O tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, praticado há muitos séculos em todo o Oriente. Segundo a lenda, o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços – daí seu nome, que significa “ tábua das sete sabedorias” ou “tábua das sete sutilezas” .
Há uma estimativa que o jogo foi criado na China entre os anos de 9 d.C., contudo, só teria chegado à Europa no começo do Século XIX. Mas, há pesquisadores que acreditam que a palavra é originária da Dinastia Chinesa Tang, na Ásia o jogo também é conhecido por “300 placas”. ...
sete peças O Tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar várias figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.
como animais, plantas e objetos. "Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciara uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse: - Com esse espelho você registrará tudo que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, mas acredita-se ter sido inventado na China durante a Dinastia Song e levado para Europa por navios mercantes no início do século XIX, onde se tornou muito popular.
O principal objetivo do tangram é ser uma ferramenta que possibilite ao aluno uma interação com diversos assuntos.
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
7 peças
Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).
O Tangram (chinês: 七巧板, pinyin: qīqiǎobǎn, literalmente 'sete peças de habilidade') é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
O principal objetivo do tangram é ser uma ferramenta que possibilite ao aluno uma interação com diversos assuntos.
Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram e, dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O mensageiro e o Imperador” e “O discípulo e o mestre”. Que tal conhecer um pouquinho destas histórias? “Há cerca de 4000 atrás, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão.
Os benefícios do Tangram. Para quem não conhece, o jogo é formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de “tans”. Com estas peças, é possível criar diversas formas e os benefícios desta atividade são muitos, tanto para os adultos quanto para as crianças!
Cada grupo apresentará as estratégias usadas para montrar o Tangram. Depois, proponha a construção das regras para brincar com o Tangram. Veja o exemplo de um texto produzido por uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental inicial. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano B. NEI-CAp/UFRN.2008.
O Tangram é uma espécie de quebra-cabeça chinês composto de sete peças, sendo elas: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. A Enciclopédia do Tangram estima que a partir das sete peças podem ser formadas cerca de cinco mil figuras.
Qual a relação da arte e do público com a poética pessoal dos artistas?
Como tratar inflamação nas articulações?
Qual o país que mais usa as redes sociais?
Quais são os casos de inadmissibilidade de habeas corpus?
Como eram os jardins no renascimento?
Porque o cabelo descolorido escurece com o tempo?
Quais são as principais determinantes da fadiga no trabalho?
O que é biologia molecular e qual é a sua função na área biológica?
Qual antialérgico quem tem asma pode tomar?
Qual a força de um motor de 1 cv?
Como iniciar o desenvolvimento 1?
Quais são os principais pontos do código de ética do Fisioterapia?