O setor terciário, é, atualmente, responsável por mais da metade do PIB e pela geração de 75% dos empregos, sendo o maior ramo da economia do país. Este setor é composto pela venda de produtos e pela prestação de serviços.
A economia no Brasil é fundamentada no setor agrícola, sendo um dos maiores exportadores de soja, carne de frango e o suco de laranja. Além de ser o líder no ranking mundial de cultivo de cana-de-açúcar.
São Paulo é a maior economia entre os Estados brasileiros e responde, sozinha, por 31,8% do PIB nacional, com R$ 1,48 trilhões.
Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais.
São Paulo – O período de junho de 2003 a julho de 2008 foi o melhor para a economia brasileira, de 1980 para cá, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
32 curiosidades que você vai gostar
Entre 2004 e 2011, quando a economia apresentou melhor performance, a inflação também se manteve sob controle, com taxa anual média de 5,4%.
O país viveu uma excepcional fase do crescimento, no período que vai de 1968 a 1973, conhecido como "milagre econômico", Na época, estava a frente da economia brasileira o ministro Antonio Delfim Netto, da extinta ARENA, e hoje deputado federal pelo PMDB de São Paulo.
É preciso estimular e respeitar a participação da sociedade civil na iniciativa produtiva. Uma reforma desburocratizando o país, facilitando a criação de empresas, reduzindo a participação do Estado no setor produtivo é essencial. Aliás, tirar o Estado da área produtiva é um caminho para reduzir a corrupção no país.
Consumir é, antes de tudo, comprar, despender parcela econômica de capital para adquiri uma coisa. E isso faz girar a economia. Quanto mais se consome mais renda há. Mais o dinheiro circula, criando empregos e renda.