O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920.
No Brasil é pouquíssimo cultivado, sendo encontrado apenas no Rio Grande do sul e nas regiões mais frias de Minas Gerais. Como dito anterior, sua forma de consumo mais comum é na forma seca, onde concentra ainda mais suas propriedades nutricionais. É uma fruta rica em betacaroteno, vitaminas A e C e fibras.
É produzido em várias partes do mundo (da Turquia à Ásia Central), e com muitas variedades: damascos brancos, cinzas, pretos e “pink”; pequenos como ervilhas e grandes como pêras, de sabores variados. No Brasil, apesar do cultivo em escala comercial ser praticamente inexistente, é possível encontrar o fruto fresco.
Eles são daqueles primos parecidos — por fora e por dentro. Enquanto o damasco fresco veste casca mais alaranjada, o pêssego desfila entre o amarelo e o vermelho quando maduro. ... A casca deve estar íntegra, sem vazamento de líquidos ou presença de fungos”, diz Renata.
Ricos em antioxidantes: Ótima fonte de vitamina C e vitamina A, o damasco fornece 20% das necessidades diárias por porção. Saúde do Coração: O beta-caroteno pode prevenir doenças cardiovasculares. Ele ajuda a evitar a oxidação do colesterol LDL e a desintoxicar o sangue.
31 curiosidades que você vai gostar
“Por conter alto teor de fibra, o damasco seco proporciona saciedade, auxiliando em dietas hipocalóricas. Porém, não se pode exagerar e exceder a quantidade 4 a 5 unidades por dia, pois cada unidade contém aproximadamente 6g de carboidrato e 23 calorias”, acrescenta a nutricionista.
Damascos – Damascos são deliciosas frutas de verão que devem ser acrescentadas à sua rotina alimentar contra o diabetes. Estas frutas são doces, baixas em carboidratos e carregados de vitamina A.
É conhecida no norte da China desde 2000 a.C., sendo muito cultivada em vários países, com inúmeros híbridos e variedades, principalmente devido à sua madeira dura e ao seu fruto, o damasco (também chamado de apricó, abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce e alperche), comestível ao ...
O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920.
O damasqueiro (Prunus armeniaca) é pertencente à mesma família do pêssego e chega a até 9 metros de altura. Ele produz o damasco, fruto pequeno e redondo, com casca amarela e polpa amarelada, alaranjada ou rosada.
Ele representa o caminho da iluminação e da libertação. Saulo, literalmente, caiu do cavalo e não foi só força de expressão. ... O acidente de Saulo no caminho para Damasco marcou a história da humanidade.
Significado de Damasco
substantivo masculino Fruto dourado semelhante ao pêssego, porém menor e com pele mais lisa.
O damasco é boa fonte de fibra dietética. Ele contém fibras solúveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, aumentam o bolo fecal, aceleram o trânsito intestinal, previnem a constipação e doenças do cólon como a diverticulose.
Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Hoje em dia, com as técnicas de produções modernas, esse tempo é reduzido, mas o ditado é antigo e sábio.
Você já ouviu falar do embu? Ele é uma pequena fruta de formato arredondado, aroma adocicado e sabor levemente ácido. Também chamado de imbu ou umbu, seu nome vem do tupi-guarani e significa “árvore que dá de beber”.
A tâmara é uma fruta que cresce na tamareira, uma palmeira cultivada há milênios. Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que ela tenha surgido no norte da África ou sudoeste da Ásia.
Significado de Alperce
substantivo masculino [Botânica] Damasco grande, de cheiro e gosto semelhantes aos do pêssego. Variação de alperche. Etimologia (origem da palavra alperce). Moçárabe *al-perj, do latim persicu.
As frutas que devem ser evitadas por diabéticos são as ricas em frutose e que possuem carga glicêmica elevada, já que normalmente esse tipo de fruta tem menos fibras e promove picos de glicose no sangue por serem absorvidas muito rapidamente.
...
São elas:Mamão Formosa;Uva Passa;Abacaxi;Caqui;Melancia.
Espinafre. A verdura é rica em aminoácidos e boa fonte de minerais como cálcio, magnésio e potássio, além de diminuir os níveis da pressão arterial. ... Abacate. A fruta é uma ótima fonte de gordura boa e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). ... Ovo. ... Brócolis. ... Amêndoas. ... Chia. ... Lentilha.
O damasco (prunus armeniaca) é uma das frutas mais versáteis e saudáveis que você pode adicionar à sua dieta. ... Rico em vitamina A, vitamina C, potássio, antioxidantes e outros nutrientes, o damasco ajuda a prevenir doenças e pode ser consumido seco ou fresco todos os dias.
Nos lanches da manhã e da tarde, coma uma porção de quatro a cinco unidades. O damasco ainda pode ser consumido em geleias, pavês e sucos. Nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), também é possível aproveitar os benefícios da fruta.
Além disso, pacientes diabéticos, que possuem tendência a estar acima do peso, também devem evitar consumi-lo ou fazer isso em quantidades moderadas, sendo a recomendação principal a de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento com a fruta.
Melhores formas para consumirmos damasco no dia a dia- Em saladas: Você pode acrescer o fruto em saladas de vegetais e legumes. ... - Sobremesas: Que tal uma porção de damascos secos após a refeição? Fonte de minerais como potássio, cálcio, zinco, ferro e manganês, o fruto irá auxiliar na manutenção do corpo.
Como recuperar assoalho velho?
O que é voz ativa e passiva em inglês?
Como diminuir o espaço do sistema no iPhone?
Como recuperar imagem pixelada?
O que fazer para diminuir a dívida pública?
Como é a cor de cabelo platinado?
Quem foi o inventor do termômetro de mercúrio?
Como ocorreu a formação da Cordilheira dos Andes *?
O que é alteração do processamento auditivo central?
Como foi a migração do futebol de salão para futsal?
O que é o potencial de repouso da membrana?
Como ocorre o processo de digestão no estômago?
Como ocorre o processamento e apresentação de antígenos para os linfócitos T CD8?
Onde ocorre o deslocamento da massa de ar?
Tem que ferver a carne de porco?
Como ocorre empreendedorismo corporativo?
Como fica o cabelo com a cor borgonha?