Dá-se o nome de tegumento ou sistema tegumentar a tudo aquilo que reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, choques mecânicos, entre outros.
A nutrição e a oxigenação ocorrem por difusão das substâncias a partir dos capilares presentes no tecido conjuntivo próximo. Podemos classificar o tecido epitelial analisando o arranjo de suas células em: a) pavimentoso, simples, cúbico e glandular.
11.As principais funções do tegumento são: controlar a temperatura corporal, permitir a difusão de gases (respiração cutânea), proteção contra abalos mecânicos, atuar na excreção, receber estímulos do meio, identificação sexual e participar da nutrição (glândulas mamárias).
O sistema tegumentar tem várias funções, sendo as principais: proteger o corpo da invasão de microrganismos e da desidratação, controlando também a temperatura corporal e recebendo os estímulos do meio externo através dos receptores sensoriais.
O sistema tegumentar se refere principalmente ao revestimento externo dos seres vivos. Por isso, engloba órgãos como a pele e estruturas como unhas, cabelos e pelos, penas, garras e muitas outras.
A epiderme é uma camada avascular. Assim, os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme. Nas regiões da pele providas de pelo, há terminações nervosas específicas nos folículos capilares e outras chamadas terminais ou receptores de Ruffini.
Como os epitelios são avasculares, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão através da membrana basal, a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo. Os epitelios são classificados de acordo com a forma das células, e o arranjo pelo qual elas se dispõem.
Entre os vertebrados, o tegumento é composto por camadas: a mais externa, a epiderme é formada por tecido epitelial, a camada subjacente de tecido conjuntivo é a derme, seguida por um tecido subcutâneo, também conhecida como hipoderme. Há também uma cobertura impermeável, a cutícula.
Nos peixes adultos a epiderme é constituída por várias regiões com funções diferentes: Estrato superficial, intermediário e camada basal. A camada basal tem como função principal manter a epiderme ligada à derme subjacente por meio de estruturas (hemidesmossomas) que se encontram na camada basal.
O clima é que determina quase todas as ações de manejo e quais edificações cabíveis aos animais, buscando sempre o bem-estar destes. Porém, esta semana vimos em determinadas regiões do planeta, quase todas consideradas de clima frio, temperaturas chegarem de 42ºC a 45ºC.
Os animais mostram sinais inequívocos que refletem dor, angústia, medo, frustração, raiva, e outras emoções que indicam sofrimento. O conforto mental é um estado, que sem dúvida está relacionado com a condição física do animal, mas não apenas. É difícil saber o grau de satisfação do animal com seu ambiente.
Há duas grandes vertentes de conduta para melhorar o bem-estar animal. Uma delas é o chamado “enriquecimento ambiental”, que consiste em introduzir melhorias no próprio confinamento, com o objetivo de tornar o ambiente mais adequado às necessidades comportamentais dos animais.
A troca de calor entre o animal e o meio ambiente através do fluxo de calor sensível depende da existência de gradiente de temperatura entre o animal e o meio, da velocidade do vento e da umidade relativa do ar. Já a perda de calor latente (evaporação) depende da porcentagem de umidade relativa do ar.
São sintomas associados à lesões no cerebelo?
Como escreve a palavra Peço-lhe?
Como identificar máscara de nutrição?
O que é melhor cerâmica ou porcelanato?
Como saber se é dor na bexiga ou no útero?
Como levar tangerina na lancheira?
O que a macroevolução pode fazer?
Qual a função do delay na programação dos 3 leds?
Como diferenciar uma cobra venenosa de uma não venenosa?
Como usar Aciendel em cavalos?
O que a empresa deve fazer para reter talentos?
Qual a principal característica do Simbolismo?