O tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, praticado há muitos séculos em todo o Oriente. Segundo a lenda, o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços – daí seu nome, que significa “ tábua das sete sabedorias” ou “tábua das sete sutilezas” .
Há uma estimativa que o jogo foi criado na China entre os anos de 9 d.C., contudo, só teria chegado à Europa no começo do Século XIX. Mas, há pesquisadores que acreditam que a palavra é originária da Dinastia Chinesa Tang, na Ásia o jogo também é conhecido por “300 placas”. ...
sete peças O Tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar várias figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.
como animais, plantas e objetos. "Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciara uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse: - Com esse espelho você registrará tudo que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, mas acredita-se ter sido inventado na China durante a Dinastia Song e levado para Europa por navios mercantes no início do século XIX, onde se tornou muito popular.
O principal objetivo do tangram é ser uma ferramenta que possibilite ao aluno uma interação com diversos assuntos.
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
7 peças
Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).
O Tangram (chinês: 七巧板, pinyin: qīqiǎobǎn, literalmente 'sete peças de habilidade') é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
O principal objetivo do tangram é ser uma ferramenta que possibilite ao aluno uma interação com diversos assuntos.
Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram e, dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O mensageiro e o Imperador” e “O discípulo e o mestre”. Que tal conhecer um pouquinho destas histórias? “Há cerca de 4000 atrás, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão.
Os benefícios do Tangram. Para quem não conhece, o jogo é formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de “tans”. Com estas peças, é possível criar diversas formas e os benefícios desta atividade são muitos, tanto para os adultos quanto para as crianças!
Cada grupo apresentará as estratégias usadas para montrar o Tangram. Depois, proponha a construção das regras para brincar com o Tangram. Veja o exemplo de um texto produzido por uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental inicial. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano B. NEI-CAp/UFRN.2008.
O Tangram é uma espécie de quebra-cabeça chinês composto de sete peças, sendo elas: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. A Enciclopédia do Tangram estima que a partir das sete peças podem ser formadas cerca de cinco mil figuras.
Quantas calorias devemos perder no mínimo por semana?
Como clarear as facetas de resina?
Como conseguir oxigênio domiciliar pelo SUS?
Quais tipos de radiações eletromagnéticas podem ser prejudiciais à saúde?
Quais são os tipos de metamorfismo explique cada um deles?
Como limpar sousplat de palha?
Quais comportamentos são vistos como uma postura profissional inadequada?
Pode doar sangue e plaquetas no mesmo dia?
Porque o cavalo se coça muito?
Como surgiu a dança na Bíblia?