A folha tem a função de produzir o alimento das plantas (fotossíntese), bem como de libertar oxigênio, o que acontece através do processo de transpiração e respiração. Além disso, a função das folhas é a de ser alimento para muitos animais e até mesmo de habitação de outros. Mas, a utilidade das folhas não para por aí.
Funções da folha
As folhas realizam, principalmente, as funções de fotossíntese, transpiração e respiração.
O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.
As folhas possuem três estruturas diferentes:Bainha - estrutura que liga a folha ao caule;Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e.Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.
Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.
27 curiosidades que você vai gostar
A estrutura básica das folhas inclui o limbo, que também pode ser chamado de lâmina foliar, correspondendo a sua porção expandida; o pecíolo, que é a parte que conecta o limbo ao caule, porém em algumas espécies essa estrutura pode estar ausente e as folhas são ditas sésseis; a bainha, que equivale a parte basal da ...
Cada folíolo pode ter ainda um pequeno pecíolo, que, nesse caso, é chamado de peciólulo.
As folhas inicialmente podem ser classificadas em completas, quando possuem todas as estruturas foliares (bainha, limbo e pecíolo), ou em incompletas, quando não apresentam alguma das estruturas. Podem ainda serem classificadas quanto a quantidade de limbo que possuem.
Uma folha completa apresenta: limbo (lâmina), pecíolo ou bainha, e um par de apêndices foliares chamados estípulas na base do pecíolo. ... As estípulas são estruturas laminares, geralmente em número de dois, presentes na base das folhas, e variam muito em forma e tamanho, podendo ser livres ou não.
Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos.
...
Quanto à superfície:Glabra: não há a presença de tricomas (células epidérmicas especializadas);Pilosa: a superfície apresenta-se revestida de tricomas, semelhantes a pelos;Lisa: apresenta o limbo liso;Rugosa: o limbo apresenta-se enrugado.
O caule possui duas funções principais: suporte e condução de substâncias, mas também pode servir como reserva nutritiva. Condução: as substâncias produzidas nas folhas (seiva elaborada) são transportadas pelo caule, através do floema. Esses compostos são levados para todas as partes da planta, onde serão consumidos.
Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
- Estípulas - pequenos apêndices localizados na base do pecíolo que podem servir para aumentar a área fotossintetizante ou para transformar-se em espinhos.
As brácteas são folhas vistosas e atrativas que possuem como principal função atrair polinizadores. Muitas vezes essas folhas são confundidas com pétalas.
A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.
COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS
A epiderme é constituída por células pouco especializadas denominadas células fundamentais e por vários tipos de células especializadas, como por exemplo: as células-guarda dos estômatos, tricomas, células buliformes encontradas nas folhas de várias monocotiledôneas, etc..
Frutos são estruturas desenvolvidas a partir do ovário da flor, estão presentes somente nas angiospermas. ... Frutos apresentam epicarpo, mesocarpo e endocarpo, formados a partir da epiderme externa, tecido médio e epiderme interna do ovário, respectivamente.
Tipos de FolhasFolha simples Folha composta.Folha imparipenada Folha paripenada.Folha palmada ou digitada.Folha recomposta.
A folha tem origem exógena no caule e se forma próximo do ápice caulinar. O primórdio foliar inicia-se como uma pequena protuberância a partir de repetidas divisões periclinais e anticlinais das células das camadas superfíciais do meristema caulinar, logo abaixo do promeristema (Fig. 1).
As folhas podem ou não ter os dois lados iguais, nesse caso elas são classificadas como: Simétricas quando possuem os dois lados exatamente iguais. Assimétricas são as que possuem os lados com diferenças.
De acordo com a configuração geral do limbo as folhas classificam-se em Simples e Compostas. Simples: Apresenta o limbo único e contínuo, não dividido em lâminas menores. Composta: possui o limbo dividido em lâminas menores, denominadas folíolos.
Estômatos são estruturas presentes nas plantas que garantem a realização de trocas gasosas. Os estômatos estão presentes em maior quantidade nas folhas. ... Geralmente, o termo estômato é aplicado para se referir à fenda estomática (ostíolo) em associação com as células-guardas.
ESTÍPULA - É UMA FOLHA MODIFICADA, COM A FUNÇÃO DE PROTEGER A GEMA. NA JUNÇÃO DA FOLHA COM O CAULE, A ESTÍPULA SE PARECE COM UM "CALO" OU UM FOLÍOLO, QUE AO SER MANUSEADO (DESLOCADO), O MESMO SE DESGRUDA COM FACILIDADE.
Unifoliada: com apenas 1 folíolo. A folha composta unifoliolada diferencia-se de uma folha simples pela presença de uma pequena articulação em sua base, no ponto em que se une com o pecíolo. Penada: com folíolos saindo dos dois lados em toda a extensão do pecíolo principal ou ráquis.
Como medir a afinidade eletrônica?
Como começa um câncer de garganta?
Como definir a garantia de um produto?
Como comprovar nível de espanhol?
Como calcular a esperança probabilidade?
Quais os fatores que afetam a difusão pulmonar?
Como é feito o processo da água mineral?
Como achar a intensidade pluviométrica?
Onde são produzidas as células germinativas masculinas?
Como calcular a raiz quadrada de 26?
Como os linfócitos B reconhecem os antígenos?
Qual a fórmula para calcular a mediana de um triângulo?
Em quais regimes é cabível a detração?
Que nome se dá a esse processo de transporte de sedimentos?
Como ocorre a determinação dos preços em um monopólio?
Como calcular a energia dissipada em um choque?