O óxido nítrico é um importante neurotransmissor com capacidade potencializadora, atuando na memória e no aprendizado, podendo também ter ações endócrinas, autócrinas e parácrinas. A sua ação na imuno-regulação está presente na inflamação e nos mecanismos de autoimunidade.
O endotélio (a fina camada de células mais interna dos vasos sanguíneos) usa o óxido nítrico para comandar o relaxamento do músculo liso da parede do vaso, fazendo com que este dilate aumentando assim o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial.
Aumentar a disposição produzindo mais óxido nítrico
A vasodilatação se mantém enquanto a difusão do NO para a musculatura lisa vascular estiver ocorrendo. Um aumento no fluxo de NO para a musculatura lisa vascular provoca maior relaxamento celular e maior vasodilatação. Se a formação de NO diminui, ocorre uma vasoconstrição moderada10.
6 alimentos que estimulam a produção de óxido nítrico pelo corpo
As células do sistema imunitário, denominadas macrófagos, produzem óxido nítrico para combater bactérias. ... Estudos revelaram o poder do óxido nítrico em produzir a Hemodilatação, que é o alargamento dos vasos sanguíneos nos músculos.
Astrócitos reativos se acumulam em sítios de placas de Aβ muito provavelmente prolongando a neuroinflamação e contribuindo para a neurotoxicidade mediada por óxido nítrico, ao expressar as enzimas óxido nítrico sintase induzível (iNOS) e argininosuccinato sintase.
Portanto, é importante atingir e manter níveis ideais desta molécula em seu corpo. Uma dieta que seja fonte de vegetais ricos em nitrato e antioxidantes ou o uso de suplementos, como L-arginina ou L-citrulina, são maneiras benéficas de aumentar a produção natural de óxido nítrico pelo corpo.
Características do Produto
Forma Farmacêutica | Comprimido |
---|---|
Categoria do Medicamento | Genérico |
Princípio Ativo | Cloridrato de Nebivolol |
Quantidade | 28 Comprimidos |
Dosagem | 5mg |
Óxido nítrico é produzido em todo corpo, sobretudo pelas células endoteliais, que revestem as paredes internas dos vasos sanguíneos. A regulação do fluxo sanguíneo, com auxílio do óxido nítrico, desempenha um papel em várias funções do corpo, incluindo a manutenção de ereções e controle da pressão arterial.
Isso ocorre porque mediadores químicos e sinais nervosos são liberados por todo o corpo que induzem vasodilatação, uma vez que os tecidos precisam de oxigênio. Outro fator que induz a vasodilatação é a inflamação, que também pode ser localizada ou generalizada.
Óxido nítrico está envolvido em vários processos em nosso organismo, sendo fundamental para conter inflamação, melhora do sistema imune, função endotelial (veias e vasos sanguíneos), vasodilatação com melhora no desempenho esportivo e ereção, além de conter o estresse oxidativo.
O óxido nítrico causa, ainda, variação nas propriedades contráteis e na freqüência cardíaca. No sistema cardiovascular, a liberação de óxido nítrico atua regulando o fluxo sangüíneo e a pressão arterial, através de ação sobre a musculatura lisa. O óxido nítrico no sistema nervoso
Como jogar 2 pessoas no GTA San Andreas XBox 360?
Quais são os tipos de empréstimos que existem?
O que é um sistema de tributação?
Para que serve o banho de uva?
Quem são os quatro principais personagens da parábola do bom samaritano?
O que significa OEM no celular?
Qual o risco de doar medula óssea?
Qual a melhor maneira de captar um cliente?
Qual a diferença dos 4 porquês?
Onde se encontra Streptococcus pyogenes?
Como deve ser um texto acadêmico?
O que dar de presente para alguém que vai embora do país?
Qual a importância dos agentes sociais?