A escova rotativa promete secar e alisar ou modelar os cabelos ao mesmo tempo.
A escova rotativa é uma opção para quem precisa de praticidade no dia a dia para manter os cabelos sempre arrumados. Com seu formato cilíndrico e giratório, ela seca os fios ao mesmo tempo que os modela. Você pode usá-la para secar, alisar e modelar seus cabelos.
A rotativa faz a escova clássica de salão, com mais movimento e volume. Agora, pra ter aquele liso mais comportado, a escova secadora consegue um efeito chapado e brilhoso! O desenho dela e o jeito como o ar quente sai pelas cerdas são ideais pra quem quer diminuir o volume, principalmente se tiver muito cabelo, viu?
A escova rotativa, também chamada de escova modeladora, é uma opção para quem precisa de praticidade no dia a dia. Ela é cilíndrica, giratória e seca os fios ao mesmo tempo que os modela. Dependendo do modelo, pode ser usada nos cabelos molhados, secos ou úmidos.
Diferente da escova alisadora que alisa os fios, a escova rotativa funciona por meio da rotação e do ar quente, é quase como um secador, sabe? Você não precisa esperar que ela aqueça e nem precisa se preocupar em ajustar a temperatura. Ou seja, ao mesmo tempo em que ela que seca, ela também modela os fios!
38 curiosidades que você vai gostar
Se a sua escova modeladora for secadora ou rotativa, você pode usar ela com o cabelo molhado, mas é importante secar com a toalha antes pra tirar o excesso de umidade e passar um bom protetor térmico.
Assim como no caso do secador, a comparação entre a escova e a chapinha também entra na questão da habilidade. “A escova secadora tem uma temperatura menor do que a da chapa, então, se a pessoa não tem tanta facilidade para manipular essas ferramentas, ela corre menos risco de danificar o cabelo”, finaliza Andrea.
Entre as vantagens da escova rotativa, ainda podemos citar o fato de que ela confere luminosidade extra aos fios. Não por acaso, já que o aparelho contém revestimento de cerâmica e turmalina em suas cerdas, o que distribui o brilho por toda a extensão do cabelo e evita o famoso frizz.
O que mais agride a saúde das madeixas e, por isso, requer maiores cuidados é a escova secadora, conforme explica a dermatologista Ana Magella, da Clínica Corporeum.
Turmalina: essa tecnologia emite íons negativos que fecham a cutícula, dão brilho e maciez ao fio. Outra grande vantagem é que a secagem fica mais rápida, danificando menos o cabelo. Cerâmica: a maioria dos secadores de alta potência tem revestimento em cerâmica para manter a temperatura do secador constante.
O que danifica os fios é o excesso de intervenções com produtos químicos, sem que o cabelo esteja preparado para isso, ou seja, nutrido e hidratado. A repetição de tratamentos químicos em pouco tempo pode sim danificar os fios. Cabelos ressecados, porosos e danificados significam a mesma coisa.
1- Escova Secadora Britânia SOFT BEC07R 1300W Bivolt.2- Escova Secadora Britânia Soft BEC02 1200W Preta.3- Escova Secadora Philco Soft Advance PES14 Infrared Bivolt.4- Escova Secadora Bivolt Philco Soft Beauty Cherry PEC13.5- Escova Secadora Mondial Golden Rose ES-02.10- Escova Secadora Mondial Black Purple ES-08.
Em média, a escova rotativa dura em torno de um ano sem apresentar nenhum tipo de problema. A maior parte dos problemas desse produto ocorre no motor. Isso acontece porque o motor não aguenta o esforço e a função rotatória deixa de funcionar.
Melhores escovas rotativas de 2022Escova Rotativa Tourmaline Infinity Ion ER-03 127V – Mondial.Escova Rotativa Ceramic Spin Ion Brush 220V- Philco.Escova Rotativa Modeladora Gama Italy Turbo Ion 3000 Rotating Styler 127v.Escova Rotativa Beauty Shine Single – 127V Philco.Escova Rotating Air Brush Titanium Conair.
Confira, a seguir, as melhores escovas rotativas de 2021: Escova Rotativa Mondial Ceramic Ion ER-05 (Melhor escova rotativa) Escova Rotativa Mondial Tourmaline Infinity Ion ER-03 (Melhor escova rotativa profissional) Escova Secadora Philco Soft Rose Gold 1200w (Melhor escova rotativa alisadora)
Como as cerdas da escova passam bem próximas ao couro cabelo, e rente aos fios, a secagem com a escova é mais rápida que a feita com o secador. Quem deseja tirar o volume pode aproveitar muito da escova secadora, pois ela faz exatamente isso, ou seja, essa secadora consegue dar aos fios um efeito mais chapado.
De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.
Uma vez ou outra, tomando todos esses cuidados usando protetor térmico, tirando água o suficiente, não teria problema, mas o uso diário, todo dia, aquele contato, aquela potência, aquela temperatura alta no fio, ela vai queimando o fio com o tempo e com isso você pode ter quebras, afinamento no fio”.
“De forma geral, a escova deixa um acabamento mais natural também em relação à chapa (que deixa o cabelo bem reto).”, diz. Vale destacar ainda que, com a chapinha, é difícil conseguir modelar os cabelos “para dentro” ou “para fora”, o que fica bem mais fácil com o uso da escova alisadora.
É melhor fazer a progressiva porque a chapinha todos os dias degrada o cabelo todos os dias. A progressiva teoricamente é uma vez a cada dois meses. Se você associar a progressiva a um bom tratamento de nutrição, você não tem tanta perda de massa do cabelo.
Com os cabelos úmidos (menos molhados), você aumenta a força dos fios sem perder tanta flexibilidade. Isso vale para cabelos crespos, lisos, ondulados e cacheados. Resumindo: Ao usar escovas e pentes, prefira fazê-lo com os fios nem secos, nem molhados - opte sempre por pentear os cabelos úmidos.
Para usar a escova secadora é preciso que o cabelo esteja limpo e molhado. Por isso, a dica é lavar os fios antes de usar. Se possível, faça uma hidratação para potencializar o resultado da escova secadora.
O cabelo molhado é frágil
Quando húmido, o cabelo é muito mais vulnerável e tem uma tendência a quebrar facilmente quando escovado. É por isso que você não deve escovar os seus cabelos quando ainda estão molhados, pois pode causar-lhes danos.