúmulo de ex-votos. Os tesouros eram, então, analisados pelos sacerdotes, que realizavam a triagem, a classificação, o controle e a segurança desses objetos.
Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. ... Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.
Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. No início, sua finalidade era apenas de salvaguardar e não de disseminar as informações culturais.
O significado original da palavra “museu” vem do grego mouseion: “templo ou morada das musas, ou seja, um local de inspiração divina e de onde provinham aquelas que estimulavam a criativade dos artistas e intelectuais”. O primeiro prédio a receber esta denominação foi a Biblioteca de Alexandria destruída em 640 d.
Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum.
Na mitologia grega, Museu (em grego antigo Μυσαῖος / Musaĩos) é um personagem lendário associado a Orfeu. Poeta e músico, era filho de Eumolpo e da Lua, ou filho de Antiophemus, e discípulo (ou imitador) de Orfeu, segundo algumas versões, e filho do próprio Orfeu, segundo outras.
Se sim já deve ter se perguntado como surgiu a ideia de ter num local único a reunião de objetos pertencentes a coleções científicas, arqueológicas, históricas, etnográficas entre outras. Atualmente o museu é entendido como um local para apreciar a arte e descobrir mais sobre outras culturas.
Destacam-se como importantes museus criados nesse período o Paraense Emílio Goeldi, no Pará (1866) e Museu Paulista de São Paulo (1894). Os primeiros museus brasileiros tinham como foco a exploração de ciências humanas e naturais.
Os principais museus foram fundados em grandes centros urbanos e neles eram realizados trabalhos profundos de análise e classificação. Mais do que um espaço para exibição de obras de arte, os museus, passaram a ser um espaço para produção de conhecimento.
O Museu Histórico Nacional foi criado em 1922 e foi o primeiro destinado ao nacionalismo. O objetivo desse espaço era por meio da arte e da história ajudar a traçar a identidade nacional. O foco das coleções era demonstrar de forma documental como a nação brasileira surgiu e se desenvolveu.
Como deixar o cabelo forte caseiro?
Para que serve suplemento de proteina?
Como dividir as despesas do casal?
Como saber o tamanho certo de skate?
Como saber se o cisto desapareceu?
Quais são as características do planejamento?
Qual o significado de mão na Bíblia?
O que quer dizer procrastinação?
Quais são os diferentes tipos de quimioterapia?
Quantos títulos tem o Sérgio Ramos?
Qual o maior problema dos brasileiros?
Quanto tempo leva para uma mulher esquecer o homem que ela ama?