As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes. ... Entre as suas diversas funções, pode-se destacar o alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes.
O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais.
Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...
Hormônios que estimulam o alongamento celular das plantas
A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.
O ácido abscísico é um hormônio encontrado em briófitas (com exceção das hepáticas), pteridófitas, vegetais superiores e fungos. Ele atua no retardamento do crescimento e desenvolvimento desses organismos.
40 curiosidades que você vai gostar
O ABA atua reduzindo a pressão de turgor e, consequentemente, fechando o estômato. O fechamento dos estômatos está diretamente relacionado ao papel do ABA de responder a estresses. Ao fechar o estômato, a planta diminui a perda de água e, consequentemente, protege-a em casos de estresse hídrico.
O ácido abscísico é conhecido por inibir a produção dessas enzimas, enquanto a giberelina promove. A elucidação da participação do ácido abscísico em respostas ao frio, salinidade e estresse hídrico levou a sua denominação como hormônio do estresse.
Dependendo de sua concentração, as auxinas podem ter diversos efeitos sobre a planta. Ela pode provocar o crescimento do caule, das folhas, das flores, das raízes e dos frutos, como também a abscisão foliar, a dominância apical, a formação de flores femininas, a partenocarpia, entre outras atividades.
As auxinas apresentam efeitos notáveis em quase todas as etapas do desenvolvimento e crescimento vegetal. Atuam no desenvolvimento dos frutos e sua presença no ápice caulinar exerce uma forte inibição no crescimento das gemas laterais, mantendo-as dormente, efeito chamado de dominância apical.
Como conseguir um laudo do Detran?
Qual foi o primeiro papa da história?
Qual a doença mais incapacitante?
Como fazer uma citação direta longa no Word?
Qual o valor do seguro desemprego para 2022?
Como é feito o pique na língua do bebê?
Qual a importância do desenvolvimento psicomotor para a aprendizagem?
O que bloqueia o sinal do Wi-Fi?
Como desenvolver a oralidade na Alfabetização?
Onde ficam as estepes na Europa?
Como colocar o pontinho no notebook?
Quanto ganha um juiz e quantas horas trabalha?
Qual o melhor exercício físico para quem tem osteopenia?
É possível usar Coinbase no Brasil?
O que fazer para chamar a atenção de um pisciano?
Qual o principal custo com transporte?
Qual é o valor de uma bolsa de sangue?