A memória que os objetos hoje considerados antigos carregam consigo é uma fonte riquíssima para o estudo de história. Trata-se da descoberta do passado de seus antepassados, de suas próprias origens e também a importante evolução para o mundo moderno.
Os objetos têm uma época e lugar de produção, um povo que os faz e reproduz, logo têm um sentido histórico e humano: a relação entre o objeto e o seu sentido torna-se assim no campo de estudo dos investigadores da cultura material.
RESUMO. É sabido que o Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade, quanto suas características, costumes, seu comportamento, além de ser um registro fundamental para seus sucessores.
Os objetos materiais, de fato, são parte integrante da nossa vida psíquica e emotiva, contribuem para construir a nossa personalidade, participando da formação do nosso caráter, de diversas maneiras, conforme a fase da vida.
Antiguidades, em determinados locais tratadas como relíquias, e em outros como velharias, são objetos antigos que remetem ao passado da humanidade.
44 curiosidades que você vai gostar
Pensando nisso, o Guia da semana lista 10 itens que depois de décadas tornaram-se objetos de desejo: VITROLA. MÁQUINA DE ESCREVER. MÁQUINA DE COSTURA. RELÓGIO. TELEFONE. ESCRIVANINHA. PENTEADEIRA. BICICLETA.
Para algumas pessoas, uma antigüidade é apenas algo que existe há mais de 100 anos, mas para outro, um objeto só pode ser chamado de antigüidade se tiver sido fabricado por volta do ano de 1700, ou antes. Já na Europa, se pode encontrar, em antiquários, móveis e objetos com 400 ou 500 anos.
A contribuição dos objetos de aprendizagem pode ser aliada com a interdisciplinaridade, e principalmente na atualidade, para o melhoramento da educação. Inserir objetos de aprendizagem para aprimorar o conhecimento sobre o meio ambiente pode contribuir para o aperfeiçoamento da aprendizagem dos alunos.
A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
Importância do patrimônio histórico
Estão intimamente relacionados com a identidade do local e representam uma importante fonte de pesquisa atual. Através do patrimônio histórico podemos, portanto, conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes e a cultura de determinado povo.
-, o acervo de um museu local, fotografias, testemunhos orais, filmes, pinturas, esculturas, instrumentos de trabalho, construções e outros vestígios do passado são exemplos desse tipo de fonte.
A aprendizagem de História oferece oportunidade de compreensão de mundo, de reflexão em relação à sociedade em diferentes tempos, (passado, presente, futuro), como também, oportuniza o entendimento sobre a sociedade em que vivemos, e sobre os grupos nos quais estamos inseridos.
Confira a lista que compilamos.Chaleiras.Relógio de pulso.Ferro de passar roupa.Maiôs.Chuveiros.Aparelhos de barbear.Câmeras.Bicicletas.
“Art. 1º Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.”
Por que é importante preservamos o patrimônio cultural? Garantir a preservação de toda essa herança cultural é muito importante para a nossa sociedade, pois nos permite formar a nossa identidade cultural. É por isso que o conceito de patrimônio cultural foi desenvolvido.
A importância de se preservar o Patrimônio Histórico está associada à constituição de uma memória coletiva, considerando que é por meio da memória que nos orientamos para compreender o passado, o comportamento de um determinado grupo social, uma cidade ou mesmo uma nação.
Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.
Conhecimento é a forma que aprendemos o mundo. É a relação entre sujeito e objeto, onde o sujeito é aquele que aprende e o objeto aquilo que é aprendido. Quanto mais o sujeito se aproxima do objeto, mais nos aproximamos da verdade, porém esta verdade não será a única válida ou eficiente.
Para isto, é necessário conhecer os pensadores e os pensamentos, integrar-se, pela via das apropriações, às questões filosóficas e científicas que se objetivam em obras humanas imprescindíveis para que o sujeito do conhecimento tome consciência do seu tempo histórico, de suas possibilidades e limites.
Um dos grandes segredos na hora de avaliar o valor de uma antiguidade é verificar em que condições a peça se encontra. Ou seja, mesmo que se trate de um objeto raro, o ideal é ficar atento a possíveis marcas de restauração e aos desgastes provocados pelo tempo e o uso, como rachaduras, ferrugens ou falhas na pintura.
Antiguidades, relíquias, velharias, recordações, antiqualhas... há uma infinidade de formas para se descrever objetos antigos.
O acabamento na madeira também pode ajudá-lo a saber em que data a peça foi fabricada. Até a era vitoriana, a goma-laca era o único acabamento claro para superfícies; a laca e o verniz só foram desenvolvidos na metade dos século XIX. O acabamento de qualquer peça fabricada antes de 1860 em geral é goma-laca.
Isto talvez abra um novo capítulo da história para você.Óculos de sol antigos.O primeiro canivete suíço.A primeira prótese.Antigo trabalho odontológico terapêutico.O hino mais antigo.Os primeiros banheiros com “descarga”Máscara pré-ceramica antiga.O zircão mais antigo.
Rebobinar a fita VHS no videocassete, assoprar o cartucho do jogo de videogame e montar álbuns de fotos reveladas de filmes de 36 poses são alguns hábitos antigos que já fizeram parte da rotina de quem viveu os anos 80 e 90. Alguns objetos que eram muito comuns no dia a dia dessa época, hoje já não existem mais.
Antiquário – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quanto custa jogar 9 números na quina?
Como surgem os costumes de onde eles vêm?
Como jogar Free Fire sem internet sem aplicativo?
Como saber se a função possui raiz?
Como saber se a laranja está boa para comer?
Qual a melhor marca de calça legging?
Como verificar se a função e injetora?
Como faço para rodar jogos com formato PKG no PS3?
Quando devo me preocupar com a icterícia?
Quando a infecção urinária sobe para os rins?
Quanto tempo demora para cicatrizar ferida de herpes?
Como saber se a banana da terra está madura?