A inclusão social atua na contramão do preconceito e da discriminação, que precisam acabar em nossa sociedade. Por isso, a inclusão social pode ser uma excelente alternativa para instigar o abandono de comportamentos preconceituosos em relação ao outro ser humano, independentemente dos motivos apresentados.
O que é inclusão social
A inclusão social é uma política para lidar com as diferenças e distribuir os poderes dentro de uma sociedade. Assim, inclusão significa a tentativa de corrigir a exclusão de alguns grupos – por exemplo, cadeirantes, autistas, pessoas LGBT – dos direitos sociais mais básicos.
A inclusão social no mercado de trabalho é fundamental. Ela aumenta a tolerância, auxilia a convivência em sociedade, traz mais bagagem cultural e proporciona a empatia.
“Enquanto psicopedagoga, defendo que a inclusão escolar, por ser a escola a primeira sociedade da criança, permite não só o desenvolvimento da criança com deficiência, mas o aprendizado de alunos neurotípicos como seres humanos que entendem as diferenças, percebem que cada um tem seu tempo e suas próprias necessidades.
O pesquisador Romeu Kasumi Sassaki conceitua “inclusão social” como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.
18 curiosidades que você vai gostar
A inclusão social pode ser realizada de diversas maneiras. Alguns exemplos são: As cotas em universidades e concursos públicos. Adaptação para deficientes físicos, visuais e auditivos do espaço público e da educação.
Sociedade inclusiva é aquela que promove ações para que as crianças tenham acesso à educação, idosos à saúde, pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Entretanto, essa inclusão precisa ser feita respeitando as particularidades de cada cidadão, de cada família, de cada comunidade.
Dessa forma, o objetivo fundamental da Inclusão Escolar é não deixar criança alguma fora do sistema escolar e garantir que todas possam frequentar a sala de aula do ensino regular da escola comum, e, que esta escola, por sua vez, adapte-se às particularidades de todos os alunos para concretizar o objetivo da ...
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação, seja de gênero, etnia, religião, classe social, condições físicas e psicológicas, etc.
Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
O auxílio inclusão é um benefício que já estava previsto na Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência. Contudo, somente com a Lei 14.176 de 22 de junho de 2021 houve sua regulamentação, que entrou em vigor a partir do dia 1º de outubro de 2021.
Que benefícios a inclusão traz a alunos e professores? ... A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.
A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.
A inclusão escolar tem justamente o intuito de promover a integração entre os alunos com desenvolvimento padrão e os que apresentam maneiras diferentes de aprendizado. Dessa forma, entende-se que todas as crianças aprenderão com as diferenças, sabendo respeitar mais uns aos outros.
A princípio, o processo para chegar à inclusão já deu um grande passo que é o convívio social. Pois esse convívio nos permite aperfeiçoar o conhecimento, aprendendo a ouvir o que o outro tem a dizer, adquirindo formas de pensar que possibilitam ampliar a mente ao mundo e se socializar.
Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.Conheça as necessidades de cada aluno. ... Promova campanhas de inclusão escolar. ... Faça avaliações individuais. ... Invista em tecnologia.
Numa escola inclusiva, o aluno é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção de competências necessárias para o exercício pleno da cidadania, que por outro lado, o objetivo prioriza as potencialidades e necessidades de uma qualidade ...
Oito atitudes essenciais para a Educação InclusivaAtitude 2 Dar valor aos saberes e engajar a família.Atitude 3 Unir forças para incluir com mais qualidade.Atitude 4 Acreditar que todos podem aprender.Atitude 5 Oferecer variedade de materiais e atividades.Atitude 6 Apostar na potência de linguagens e da arte.
“O que defendemos é a inclusão social sem restrição em todos os espaços da sociedade, em especial na escola, que é o segundo espaço social mais importante na vida de qualquer pessoa, depois da família”, declara Bianca. “Se a sociedade é inclusiva, todos os seus espaços têm de ser.”
Significado de Inclusivo
adjetivo Capaz de incluir, de inserir, de acrescentar algo no interior de outra coisa. Que inclui, que não deixa de lado, que abarca, abrange, integra ou compreende: projeto inclusivo.
Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.
Podemos salientar as condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros. Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas.
Nesse contexto, a inclusão social na escola e na universidade se dá no Brasil das seguintes formas:Base Nacional Comum Curricular. ... Cotas raciais. ... Cotas sociais. ... Inclusão social de moradores de rua. ... Inclusão social de ex-presidiários.
Isso significa que o ato de incluir socialmente tem o objetivo de possibilitar que as pessoas marginalizadas e excluídas, como as pessoas com deficiência, tenham acesso à vida social, econômica e política e desfrutem dos seus direitos.
Entre os benefícios de realizar a inclusão de PCD no mercado de trabalho estão a gestão humanizada, o aumento da diversidade na empresa, o combate ao preconceito e a melhoria da acessibilidade.
O que é necessário para identificar uma substância?
Quando usar o custeio variável?
Qual é o prazo do recurso ordinário na Justiça do Trabalho?
Como produzir mudas de mandioquinha salsa?
O que é lavrar ata de reunião?
Qual a forma correta de escrever ar condicionado?
Como se escreve a palavra sucesso correta?
Qual o correto contragosto ou contragosto?
O que posso fazer pra tirar tinta acrílica do tecido do sofá?
Qual a diferença de corte para corte?
Como tirar tinta acrílica do plástico?
O que é livre arbítrio dicionário?
Como tirar mancha de tinta óleo do sofá?
O que que tira violeta da mão?
O que tira tinta de caneta de boneca?
Como suavizar o contorno de uma imagem no Corel?
Como ocorre a transformação de energia química em energia elétrica?