A radiação ultravioleta (UV) pode ser entendida como toda a radiação eletromagnética com comprimento de onda entre 200 e 400 nanômetros (nm) e de frequência maior que a luz visível.
Raios Ultravioleta (UV)
Os raios ultravioleta são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda entre 400 nm e 100 nm, correspondentes a freqüências que alcançam até 1018 Hz. Esta denominação é devido a sua freqüência ser acima do violeta da luz visível.
Os raios ultravioleta emitidos pelo sol levam as siglas UVA (ultravioleta A), UVB (ultravioleta B) e UVC (ultravioleta C). ... Raios UVB: Raios Ultravioleta B são os responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão no corpo após a exposição ao sol.
A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. ... Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC. Porém, felizmente, ela não atinge a superfície da terra, pois é filtrada pela camada de ozônio.
A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC. Os raios UVA têm um comprimento de onda de 320 a 400 nm e são os de maior incidência na superfície terrestre, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio.
41 curiosidades que você vai gostar
Entenda os raios ultravioletas: UVA e UVB
Estes raios são responsáveis pelo envelhecimento da pele e surgimento de rugas. Já os raios UVB são mais intensos e ocorrem mais durante o verão. Penetram superficialmente na pele provocando queimaduras solares, vermelhidão e predisposição ao câncer de pele.
A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. ... Como exemplo, o UVA começa em torno de 410 nm e termina em 315 nm. O UVB começa em 330 nm e termina em 270 nm aproximadamente.
A radiação infravermelha origina-se de vibrações moleculares que geram mudanças nas cargas elétricas de cada átomo e provocam emissões de radiação. Por isso, ela está relacionada ao calor. A radiação infravermelha pode ser emitida por qualquer objeto quente e pelo Sol.
Como a radiação solar chega à Terra? A radiação solar atravessa a atmosfera e chega até a superfície terrestre, aquecendo-a. Boa parte da radiação recebida é absorvida, sendo esta parte a responsável pelo aquecimento do planeta. Outra fração - a infravermelha - é refletida e não chega à Terra.
A radiação ultravioleta possui ação germicida, sendo amplamente utilizada na descontaminação de superfícies e materiais em laboratório.
A ordem crescente de energia das radiações UVA, UVB e UVC são, respectivamente. UVB < UVA < UVC. UVC < UVB < UVA.
UV é a sigla para ultravioleta, que é um tipo de radiação eletromagnética. Assim, UVA, UVB e UVC são diferentes tipos de raios ultravioleta e que são transmitidos a partir do Sol.
Como prevenirUsar chapéus, camisetas e protetores solares.Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta.
A radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, provocados pela nossa civilização, estamos expostos a esta radiação sem qualquer proteção.
A radiação UVA ainda é subdividida em UVA– I (340 a 400 nm) e UVA–II (315 a 340 nm). A radiação UVA–I possui maior capacidade de penetração na pele, com alto potencial para causar danos na estrutura do DNA e induzir ao câncer cutâneo.
O espectro visível diz respeito às ondas eletromagnéticas cujas frequências são localizadas entre o infravermelho e o ultravioleta. Essas ondas, que têm frequências que se estendem de 4,3.1014 Hz até 7,5.1014 H, são aquelas que podem ser percebidas pelo olho humano e interpretadas pelo cérebro.
O processo de emissão de luz realizado pelo Sol é o de irradiação térmica. Esse tipo de emissão surge em decorrência de altíssimas temperaturas sem qualquer dependência da substância do emissor: toda a luz é produzida nesse processo por efeitos estritamente térmicos.
O sol emite alguns tipos de radiação, cada qual com um efeito diferente sobre a pele: Radiação infravermelha: responsável pela produção de calor. Luz visível: toda a luz que enxergamos a olho nu. ... Radiação ultravioleta B: não atinge a superfície terrestre.
Os raios solares atingem de forma desigual a Terra, tendo uma maior declinação da luz em relação à linha do Equador. Quando o raio solar atingir perpendicularmente o Trópico de Capricórnio (no período de 21 de junho até 22 de setembro), será verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte.
A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de ondas longos, ou final vermelho do espectro da luz visível.
Emitem a radiação, interpretam o padrão intrincado do sistema e indicam o preço de algo no mercado. Mas a maior contribuição do infravermelho é a que faz você se conectar à internet! ... Nestas grandes estruturas, ocorre a transmissão no espectro infravermelho.
Todo corpo, inclusive o humano, é emissor de radiações infravermelhas. ... As lâmpadas infravermelhas usam dessa radiação para ativar a circulação sanguínea e diminuir processos inflamatórios. As câmeras sensíveis ao infravermelho conseguem mostrar as áreas mais quentes dos corpos, que ficam nas cores amarelo e laranja.
Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.
A radiação ultravioleta, também conhecida pela sigla UV, pode ser subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, de acordo com o seu comprimento de onda. A camada de ozônio que envolve a Terra consegue absorver grande parte desses raios, impedindo que boa parte deles chegue à superfície terrestre.
A radiação ultravioleta é emitida por superfícies de alta temperatura, como o Sol. Ela também pode ser produzida por lâmpadas fluorescentes especiais.
Como se constrói uma identidade cultural Brainly?
O que determina as impressões digitais?
Como lançar férias antigas no eSocial?
Como liberar o Lost in Nightmares no Resident Evil 5?
O que provoca picos de insulina?
Como enfrentar o medo de viajar sozinha?
Como não receber mensagens no WhatsApp de estranhos?
Qual o nome que se dar a pessoa que deixa pra depois?
Quais são os dispositivos de Larry em Uma Noite no Museu?
Como contabilizar insumos na contabilidade?
Como acabar com o medo de empreender?
Como se arrumar seu quarto rapidamente?
Como perder o medo de gravar vídeo?
Como impedir a entrada de vírus no celular?
Como solicitar crédito no Banco Inter?
O que significa Eireli no final da razão social?
Como começar a chamar o namorado de amor?
Como acabar com a fobia de cachorro?