Ácido bromídrico ou ácido hidribromídrico é formado pela dissolução de moléculas diatômicas de brometo de hidrogênio, HBr, em água.
HBr: ácido bromídrico; H2S: ácido sulfídrico; HF: ácido fluorídrico.
Para realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.
O ácido fluorídrico é composto de um átomo de flúor e um de hidrogênio, ligados por uma ligação covalente. Ele é um líquido incolor, fumegante, de ponto de ebulição 20 ºC sob pressão normal.
A hipercolesterolemia familiar (HF) é uma doença genética que se caracteriza por níveis bastante aumentados do colesterol. Devido a esse nível, existem manifestações precoces de ataques cardíacos, necessidade de cirurgias de pontes de safena ou angioplastia, entre outras.
43 curiosidades que você vai gostar
ácido + nome do elemento + ico
Exemplos: HClO4 (4 átomos de oxigênio, um a mais que o ácido padrão) : ácido perclórico; HClO2 (2 átomos de oxigênio, um a menos que o ácido padrão): ácido cloroso; HClO (1 átomo de oxigênio, dois a menos que o ácido padrão): ácido hipocloroso.
Se o elemento tiver 3 ou mais valências, usamos o prefixo HIPO junto com o sufixo OSO, e o prefixo PER junto com o sufixo ICO, nesta ordem. Exemplos: HClO – ácido hipocloroso. HClO2 – ácido cloroso.
...
ÁCIDOSH2SO3 – ácido sulfuroso.H2SO4 – ácido sulfúrico.HNO2 – ácido nitroso.HNO3 – ácido nítrico.
Assim, na fórmula do ácido, teremos:Apenas um hidrogênio (y = 1), se o ânion for monovalente;Dois hidrogênios (y = 2), se o ânion for bivalente;Três hidrogênios (y = 3), se o ânion for trivalente;Quatro hidrogênios (y = 4), se o ânion for tetravalente.
Com isso o nome desse composto fica ácido clorídrico. A mesma lógica é seguida para o HBr, HI, HF, H2S e HCN, cujos ânions são brometo (Br-), iodeto (I-) ,fluoreto (F-), sulfeto (S2-) e cianeto (CN-), e os nomes dos ácidos são respectivamente: bromídrico, iodídrico, fluorídrico, sulfídrico e cianídrico.
→ Hidrácidos: São ácidos que não apresentam oxigênio na sua composição, como o HF, o HCl e o H2S. Em relação à força, os hidrácidos podem ser: Hidrácidos fortes: exclusivamente os ácidos clorídrico (HCl), bromídrico (HBr) e iodídrico (HI); Hidrácidos moderados: Apenas o ácido fluorídrico (HF);
- base NaOH (hidróxido de sódio): o sódio pertence à família dos metais alcalinos, portanto a base correspondente se apresenta solúvel em água. - base Ca (OH)2 - hidróxido de cálcio: o cálcio é um metal alcalino terroso e por isso a base apresenta pouca solubilidade em água.
A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo. Os óxidos são compostos formados por dois elementos diferentes, sendo que um deles é o oxigênio, que precisa ser o mais eletronegativo entre os dois.
[HBr]= 8,5x10^-3mol/L. pH=? pH= 2,08.
Oxiácidos
Todos os ácidos acima terminam em ICO. Eles servem como referência para dar nome aos demais oxiácidos. Se diminuirmos o número de oxigênio destes ácidos, utilizamos a terminação OSO.
As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais. A nomenclatura desses compostos baseia-se nessa sua formação, em que sempre se escreve primeiro “hidróxido de” seguido do nome do cátion.
Nomenclatura usual das bases
Na regra de nomenclatura usual para as bases, o termo oso será utilizado para o caso de a base apresentar o cátion de menor carga, e o termo ico será utilizado para o caso de cátion de maior carga. Exemplo: Hidróxido de ferro II [Fe(OH)2] e Hidróxido de ferro III [Fe(OH)3].
As bases podem ser iônicas ou moleculares. Os ácidos possuem fórmula química com H no início, por exemplo, o HCl (ácido clorídrico). O Ácido acético (vinagre) é uma exceção, sendo o CH3COOH. As bases possuem OH no final de sua fórmula, por exemplo, NaOH (hidróxido de sódio).
Principais basesNaOH: Hidróxido de sódio.Ca(OH)2: Hidróxido de cálcio.Mg(OH)2:Hidróxido de magnésio.NH4OH: Hidróxido de amônio.KOH: Hidróxido de potássio.Ba(OH)2: Hidróxido de bário.Al(OH)3: Hidróxido de alumínio.Zn(OH)2: Hidróxido de zinco.
Na regra de nomenclatura dos óxidos, sempre indicamos o NOX do metal, caso ele não tenha NOX fixo. OBS.: Nos metais de NOX fixo (metais alcalinoterrosos, metais da família do boro, prata e zinco), os valores são: família IA (NOX = +1), IIA (NOX = +2), IIIA (NOX = +3) ou os elementos zinco e prata (NOX = +1).
Para o ânion NO2-, o nitrito, seu ácido correspondente se chamará ácido nitroso (HNO2). Assim, o HNO3 é o ácido nítrico e o HNO2 é o ácido nitroso.
O ácido HNO3 é mais forte do que o H2SO4, porque a eletronegatividade do seu elemento central (N) é maior do que a eletronegatividade do elemento central do ácido sulfúrico (S). Assim, a ordem crescente de força ácida será: H2CO3 < H2SO4 < HNO3.
É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.
O que passar no MDF para proteger?
Como programar um jogo de quiz?
Como acabar com o mofo do guarda roupa?
O que fazer para obter uma boa nota no Enem?
Como tirar certidão negativa CREA?
Como ser compositor de trilha sonora?
Como ser uma supervisora de limpeza?
Tem como tirar CSV do documento?
Quais cursos têm direito ao CRQ?
Como ser um bom regente de Mocidade?
O que é preciso para ser um seminarista?
Como tirar CRQ Rio de Janeiro?
O que fazer para ser um líder de Desbravadores?