A Argentina encerrou o ano com a inflação em 50,9%, comunicou o Indec (Instituto Nacional de Estatística e Censos) nesta 5ª feira (13. jan. 2022).
O índice de preços ao consumidor na Argentina se acelerou em dezembro, quando registrou 3,8%, fechando a 50,9% em 2021, uma das taxas de inflação mais altas do mundo, informou nesta quinta-feira (13) o estatal Instituto de Estadísticas. No ano, o preço dos alimentos aumentou 50,3%.
Entre as maiores do mundo
A taxa de inflação no Brasil (10,7%), segundo a OCDE, está atrás apenas da Argentina (50,9%), Turquia (36,1%) e Estônia (12,1%).
O IPCA (índice oficial de inflação do país) de 10,06% foi superado apenas pelas taxas de Argentina (51% até novembro), Turquia (36% até dezembro) e Estônia (12,1% até dezembro) na seleção de países acompanhados pela instituição multilateral.
Além de uma emissão monetária elevada, a Argentina tem outra peculiaridade que influencia a alta dos preços. O fato de ter uma moeda em constante desvalorização e taxas de juros em pesos historicamente abaixo da inflação fez com que os argentinos economizassem e pensassem em dólares.
31 curiosidades que você vai gostar
Na Argentina, 4 em cada 10 pessoas são pobres, e 1 em cada 10 vive na miséria. Os dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), correspondentes ao primeiro semestre de 2021, mostram a lenta recuperação da sociedade argentina depois da pandemia de covid-19 e dos anos anteriores de crise econômica.
O agravamento da crise na Argentina prejudica o comércio exterior brasileiro, afinal, o país vizinho é o terceiro maior comprador de produtos nacionais. ... A participação do país tombou de 7,32% para 4,6% no total de mercadorias comercializadas pelas empresas brasileiras, entre janeiro e julho de 2019.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, apresentou alta de 0,73% em dezembro, acumulando aumento de 10,06% em 2021. Os dados foram divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IPCA ficou em dois dígitos em 2021, com alta de 10,06%, o maior aumento desde 2015 (10,67%), e superou em muito o teto da meta de inflação (5,25%) – o centro era de 3,75%.
Como acabar com a urticária naturalmente?
O que significa OM em matemática?
Quanto tempo leva para o cadastro único ser aprovado?
Como responder uma notificacao extrajudicial?
Qual a melhor Personal Organizer?
São procedimentos especiais de jurisdição contenciosa exceto?
Como saber se o estradiol está alto?
O que é o touchpad do notebook?
Como ocorre a divisão das células Osseas?
Como faço para sincronizar minha conta do Google?
O que é bom para dor na bacia?
Que tipo de doença e alienação mental?
Quais os riscos de ter um coelho em casa?
Quais são as comunhão de bens?