A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas.
A origem da raiz principal de um vegetal superior é uma pequena região do embrião contido na semente: a radícula.. As raízes laterais, por sua vez, se originam da raiz principal ou de outra raiz já existente. Há casos, contudo em que uma raiz se origina de um outro órgão como o caule e a folha.
As raízes pivotantes ou axiais são caracterizadas por uma raiz principal maior, de onde partem raízes laterais. Elas são encontradas em plantas dicotiledôneas. Exemplos: feijão, café, ipê.
A raiz é o órgão da planta que tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). Quase sempre subterrânea.
Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
A coifa, uma estrutura em forma de dedal formada por células parenquimáticas, ajuda a raiz a penetrar no solo através da produção de substâncias mucilaginosas. Além disso, protege a região meristemática de possíveis danos causados pelo atrito com o solo.
As raízes primárias são aquelas originadas da radícula do embrião. As secundárias originam-se a partir de ramificações da raiz primária. Já as adventícias se originam a partir dos nós caulinares. As raízes apresentam dois tipos de estruturação: o sistema axial (ou pivotante) e o sistema fasciculado (ou cabeleira).
Estômatos são estruturas presentes nas plantas que garantem a realização de trocas gasosas. Os estômatos estão presentes em maior quantidade nas folhas. Os estômatos são estruturas observadas na parte aérea do vegetal, sendo abundantes em folhas.
Então vamos começar por elas, depois vamos contar sobre outras raízes e seus benefícios.
As raízes podem se diferenciar quanto à organização, basicamente, em dois tipos: axial e fasciculada. A raiz axial ou pivotante; é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias.
Podemos definir a raiz como um órgão em geral subterrâneo que fixa planta ao solo, retira e distribui alimentos e muitas vezes funciona como órgão de reserva. Coifa: reveste e protege o meristema apical, ajuda a raiz a penetrar no solo (produção de mucilagem), controla resposta da raiz à ação da gravidade (na columela com grãos de amido).
Características gerais das raízes. A raiz é um órgão vegetativo, geralmente subterrâneo, aclorofilado. Sem nós com inserção de folhas e gemas laterais e entrenós com regiões de alongamento é mais simples estruturalmente que o caule. Sua ausência é uma exceção.
Raízes suporte: são raízes adventícias. Aparecem em plantas que vivem em solos pantanosos ou possuem uma base muito pequena, em relação à sua altura. Brotam em direção ao solo e nele se fixam e se aprofundam, aumentando a área de fixação da planta (Zea mays).
Raízes aquáticas são raízes que se desenvolvem na água como por exemplo a vitória-régia e o aguapé. Raiz Axial/pivotante: com raiz principal, secundárias pouco desenvolvidas. Característica das Dicotiledôneas e Gimnospermas. Raiz Fasciculada: sem raiz principal.
Quais são os sintomas de ressecamento?
Quanto ganha um milhão de visualizações no YouTube?
Como consultar um CRC de um contador?
O que é uma pessoa mal criada?
O que não pode faltar na sua dieta?
Como contar os dias trabalhados no mês?
Como é caracterizado o ensaio clínico de fase 2?
Quantos anos dura um fio de cobre?
Como tomar banho e ficar com cheiro de sabonete?
Que tipo de transformação ocorre com os alimentos assados na churrasqueira?
O que comer à noite quem tem gordura no fígado?
O que são recursos naturais resposta?
O que fazer depois que o bebê encaixa?
Por que o microondas explode com metal?
O que faz um instrutor de escola?
Quais são as consequências da necrose?