Feitas de penas de aves, principalmente gansos, elas apareceram no início da era Cristã. Foram muito usadas até o século XIX, gerando um rico comércio de penas em todo o mundo. Entre 1800 e 1830, a cidade de São Petersburgo, na Rússia, chegou a enviar mais de 27 milhões de penas por ano para a Inglaterra.
A caneta é composta por peças de plástico e metal, que passam por diferentes máquinas até que fique pronta. O tubinho que leva a tinta, por exemplo, é feito de polipropileno, tipo de plástico resistente a substâncias químicas; por isso, é capaz de manter contato com a tinta sem estragar.
Foi na Hungria, no final do século XIX, graças ao jornalista húngaro László József Bíró (1899-1945), que surgiu a popular esferográfica. Esta invenção foi popularizada e patenteada a partir de 1938 em Paris, na França. Infelizmente, ele não tinha condições financeiras para comercializar a sua caneta.
No início do século XVIII, a denominação caneta-tinteiro já era comum para se referir a essas canetas.
Tipos de caneta vejas as opções!Caneta esferográfica.Caneta gel.Caneta rollerball.Caneta tinteiro.Caneta com ponta de feltro.
16 curiosidades que você vai gostar
Caneta-tinteiro (século XIX)
A invenção da caneta-tinteiro em representaria uma revolução na tecnologia da escrita manual. A primeira caneta-tinteiro foi patenteada por Petrache Poenaru, um inventor romeno em 1827.
A caneta Bic chegou ao Brasil em 1961 e por seu baixo custo substituiu as penas metálicas que ainda eram usadas na escola. A caneta esferográfica revolucionou os hábitos de escrita de milhões de pessoas em todo o mundo. Na mesma época (1962) a caneta de ponta de fibra foi inventada no Japão.
1950: Marcel Bich aprimora o design da caneta esferográfica de László Biró e lança sua própria caneta com a marca BIC®.
1994: A Montblanc Solitaire entra para o Guiness Book como a caneta mais cara do mundo, contando com 4.810 brilhantes em sua composição.
Geralmente, é feita à base de óleo, que é rapidamente absorvido pelo papel, ou de um solvente como o álcool, que evapora rápido. Também leva corantes, resinas e outros aditivos. Isso garante uma tinta viscosa, que não escorre do tubo, mas não muito grossa, para não entupir a carga.
O corpo da caneta tem formato hexagonal, que melhora e facilita a “pega” e o manuseio da caneta. E com seis lados, fica mais difícil para ela rolar e cair da mesa, não é mesmo?
Feitas de penas de aves, principalmente gansos, elas apareceram no início da era Cristã. Foram muito usadas até o século XIX, gerando um rico comércio de penas em todo o mundo. Entre 1800 e 1830, a cidade de São Petersburgo, na Rússia, chegou a enviar mais de 27 milhões de penas por ano para a Inglaterra.
A Bic Cristal é uma caneta esferográfica, produzida em massa pela Bic. Foi projetada pela equipe do Décolletage Plastique e é feita de poliestireno (corpo), de polipropileno (tampa), de carboneto de tungstênio (esfera) e de bronze/prata niquelada (ponta).
Cada caneta tem tinta suficiente para escrever por entre 2 e 3 quilômetros (dá para fazer um traço do começo ao fim da Avenida Paulista, em São Paulo).
Em 2016, a empresa completa 60 anos no Brasil. Mas Gonzalve Bich, o herdeiro da marca, garante: ela ainda inova. Cinquenta e sete. Esse é o número de canetas Bic Cristal vendidas por segundo no mundo.
Nasce a BIC® Cristal
Marcel Bich, acreditando no potencial da caneta esferográfica, adapta e aperfeiçoa a esferográfica inventada pelo húngaro László Biró e, em Dezembro de 1950, lança sua própria caneta esferográfica, em França, sob a marca BIC®, uma versão mais curta e memorável do seu próprio nome.
A caneta nanquim é um instrumento de desenho com mais de dois mil anos de história.
NOVA COLEÇÃO DE PRODUTOS DE PAPELARIACaneta Esferográfica BIC® CRISTAL® UP – NEW LOOK.Caneta Esferográfica BIC® CRISTAL® SHINE GOLD INK.Caneta Esferográfica BIC® 4 COLORS™ SUN – SPECIAL EDITION INKS.Caneta Gel BIC® GELOCITY® QUICK DRY.Caneta Hidrográfica Extra Fina BIC® Intensity® - novas cores.
Como Escolher a Melhor CanetaTinta à Base de Água: para uma Escrita Mais Suave.Tinta à Base de Óleo: Versátil para o Dia-a-Dia e de Longa Duração.Caneta em Gel: para Quem Quer Longa Duração e Escrita Suave.
Faça uma lista de todas as matérias que você tem e separe uma cor para cada uma delas, como por exemplo: laranja para Português, verde para Matemática, vermelho para História, amarelo para Geografia, azul para Química, rosa para Física, roxo para Biologia e marrom para Inglês.
Em 12 de fevereiro de 1884, o corretor de seguros Lewis Waterman, de Nova York, patenteou uma invenção revolucionária: um utensílio para escrever que dispensava ser mergulhado na tinta e não borrava.
Partes de uma caneta de tinta permanente ou caneta-tinteiro Aparo, pena, nib; Alimentador, conduta, feed; Secção, ponteira, section; Corpo, barrel; Tampa, cap; Patilha, clip.
Onde surgiu a rotação de culturas?
O que é voucher na máquina de cartão?
Para que serve o Soapex sabonete?
Quais são as características principais de cada tipo de disgrafia?
Como acabar de vez com baratas?
Qual o Submúltiplo mais utilizado?
Qual box de banheiro é mais barato?
O que quer dizer reabsorção óssea alveolar?
Qual a maior vegetação brasileira?
O que é e como fazer uma dissertação?
Quais são os nomes dos animais vertebrados?
Qual palavra representa o verbo?