Minas Gerais é a principal bacia leiteira do país. Com produção em torno de 9 bilhões de litros por ano, o estado responde por 26% do volume nacional.
A Fazenda Colorado, localizada no estado de São Paulo, segue como maior produtora de leite (75 mil litros/dia) no Brasil pelo 7º ano consecutivo.
O maior estado produtor do País continua sendo Minas Gerais, com uma produção de 9,14 bilhões de litros de leite por ano.
O primeiro lugar do ranking ficou no Paraná, no município de Castro, com 280 milhões de litros, apesar da redução de 4,2%. Em segundo lugar, Patos de Minas teve acréscimo de 1,5% e atingiu 195,8 milhões de litros de leite. Em terceiro lugar, ficou Carambeí (PR), com produção de 180 milhões de litros de leite.
Pelo segundo ano consecutivo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, juntos, lideram a produção nacional de leite.
20 curiosidades que você vai gostar
A produção se concentra nos estados do Sudeste com maior presença no sul do estado de Minas Gerais. A presença se explica pela proximidade dos principais mercados consumidores do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Como o leite é um produto altamente perecível, não deve ser produzido afastado dos centros de consumo.
O país é 10º no ranking de produção de leite de vaca e o terceiro maior da União Europeia, ficando atrás apenas da Alemanha e França.
O município de Pompeu, no Centro-Oeste de Minas, é o maior produtor estadual de leite. A produção diária é de aproximadamente 300 mil litros e o rebanho de vacas ordenhadas chega a quase 35 mil cabeças. Além da liderança na produção, Pompeu também se destaca pela produtividade.
O termo bacia leiteira significa uma região formada por várias propriedades agrícolas que se dedicam à atividade. Geralmente localizadas na mesma região, a produção do leite é entregue para apenas um processador (laticínio) ou a um mesmo centro de consumo final.
O município de Fortuna de Minas possui a maior criação, com 2.938 cabeças.
Assim como na produção de leite, Minas Gerais lidera essa estatística com rebanho superior a 3,1 milhões de vacas em 2018. Goiás vem logo atrás com quase 2,0 milhões, seguido por Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Bahia e Santa Catarina.
Os principais municípios que formam a bacia leiteira de Pernambuco estão no Agreste, 27 no total: Águas Belas, Bom Conselho, Buíque, Caetés, Capoeiras, Garanhuns, Iati, Itaíba, Lajedo, Paranatama, Pedra, Saloá, Tupanatinga, Venturosa, Alagoinha, Altinho, Belo Jardim, Cachoeirinha, Ibiorajuba, Pesqueira, Poção, Sanharó, ...
Ela abrange territórios de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, e possui um fluxo d água de mais de 22 mil m³/s.
O cinturão verde é uma área com vegetação que circula ou fica nas laterais dos centros urbanos. Os cinturões verdes são de grande importância para a manutenção da qualidade de vida dos habitantes dos centros urbanos, principalmente das grandes cidades.
Com cerca de 200 composições especializadas na produção de leite, a região de Patos de Minas alcança em torno de 3 milhões de litros de leite por dia. A Cemil e a Coopatos recebem e industrializam a maior parte dessa produção, gerando emprego e renda para a população.
A contribuição mineira para a produção de leite no cerrado é de 44.6%, ou seja, 2,6 bilhões de litros originários principalmente do Triângulo Mineiro/ Alto Paranaíba, Central Mineira (Bom Despacho e Três Marias) e Oeste de Minas (Piuí e Divinópolis).
Com 3 laticínios instalados estão os municípios de Lima Duarte, Mercês, Miraí, Santana de Cataguases, Tabuleiro e Viçosa . Com relação à capacidade de processamento diário do leite pelos laticínios (Figura 2), destacam-se os municípios de Muriaé e Lavras com volumes diários acima de 400 mil litros de leite.
No ano passado, o Brasil exportou 28,9 milhões de toneladas de leite, conforme dados da Secretaria de Comercio Exterior (Secex). Os principais destinos foram a Argélia, Venezuela, Estados Unidos, Argentina e Uruguai.
Essa baixa presença no exterior decorre, entre outros motivos, do alto custo de produção e de sua baixa qualidade. A crise econômica, a partir de 2015, estagnou o consumo doméstico e resultou na redução da oferta de leite, em razão da falta de competitividade para exportar.
A Suécia lidera no consumo de leite (295,7 mililitros diários por pessoa), seguidos por Islândia e Finlândia (266,1 mililitros). China, Togo e Sudão estão entre os países com menor consumo de leite do mundo.
Leite, suco de laranja e água são exemplos do estado líquido da matéria. No estado líquido, a matéria tem volume definido, mas sua forma depende do recipiente.
Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos (incluindo os monotremados). O líquido é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias ou mamas. A secreção láctea de uma fêmea dias antes e depois do parto se chama colostro.
De acordo com o IBGE, a produção atual de leite no Brasil totalizou 34,84 bilhões de litros em 2019, 2,7% maior que no ano anterior.
A costa leste é a mais povoada, onde concentram as indústrias, as indústrias e o comércio. Devido ao relevo plano essa região possui altas densidades demográficas. O crescimento também é desigual, pois os países subdesenvolvidos possuem taxas mais elevadas do que os países desenvolvidos.
As regiões da Bacia Leiteira e do Pólo Leiteiro estão localizadas na região semiárida do Nordeste, basicamente no Sertão alagoano, estando inseridos no conhecido “Polígono das Secas”.
Como enviar cardápio no WhatsApp Business?
Como descobrir o CBO de uma função?
Como organizar um quarto pequeno compartilhado?
Como saber o código CDD de um livro?
O que faz um gerente de clínica médica?
Como gerenciar uma assistência técnica?
Como ver o número da conta no cartão do Banco do Brasil?
Como saber minha cor base Fit me?
Como ganhar dinheiro organizando torneio de futebol?
Como saber a natureza jurídica do MEI?
Como recuperar senha do E-mail E-nova?
Onde consultar o CEI de uma empresa?
Qual CEP colocar na CNH Digital?
Quanto custa para pegar a CNH definitiva pé?
Que tipo de organismo causa a tuberculose e como ele é transmitido de uma pessoa para outra?
Tem como treinar peito na barra fixa?