A formação de um líquido pode ser devido à fusão de um sólido ou à condensação de um gás. Suas características ficam entre as dos sólidos e as dos gases.
Uma substância no estado líquido tem volume definido, mas não tem forma própria, tomando a forma do recipiente em que está contido. Os líquidos não têm a rigidez característica dos sólidos, por isso, a resistência de suas superfícies ou tensão superficial é pequena e os líquidos apresentam o que chamamos viscosidade.
As moléculas de um líquido apresentam maior liberdade de movimento do que as de um gás, devido à sua fluidez. Sendo assim, a sua forma vai depender do recipiente em que está confinado e seu volume será constante, é diferente do gás, que ocupa todo o recipiente onde se localiza e não tem volume fixo.
1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml). Uma lata de refrigerante contém 350 ml de líquido, dessa forma podemos dizer que o seu volume é igual a 350 cm³.
No estado líquido, a matéria tem forma variável e volume definidos. As partículas estão um pouco mais unidas, não há um arranjo definido. As partículas nos líquidos “deslizam” umas sobre as outras e se movem. Isto é o que proporciona a fluidez no líquido.
O estado gasoso é caracterizado por ter baixa densidade e viscosidade, alta compressibilidade e transparência ótica, completa falta de rigidez, grande capacidade de expansão, podendo ocupar qualquer volume ao seu dispor e formar misturas molecularmente homogéneas com outros gases.
Agua filtrada e tbm líquidos fervidos para que possam ser purificados !!
Vejamos as propriedades de um líquido: Compressão: a dificuldade de compressão nos líquidos é devida à repulsão entre as nuvens eletrônicas de moléculas vizinhas, que oferecem resistência à aproximação.
O volume de uma quantidade de um líquido é determinado pela sua pressão e temperatura. Se este volume difere ligeiramente do volume do recipiente que o contem, uma superfície é observada. A superfície do líquido se comporta como uma membrana elástica, na qual a tensão superficial se manifesta.
As moléculas de um líquido apresentam maior liberdade de movimento do que as de um gás, devido à sua fluidez. Sendo assim, a sua forma vai depender do recipiente em que está confinado e seu volume será constante, é diferente do gás, que ocupa todo o recipiente onde se localiza e não tem volume fixo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O estado líquido é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume.
O que devo fazer para ter a guarda unilateral?
O que não é bom para o cabelo?
Qual a diferença entre o lado esquerdo e direito do cérebro?
O que significam ondas quadradas no oceano?
Como a sinvastatina elimina o colesterol?
Como acessar o Portal do Aluno Senac?
O que são arcos arquitetônicos?
Quem tem direito a prorrogação do Seguro-desemprego?
Quais os alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento?
Como deixar de ser Instagram beta?
Qual o valor da multa da DIRF 2021?
Qual planta usar para cerca viva?