A cultura africana é vasta devido à grande diversidade de etnias que possui e à migração de vários povos do mundo para o continente. A região norte, saariana, manteve, ao longo da história, contatos forçados e espontâneos com povos fenícios, turcos, árabes, romanos, gregos e do extremo oriente.
O continente africano apresenta uma grande pluralidade em diversidade étnica, gerando conflitos de interesses, que são traduzidos desde conflitos civis à genocídios. Esses conflitos têm como principal fator o envolvimento de diferentes etnias, onde na maior parte dos casos os conflitos são de natureza interna.
Muitos enxergam a África como um continente genérico e único, mas com 54 países e outras dezenas de culturas, esta imensa região é múltipla e repleta de diversidades. O árabe-berbere e o negro-africano são considerados os dois maiores referenciais culturais do continente.
Línguas africanas
O fator principal da expansão muçulmana nesta região foi o comércio transaariano, que envolvia a África ocidental e o norte do continente. O processo ocorreu após a consolidação da conquista árabe ao norte, iniciando-se a partir do século IX.
O continente africano possui uma das maiores diversidades culturais do planeta. Na chamada África Branca, ao norte, predominam os povos caucasóides e semitas e na chamada África Negra, ao sul do Deserto do Saara, encontram-se os povos pigmeus, bosquímanos, hotentotes, sudaneses e os bantos.
Apesar de 70 por cento ser de origem africana, a população apresenta-se heterogénea, dividindo-se em várias etnias: zulus (22 por cento); xhosas (18 por cento); pedis (9 por cento); sotos e tswanas (7 por cento cada). Existem também outras minorias de origem khoi-khoi (bosquímanos) e hotentotes.
Diversidade étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade. ... O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural.
Atualmente, o local que abriga a maior diversidade étnica no continente Africano é a Floresta do Congo, situada em países como República Democrática do Congo, Camarões, República Centro-Africana e Guiné Equatorial.
Diversidade cultural da África O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terra: a África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul). Ambas são regiões de diversidade cultural, mas a porção sul do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população.
Os grupos étnicos da África são numerados em centenas, mas cada um tem a sua própria língua (ou dialeto de uma língua) e cultura.
Muitos são os aspectos culturais que sofreram influência africana no país, entretanto, podemos destacar: o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, da qual surge a umbanda; a capoeira, uma dança-luta praticada pelos antigos escravos criada no Brasil;
Quem proclamou a República Juliana?
Como é a visão de um pintinho?
Como os fatores ambientais se relacionam com o fenótipo é genótipo dos organismos?
Quem introduziu o estilo barroco no Brasil?
Onde e por qual enzima o piruvato é convertido em acetil CoA?
Quais fatores ambientais interferem na saúde?
Como identificar seu temperamento?
Como identificar células iguais no Excel?
Como saber o que o médico escreveu?
Como o petróleo é usado para gerar energia?
Como organizar uma área de lazer?
Como piloto descreve o Pequeno Príncipe?
Como os egípcios explicavam a antiguidade a origem do mundo?
Quando o piloto sabe a hora de descer?