A filosofia de Descartes é essencialmente dualista, isto é, ele admite a existência de duas realidades paralelas. Nesse sistema, o mundo é formado por duas substâncias independentes entre sí: a alma (o sujeito = substância pensante) e a o corpo (o objeto = substância extensa).
Para Espinosa, portanto, o corpo é uma individualidade dinâmica e intercorpórea. Os corpos são forças que não se definem apenas por seus encontros e choques ao acaso, mas por relações e processos de composição e decomposição de acordo com uma maior ou menor conveniência (DELEUZE, 1993).
Para Espinosa, a consciência é a fonte de ilusões. Somos conscientes dos nossos desejos e representações, facto que torna a consciência um conhecimento incompleto, que mantém o Homem ignorante das causas que produzem conhecimento verdadeiro e total.
As idéias, para Espinosa, existem enquanto idéia do corpo e correspondem à alma humana, que é a expressão do intelecto divino. Assim como o corpo é um corpo composto de vários indivíduos, a alma é composta de muitas idéias, ela é idéia composta e é exatamente esta composição que confere à alma sua natureza individual.
A modificação no nosso corpo corresponde a uma modificação na alma. A mente conhece seu corpo através das ideias das afecções dele. E ao mesmo tempo em que tem ideias deste corpo, tem simultaneamente ideias destas ideias. Mas estas ideias envolvem a natureza do nosso corpo e do corpo externo.
Spinoza e Descartes grandes representantes do racionalismo moderno. Utilizando como modelo o modo de investigação axiomático. Para Spinoza, diferente de Descartes, não há duas substancias, a pensante e a extensa, mas ambas são atributos de Deus.
O DESEJO COMO PRODUÇÃO Ao pensar o corpo e sua potência, Deleuze tem em Espinosa sua inspiração, já que o filosofo holandês pensa o corpo e suas afecções, atribuindo ao homem uma possibilidade de ser livre na medida em que transforma em potência sua capacidade de reação.
Não há superioridade da alma sobre o corpo como imaginaram vários pensadores antes de Espinosa. ... Ou seja, o que é percebido na mente humana é exclusivamente o que acontece com o corpo. A mente é ideia do corpo, o pensamento só acontece por força dos corpos que nos afetam.
Deus para Spinoza é o único motivo da existência de todas as coisas. Deus é a substância única e nenhuma outra realidade existe fora de Deus. ... Deus existe em si e foi gerado por si, para existir ele não necessita de nenhuma outra realidade. A essência de Deus pressupõe a sua existência.
Através da definição de Espinosa do conceito de conatus podemos chegar à resposta. Tudo que existe quer manter-se em si mesmo, e realiza um esforço nesta direção. O objetivo do corpo é continuar existindo, ele é natureza (mesmo aparentemente separado dela através da pele) e procura manter sua forma própria.
Spinoza buscou a espiritualidade racionalista, é profunda e a ideologia deturpada pelas derrotas sucessivas. Deus, da alma e da mente. A religião e o Estado devem estar subjugados à eles. Spinoza não acreditava na divindade de Cristo, mas o colocava como o primeiro entre os homens.
Como funciona a nossa mente... A mente humana grava e executa tudo que lhe é enviado, seja através de palavras, pensamentos ou atos, seus ou de terceiros, basta que você aceite-os. Um cientista queria provar essa teoria, para isso conseguiu um voluntário na penitenciaria.
Tudo que a mente sabe, ela sabe através de um corpo que é afetado, que existe em ato. Ou seja, o que é percebido na mente humana é exclusivamente o que acontece com o corpo. A mente é ideia do corpo, o pensamento só acontece se estiver por força dos corpos que nos afetam.
Como escrever numeros grandes em ingles por extenso?
Quantas aulas práticas de carros 2021?
Quais são as principais características da área de armazenamento de uma UAN?
Como se chama as pessoas que gostam de K-pop?
Quais são as principais características do trovadorismo?
Qual foi a causa da morte de Alexandre o Grande?
Quanto tempo depois de beber pode dirigir?
Quantas calorias têm 3 Heineken long neck?
O que comer para matar a fome e não engordar?
Quais são os tipos de fontes de luz?
Que tipo de substantivo é a palavra lápis?