A principal utilização dos refrigeradores é para a conservação de alimentos, mas nem sempre foi assim. Estima-se que a primeira geladeira foi criada em 1856, por uma fábrica australiana de cerveja para manter baixa a temperatura dos produtos, a partir do princípio da compressão de vapor.
Sem esses eletrodomésticos, não há como manter a maior parte dos alimentos preservados por muito tempo, inclusive, alguns não passam de horas se não estiverem a uma temperatura ideal.
Revolução no cotidiano. Os refrigeradores ampliaram as opções alimentares da população e, portanto, melhoraram sua nutrição. Eles também permitiram o surgimento dos supermercados. Com geladeiras em casa, não é mais necessário comprar alimentos - e cozinhá-los - todos os dias.
Já a geladeira, foi criada para conservar os alimentos. Ou seja, manter a temperatura fria, porém sem congelar para não estragar os alimentos mais sensíveis. A temperatura média que uma geladeira alcança varia entre 1°C a 7°C.
Dentro da geladeira, existem duas partes fundamentais: o compressor, que suga o líquido e transfere-o sob pressão de uma câmara para outra. o condensador, que é a serpentina que fica trás da geladeira, onde o vapor comprimido pelo compressor se liquefaz e libera calor para o ambiente.
23 curiosidades que você vai gostar
Os refrigeradores, compostos em sua maior parte por aço, alumínio e acrílico, contam com mais de 25 peças principais. Somente o compressor, responsável pelo funcionamento e resfriamento da geladeira, pesa cerca de 15 quilos, composto inteiramente de ferro, plástico e gás refrigerador.
O refrigerador doméstico e o ciclo de refrigeração
A geladeira funciona em ciclos, usando um gás refrigerante num circuito fechado. Assim, o gás circula permanentemente, sem perdas, a não ser que haja um vazamento no aparelho.
Esses fluidos refrigerantes quebram muito menos as moléculas de ozônio, mas são gases de efeito estufa extremamente potentes. Sua capacidade de aquecer a atmosfera — mensurada como potencial de aquecimento global — é milhares de vezes maior do que a do dióxido de carbono, sendo alguns até 13.850 vezes mais potentes.
Por norma, congeladores são equipamentos domésticos, que servem para armazenamento de carnes, peixe, legumes e outros alimentos que estão no seu estado normal (ou seja, não congelado). Já os equipamentos de refrigeração são idealizados para receber alimentos ou bebidas e mantê-los frescos.
Esse sistema de refrigeração é controlado eletronicamente e impede a formação de camadas de gelo nas paredes internas do congelador ou freezer. Dessa forma, ela dispensa o trabalho de desligar o aparelho, esperar o gelo derreter, escoar a água e fazer a limpeza, comum aos aparelhos com degelo manual ou Cycle Defrost.
Praticamente todos os alimentos tinham que ser produzidos na região. O vestuário, em boa parte, era feito com tecido produzido do algodão que era plantado, colhido e industrializado nas próprias fazendas. Imprescindível vir de fora, só sal, querosene e um pouco de açúcar.
Na pré-história, as técnicas de conservação de alimentos que predominaram foram o cozimento através do fogo, secagem natural pela ação solar – pois notou-se que a carne seca na parte externa conservava a parte interna – e a fermentação, descoberta durante o processo de fabricação do queijo.
O responsável por esse feito foi o americano Oliver Evans, que em 1834 criou a primeira máquina prática para refrigeração.
O congelador fica na parte de cima da geladeira porque o ar frio é mais denso e, portanto, tem a tendência a descer, enquanto que o menos frio sobe, estabelecendo-se assim uma circulação do ar no interior da geladeira denominada "corrente de convecção".
O freezer atinge, em média, temperaturas que vão até -20ºC, garantindo a conservação de diferentes tipos de alimentos com eficiência e por muito mais tempo.
A geladeira sempre opera com temperaturas acima de 0ºC (que é o ponto de congelamento) e pode ser ajustada entre 1ºC e 7ºC. Já no freezer, as temperaturas são abaixo de zero, podendo atingir entre -14ºC e -25ºC. Essas características definem também a funcionalidade de cada aparelho.
Já em seu Freezer, por ser local que se armazena os alimentos mais perecíveis, necessita temperaturas menores para manter os alimentos em condição adequada. Nesse caso, seu Freezer deve estar em temperaturas abaixo de zero e as temperaturas indicadas a serem ajustadas são de -14°C a -25°C.
Refrigerantes contribuem para o aquecimento global pelo fenômeno chamado efeito estufa. Este processo ocorre devido às interações entre a Terra, sua atmosfera e a radiação solar. ... Entretanto é previsto que com o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, a temperatura da Terra irá aumentar.
E os principais problemas que encontramos é o buraco na camada de ozônio, que permite a chegada de muito mais raios solares do que suportamos e o aquecimento global. Em ambos os casos, os gases soltados na atmosfera, inclusos os utilizados na refrigeração industrial, contribuem para essas ocorrências.
Refrigeradores e condicionadores de ar liberam gases hidrofluorcarbonos (HFC), que podem ser milhares de vezes mais potentes do que o dióxido de carbono (CO2) em prender gases de efeito estufa na atmosfera, apontados como responsáveis pelo aquecimento global.
O mecanismo básico de uma geladeira funciona assim: O compressor comprime o gás refrigerante. ... As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete.
Qual é a vida útil de uma geladeira? Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia. Mas nem sempre é aconselhável confiar nas estatísticas: quanto mais bem cuidadas, mais tempo as geladeiras vão durar.
A eficiência de um refrigerador é e = Q2 / (Q1 – Q2). Quando ela é máxima Q1 / T1 = Q2 / T2.
A geladeira foi criada em 1856, quando uma fábrica australiana de cerveja contratou James Herrison para criar um sistema de refrigeração para seus produtos. O aparelho foi criado a partir da compressão de vapor. Uma técnica semelhante já era utilizada em 1854 pela indústria de carnes dos Estados Unidos.
O primeiro refrigerador voltado para o funcionamento doméstico só apareceu em 1913 e foi batizado DOMELRE (DOMestic ELectric REfrigerator). Outro que se tornou muito popular foi o General Electric “Monitor-Top”, que apareceu em 1927. Esses dois modelos iniciais foram fabricados e vendidos nos EUA.
Quando pode ocorrer a pena de morte no Brasil?
Quanto tempo dura uma crise de ansiedade leve?
O que é comunicação não verbal exemplos?
Precisa esfriar a comida para congelar?
Como saber se estou perdendo gordura e não massa magra?
É possível processar um hospital?
De quem é a responsabilidade do aluno na escola?
Como ativar permitir Solicitacoes no iPhone?
Por que é importante mastigar bem a comida?
Qual melhor jogo de construir?
Como saber a calibragem ideal do pneu?
Como fazer antimofo perfumado?
Como atualizar o Power Point para 2010?
Como congelar linhas e colunas no Word?