Segundo o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a favela do Coroadinho tem 53,9 mil moradores. Número correspondente a aproximadamente 5% de toda a população da capital maranhense.
O Coroadinho com uma população de 53.945 pessoas ocupa atualmente a 4ª posição no ranking nacional das maiores favelas do Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com esses índices o bairro, da capital maranhense, ficou colocado como a maior favela de todo Norte-Nordeste.
Top 10 maiores favelas do BrasilParaisópolis – São Paulo, SP.Pirambu – Fortaleza, CE.Casa Amarela – Recife, PE.Baixadas da Estrada Nova – Belém, PA.Coroadinho – São Luís, MA.Rio das Pedras – Rio de Janeiro, RJ.Sol Nascente – Ceilândia, DF.Rocinha – Rio de Janeiro, RJ.
Em segundo lugar está a Rocinha, famosa favela carioca que conta com cerca de 70 mil moradores (segundo estimativas).
No Rio de Janeiro, o Bora Testar passou pela comunidade da Rocinha, território com mais de 100 mil habitantes, a maior concentração populacional em uma favela do país e no último final de semana, finalizou Coroadinho, em São Luís do Maranhão, a quarta maior favela do país.
26 curiosidades que você vai gostar
A Rocinha, maior favela do Brasil, despertou o interesse de pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos), uma das principais universidades do mundo.
10 Maiores favelas do mundo4- Dharavi, Mumbai, Índia.População: de 700 mil a 1 milhão.3- Ciudad Nezahualcoyotl, Cidade do México, México.População: de 1,2 milhões.2- Orangi Town, Karachi, Paquistão.População: de 1,5 a 2,4 milhões.1- Favelas de maharashtra , Índia.População :19 milhões.
A maior delas é Heliópolis, que tem mais de 200 mil habitantes e ocupa um milhão de metros quadrados na Zona Sul.
Localizada na zona sul do Rio de Janeiro, a Rocinha tinha 25.742 domicílios em 2019, segundo estimativa do IBGE.
Segundo o levantamento, os estados com as maiores proporções são Amazonas (34,6%), Espírito Santo (26,1%), Amapá (21,6%), Pará (19,7%), Rio de Janeiro (12,6%), Bahia (10,6%), Pernambuco (10,5%), Ceará (9,2%), Acre (8,5%) e Maranhão (7,8%).
Mangabeira (João Pessoa)
Heliópolis possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e se localiza na região sudeste da cidade de São Paulo, a 8 km do centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes, o que faz de Heliópolis a maior favela de São Paulo. Os barracos deram origem as construções de alvenaria.
Na lista dos mais perigosos, no coração da cidade, está o bairro da Sé. De acordo com as estatísticas, a Delegacia de Polícia da Sé é a que registra o quarto maior número de ocorrências em toda a capital.
Na década de 1920, a região hoje conhecida como Paraisópolis era um loteamento abandonado na região do Morumbi.
Rio das Pedras é considerada a segunda maior favela do Rio de Janeiro, com 54.793 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2010.
Rocinha é considerada a maior favela da América Latina | Rio de Janeiro | G1. Comunidade tem 69,3 mil habitantes e ocupa mais de 864 mil m². Favela está localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O campeão brasileiro em população é Campo Grande, no Rio de Janeiro, com 336.484 pessoas distribuídas por 104,9 km². A capital fluminense também abriga o segundo bairro mais populoso: Bangu, onde vivem 249.133 em uma área de 37,8.
Fortaleza é a única cidade da região Nordeste entre os dez maiores valores de Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O Município tem uma participação de 0,91% no PIB nacional, o que representa R$ 67,4 bilhões do total do país, de R$ 7,3 trilhões.
MS é estado com menos favelas no País; na Capital, área da Homex é a maior. Estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta terça-feira, coloca Mato Grosso do Sul como o estado com menos favelas no País.
São os casos de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, Guararema, em São Paulo, e Seropédica, no Rio. Das regiões metropolitanas, Belo Horizonte e Curitiba são as que têm mais "ilhas" sem favelas. Em cada uma, dez cidades estão livres desse tipo de moradia.
Campo Grande não tem favelas.
A Rocinha, no Rio, é o maior aglomerado subnormal do país, com 25.742 domicílios. Em seguida, vêm a comunidade do Sol Nascente, no Distrito Federal, com 25.441 casas; Rio das Pedras, também no Rio, com 22.509; e Paraisópolis, em São Paulo, com 19.262 domicílios em ocupações irregulares.
Qual a função de um potenciômetro nos projetos de robótica?
Quando Harry e Taylor terminaram?
Pode tomar dois comprimidos de Rivotril?
Quais os símbolos de corrente contínua e alternada?
Como calcular o tamanho do pé?
Que outra data é comemorada junto ao Dia do Estudante?
Como saber se alguém tem procuração em seu nome?
Qual fruta simboliza a prosperidade?
Como usar haja vista exemplos?
Quem está sujeito a responsabilidade objetiva do artigo 37?
Quantos litros de água um pé de laranja precisa por dia?
Qual o tempo mínimo de uma sessão de terapia?
Qual o valor do Prisma 2010 2011 completo?