A Falange dos Pretos-Velhos, tão querida dentro da Umbanda e, talvez, a que melhor a represente, tem como característica principal a humildade em seus trabalhos. São seres que, apesar do altíssimo grau de espiritualidade, curvam-se diante de nós, em profundo ato de humildade e respeito.
Falange dos Pretos-Velhos (as)
Às vezes, são espíritos que assumem aquela forma para poderem manter uma perfeita comunicação com aqueles que os vão procurar em busca de ajuda. São extremamente pacientes com os seus filhos e, como poucos, sabem incutir-lhes os conceitos de carma e ensinar-lhes resignação.
Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas. Chamados carinhosamente de meu pai, vovôs e vovós, os Pretos velhos transmitem humildade, têm muita força espiritual e são grandes orientadores.
Conheça o Preto Velho de cada signoÁries - Pai Antônio de Angola.Touro - Vô Venâncio.Gêmeos - Vó Severina.Câncer - Tia Maria Redonda.Leão - Vô Augusto.Virgem - Vô Cipriano.Libra - Tia Pulquéria.Escorpião - Vó Sabina.
Os pretos velhos ligados a Orixá Nanã Buruque são mais raros e demonstram ter a idade mais avançada. São especialistas em conselhos sobre moral e karma. Atuam também ao lado de Iansã – Oyá e Orixá Obaluaiê, conduzindo eguns (espíritos desencarnados). Falam rígido, com seriedade, sabedoria e muito respeito.
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Caboclas de Iansã
Bartira, Jussara, Jurema, Japotira, Maíra, Ivotice, Valquíria, Raio de Luz, Palina, Poti, Talina, Potira. Características: rápidas, diretas e inspiradoras. Geralmente trabalham com assuntos de emprego, prosperidade ou descarrego.
Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina.
Como saber seu orixá pela data de nascimento? Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana.
Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.
A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você. Me curvar ao outro é estar, humildemente, disposto a ouvi-lo. Escutar e, mesmo sem concordar, respeitar.
“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.
As mais conhecidas são: Pai Joaquim; Pai Francisco; Pai Maneco; Pai João; Pai José; Pai Mané; Pai Antônio; Pai Roberto; Pai Cipriano; Pai Tomaz; Pai Jobim; Pai Roberto; Pai Guiné; Pai Jacó; Pai Benedito; Rei Congo, Pai Anacleto, Vó Cambinda; Vó Cecília; Vó Maria Conga; Vó Catarina; Vó Ana; Vó Quitéria; Vó Benedita; Vó ...
Os Pretos Velhos, ao atuarem na linha de Oxóssi, receberão o nome de Pai Antônio da Mata. Esse nome é definido não somente pela linha de atuação, mas também pelas características desses Pretos Velhos. Eles recebem uma forte influência de Oxóssi e das suas características.
Os Pretos-Velhos são os responsáveis, também, por cuidar das crianças, sendo cultuados ainda em cerimônias de Cosme e Damião. As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.
Os Pretos Velhos são os nossos ancestres. São os verdadeiros fundadores do Candomblé no Brasil. E como reza a tradição do Candomblé na cultura e sabedoria africanas, os ancestrais jamais devem ser esquecidos.
Para saber se uma pessoa tem pomba-gira, a primeira coisa que você precisa investigar é se existe mediunidade de incorporação. A maioria das pessoas não sabe, mas existem vários tipos de mediunidade.
Faça a saudação: “Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!”. Você vai ver que o caminho se abre, as respostas se afirmam. Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui.
“Exu, tu que és regente do vazio, o vitalizador, o esgotador dos excessos humanos e de suas ilusões vãs, auxilia-nos. Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida.
Os Orixás foram divididos da seguinte forma: o elemento fogo é regido por Ogum, Yansã e Xangô; o elemento ar, por Oxumarê, Logun-Edé e Exu; o elemento água conta com Oxum, Obá, Nanã e Yemanjá; por fim, o elemento terra possui os Orixás Oxóssi, Ossâim, Ewá, Oxalá, Iroko e Omolu (Obaluaê).
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Odu Ofun é um oráculo de ifá, representado no merindilogun com dez conchas abertas pela natureza e seis fechadas. No geral, o significado do Odu 10 está relacionado a problemas ligados a barriga, útero, trompas e ovários, que levam quase sempre a uma cirurgia. No caso dos homens, o alerta é para a próstata.
A forma mais direta para descobrir o Caboclo de Proteção é fazendo uma consulta espiritual online ao Jogo de Búzios. Além de descobrir seu Caboclo de Proteção, são indicadas as Pombagiras e Exús e os Pretos Velhos, revelando como cultua-los.
Aruanda é um conceito presente nas religiões afro-brasileiras, sobretudo na Umbanda, bem como no Espiritismo brasileiro. Descreve um local no mundo espiritual, que varia muito de acordo com a corrente religiosa, mas que de modo geral poderia ser equiparado a uma espécie de paraíso espiritual.
Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...
M bicy (conhecida também por Bartira, Burtira ou Isabel Dias) foi uma índia tupiniquim paulista do século XVI.
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