Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… ... Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente. Essa sequência de distâncias foi: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom…
Como surgiu a primeira escala musical? Assim como muita coisa na nossa a vida, as escalas musicais têm sua origem na Grécia Antiga, e um dos grandes responsáveis por isso foi o matemático Pitágoras de Samus. Sua história e a origem de seus estudos é incerta, já que Pitágoras dividia muitas teorias com seus discípulos.
Sem entrar em detalhes no processo da construção das escalas, vemos que a divisão da escala musical em sete notas principais (tom – tom – semitom – tom – tom – tom - semitom) é uma conseqüência da irracionalidade na divisão dos intervalos que definem a escala.
Escalas modernas, que na cultura ocidental são as mais utilizadas: Escala cromática. Escala maior. Escala menor.
Dó maior (abreviatura no sistema europeu Dó M e no sistema americano ou sistema de Cifras C) é a tonalidade que consiste na escala maior de dó, e contém as notas dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó. A sua armadura não contém acidentes (nem sustenidos nem bemóis).
Tem mais depois da publicidade ;) Foi nesse contexto que um monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, nascido nos fins do século X, organizou o sistema de notação musical conhecido até os dias de hoje.
Nos países latinos e eslavos, a denominação das notas musicais deve-se ao monge italiano Guido D'Arezzo, que viveu no século XI. Em seus tratados, ele idealizou um sistema para recordar os tons das sete notas. ... Assim surgiram ut, ré, mi, fá, sol, lá – e o si, formado pelas iniciais do nome do santo.
Sua freqüência é de aproximadamente 261.6 Hz.
440Hz Com isso podemos medir qualquer intervalo numa oitava! Normalmente temos como referência a nota Lá como 440Hz.
Uma escala musical pode ser definida como: 1) Um grupo de notas musicais que derivam, em parte ou no todo, do material escrito de uma composição musical; 2) Uma sequência ordenada de tons pela frequência vibratória de sons (normalmente do som de frequência mais baixa para o de frequência mais alta), que consiste na manutenção de determinados ...
Tipos de Escalas 1 Escalas diatônicas com 5 tons e dois semitons (como as escalas maiores, menores, ciganas e modos gregos) 2 Escalas artificiais (como a cromática com 12 semitons) 3 Escalas exóticas de outras culturas
Escalas modernas, que na cultura ocidental são as mais utilizadas: Sendo que a Escala menor se divide em 3 : Outras escalas são, entre outras: Escalas gregas ou modos gregos, também chamados modos litúrgicos ou modos eclesiásticos, como dórico, frígio e lídio.
Introduza algumas das notas que quer ou talvez até um acorde ou dois. Esta ferramenta encontrará as escalas certas para si. Use-as para solar ou talvez para completar a sua melodia ou progressão. Introduza qualquer número de notas, a ferramenta tratará do resto. Incluir Escalas Gregas Alteradas (dórica b2, lídia #9, lócria 6, etc ...)
Quantos anos tem o DJ marshmallow?
O que fazer para o macarrão não grudar depois de cozido?
Como manter alimentos gelados fora da geladeira?
Como verificar inscrição na Cohab?
Como se apresentar de forma engraçada?
Como se escreve a palavra Dane-se?
Como manter o Pump por mais tempo?
O que fazer para o lençol não sair do colchão?
Como se diz dance em português?
Como deixar o cabelo loiro bege?
Como fazer nivelamento de parede?
Quanto tempo o caranguejo sobrevive fora da água?
Como deve ser feita a organização no local de trabalho?