A função da faringe é de receber e fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente.
A laringe é um órgão do sistema respiratório, também responsável pela fala (fonação). Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que alimentos entrem nas vias aéreas. É composta por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto na fonação.
Portanto, a faringe é um órgão que conecta as cavidades nasal e oral com o esôfago e a laringe. Por isso, através dela passam comida, bebida e ar e, através de complexos mecanismos, se separam e seguem seus caminhos naturais. O ar percorre a parte anterior e entra na laringe para chegar aos pulmões.
Sua função é fazer a ligação do nariz e da boca à laringe e ao esôfago. A faringe é dividida em três partes, sendo a nasofaringe, a orofaringe e a laringofaringe (ou hipofaringe). A nasofaringe é a porção localizada mais superiormente, que faz a comunicação posterior com a cavidade nasal.
A faringe é uma estrutura que funciona como passagem para alimentos, bebidas e também o ar, sendo um órgão que faz parte tanto do sistema digestório quanto do sistema respiratório. Está localizada posteriormente à cavidade nasal, oral e à laringe, sendo reconhecidas a porção nasal, oral e laríngea do órgão.
29 curiosidades que você vai gostar
A faringe apresenta, aproximadamente, 12,5 cm de comprimento, é um órgão tubular musculomembranoso, e possui três regiões distintas: a nasal, a oral e a laríngea. A região nasal é chamada de nasofaringe, enquanto a oral é denominada orofaringe, e a região laríngea é conhecida como laringofaringe.
À semelhança do nariz e da boca, a garganta é revestida por uma membrana mucosa, composta por células que produzem muco e têm projeções filiformes (cílios). As partículas de poeira retidas pelo muco são transportadas por esses cílios até o esôfago e são engolidas.
A cavidade da laringe é dividida em três porções: vestíbulo, glote e cavidade infraglótica: o vestíbulo vai do ádito da laringe às pregas vocais, englobando as pregas vestibulares e os ventrículos.
A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole. A nasofaringe serve de passagem a partir do nariz à garganta, para o ar até a traqueia, brônquios e pulmões.
A traqueia é formada por uma série de cartilagens em formato de C, as quais mantêm o formato de tubo dessa estrutura. A função desse órgão no sistema respiratório é garantir a passagem de ar para que ele atinja os pulmões.
Durante a respiração, a laringe recebe o ar e a epiglote se abre, de modo que esse ar seja conduzido para as vias aéreas e não para o sistema digestivo. O processo inverso ocorre durante a deglutição. A epiglote se fecha para que o alimento consiga seguir no sistema digestório e não invada o sistema respiratório.
Nos casos de laringectomia total, os pacientes não perdem suas capacidades de comunicar, mas a sua voz é alterada e deixa de ser laríngea para ser esofágica ou por outros meios com a laringe mecânica.
Laringe e faringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço. A grande diferença é que a faringe faz parte do canal alimentar, que se estende da boca até o esôfago; já a laringe está acima da traqueia (órgão do sistema respiratório que garante a passagem de ar para os pulmões).
A nasofaringe inclui a parte posterior cavidade nasal superior ao palato mole. Os cânceres nasofaríngeos, em sua maioria, se desenvolvem nas células escamosas que revestem a nasofaringe. A grande maioria dos pacientes se queixam de um nódulo ou massa na região do pescoço.
Observe a localização da faringe no nosso corpo e suas três regiões. Nasofaringe: corresponde à primeira região da faringe, a região nasal. Ela está situada atrás do nariz. Na nasofaringe, observa-se a presença de quatro aberturas, duas para as tubas auditivas (eustaquianas) e duas para o nariz (coanas).
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa presente na laringe. Sua principal função é evitar a passagem de alimentos do sistema digestório para o sistema respiratório. A epiglote (do grego, epi = sobre, em cima; glottis = laringe) é uma lâmina de cartilagem elástica em forma de folha presente na laringe.
Dois músculos, intimamente ligados entre si, unem as cartilagens tireóide e aritenóides sendo o músculo tireo-aritenóideo que vai da face lateral da cartilagem aritenóide à face posterior da cartilagem tireóide nas proximidades do plano mediano.
Os principais ligamentos intrínsecos da laringe incluem: ligamento vocal. o cone elástico. a membrana quadrangular.
...
Membranas e ligamentosos dois ligamentos tireo-hióideos.o ligamento tireo-hióideo mediano.a membrana tireo-hióidea.o ligamento cricotireóideo mediano.o ligamento cricotraqueal.
As cartilagens da laringe compõem seu esqueleto. Das nove cartilagens juntas, três delas são pareadas e bilateralmente simétricas, enquanto três permanecem sem par e especificamente posicionadas para uma função precisa. As principais cartilagens da laringe são: a cartilagem tireóidea.
Já a sensação de ter um “bolo” na garganta, também relatada como a impressão de ter um corpo estranho ou aperto nessa região é chamada de globus faríngeo, que pode estar presente em pacientes com refluxo gastroesofágico e refluxo laringofaríngeo, podendo ser acompanhada de rouquidão, alteração da voz, pigarro, azia, ...
Para saber se a garganta está inflamada, basta ficar atento a esses fatores. A reação inflamatória é caracterizada pela dilatação nos vasos sanguíneos ligados ao tecido afetado pelo organismo ou objeto invasor, resultando em vermelhidão, aquecimento, inchaço e dor.
Assim como congestão nasal, diarreia e conjuntivite, a dor de garganta e COVID-19 estão altamente relacionadas, mesmo sendo um pouco menos comuns dos demais sintomas causados pela infecção.
A faringe é dividida em três regiões: nasofaringe, bucofaringe e laringofaringe. Na mucosa que a reveste, encontra-se o anel de Waldeyer, composto de tecidos linfáticos, as tonsilas, importantes no combate a infecções. Por sua vez, esse tecido linfático divide-se em faríngea, tubáricas, palatinas e linguais.
A camada circular externa de músculos faríngeos consiste em três constritores da faringe: superior, médio e inferior. Os músculos longitudinais internos são o palatofaríngeo, o estilofaríngeo e o salpingofaríngeo. Esses músculos elevam (encurtam e alargam) a faringe e a laringe durante a deglutição e a fala.
A função da faringe é realizada por dois grupos de músculos que ajudam a empurrar o bolo alimentar inferiormente para o trato digestivo. Além disso, eles também ajudam na deglutição e na fala.
...
Ele se origina de três nervos cranianos principais:Nervo vago (NC X)Nervo glossofaringeo (NC IX)Nervo maxilar (NC V2)
O que pode e não pode comer Segundo a Bíblia?
Qual o recurso cabível em face da decisão que deferiu a antecipação de tutela?
Qual é o menor estrela do universo?
Para que serve o adubo 20 0 20?
O que é propriedade resolúvel de exemplo?
Qual a população do Brasil 2021?
O que é interesse difuso exemplo?
Como identificar vazamento sem quebrar?
O que fazer com garrafa PET de 2 litros?
Quanto custa licença de música?
Qual suplemento tomar para quem trabalha à noite?
Qual é a droga mais forte do mundo?
Quem vai ser o novo goleiro do Corinthians?
Como funciona o sistema Flex One?
O que é preciso para praticar hipismo?
Qual a diferença do alongamento dinâmico e estático?