Segundo uma das teorias evolutivas existentes, a flores surgiram no Cretáceo, há 135 - 65 milhões de anos, em um período em que insetos primitivos, como os besouros, comiam e/ou danificavam os óvulos (gametas femininos) que ficavam expostos nos cones hermafroditos de extintas gimnospermas.
Uma flor que apresenta os quatro verticilos florais, ou seja, cálice, corola, androceu e gineceu, é uma flor completa. Quando falta um ou mias desses componentes, a flor é chamada incompleta.
As flores podem apresentar até quatro verticilos florais, sendo dois de proteção e dois férteis. Os verticilos de proteção (partes estéreis) são as sépalas e as pétalas, enquanto os verticilos férteis (reprodutivos) são os estames e carpelos.
São aqueles que se originam a partir do desenvolvimento do receptáculo ou do pedúnculo de uma única flor. Exemplos: pera, maça, marmelo e caju (parte suculenta). Também conhecidos como pseudofrutos agregados, são aqueles que se originam a partir do receptáculo de uma flor, com múltiplos ovários.
Observa-se no latim como flos, floris, e faz referência à parte das plantas em que se encontram os órgãos reprodutores.
Pode ser da mesma flor ou de outra flor, quando é de outra flor, ocorre através do vento, insetos, pássaros, chuva ou pelo homem. Fruto: É o ovário de uma flor, desenvolvido após a fecundação. Geralmente o fruto tem duas partes o pericarpo e a semente. Epicarpo: A casca.
São as partes mais externas da flor e a sua função é cobrir e proteger o botão floral antes dele se abrir. O conjunto de sépalas forma o cálice floral.
O conjunto de estames é denominado de androceu, a parte masculina da flor. O androceu é formado pelos estames, antera e filete. Os estames são formados pela antera e filete. O filete corresponde a uma haste longa e fina, onde em sua extremidade encontra-se a antera, responsável pela produção do pólen. Leia também: Partes da Planta; Reino Vegetal
Flores completas: são as flores que apresentam todos os elementos florais: cálice, corola, androceu e gineceu. A rosa é um exemplo de flor completa. Flores incompletas: são as flores com a ausência de algum dos elementos florais. A begônia é um exemplo de flor incompleta, pois ela possui uma estame ou um pistilo, mas não ambos.
Como regular a vazão de um pulverizador?
Como regular Farol do IDEA 2008?
Como regular a lenta do motosserra Vulcan?
Como ter ideia de uma tatuagem?
Como deixar o sorriso bonito de aparelho?
Como viviam os cristãos-novos no Brasil?
Como manter a postura correta no dia a dia?
Como Transformers foram criados?
Qual nome eu posso colocar no Instagram?
Quais são as chances de ter gêmeos?
Como era feita a marca negra dos Comensais da Morte?
Qual Doce dá mais lucro para vender?
Como os endósporos são classificados quanto a sua morfologia?
Como os espíritos agem no mundo físico?
Que motivos levaram os Estados Unidos a participarem da Primeira Guerra Mundial?
Como os esquilos se locomovem?
Como arrumar uma loja de material de construção?