Massa e volume são grandezas distintas que se relacionam pela densidade dos corpos. O volume de um corpo é o espaço que ele ocupa. Nesse espaço, pode haver mais ou menos massa, de acordo com sua densidade.
A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V.
Ele pode ser calculado por meio da fórmula: Volume = comprimento x altura x largura. Múltiplos: Utilizamos para indicar a quantidade de massa de corpos ou objetos maiores. Os múltiplos da medida de massa são: quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag).
Massa específica e densidade tem a mesma unidade de medida, ambas tratam da razão entre massa e volume, entretanto, a massa específica diz respeito à substância, enquanto a densidade é relacionada a um corpo.
A matéria é definida como tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço.
22 curiosidades que você vai gostar
Matéria é tudo que tem massa e volume e que, portanto, ocupa lugar no espaço.
Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa.
A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.
Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão: Densidade = massa / volume A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o […]
É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
Para calcular o volume da substância, divida a massa da substância pela densidade (volume = massa/densidade).
Como calcular o Volume? O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).
A segunda Lei de Newton afirma que a força é igual à massa multiplicada pela aceleração (F = m x a). Se souber o valor da força resultante e a aceleração do objeto, você pode inverter a fórmula para calcular a massa: m = F / a. A força é medida em N (Newton), mas também pode ser expressa como (kg * m) / s2.
1. Espaço ocupado por um corpo qualquer. 2. Extensão, grossura de um objecto .
A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado. Ela também é a origem da força gravitacional, atuante sobre os corpos no Universo.
Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.
A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL. Já para gases é mais comum a unidade g/L.
A densidade refere-se a um corpo, que pode ser composto por apenas uma substância ou por uma mistura de substâncias, como por exemplo, uma solução de água com açúcar. A massa específica, por sua vez, refere-se à densidade de uma substância homogênea específica, como o alumínio, o chumbo ou a água.
Volume (V): é o espaço ocupado por um corpo. No SI, a unidade-padrão de volume é o metro cúbico (m3). Mas, em Química, são muito utilizados o litro (L) e o mililitro (mL).
Massa e peso são grandezas diferentes, a massa mede a quantidade de matéria de um corpo, o peso mostra a relação da massa com a aceleração da gravidade local. Em uma balança mede-se a massa, não o peso.
Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.
Conclusão: podemos classificar como matéria tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e, como energia, o que não ocupa lugar no espaço, mas mexe com nossos sentidos e também transforma as diferentes quantidades e tipos de matéria.
O ar é matéria e ocupa todo o espaço do ambiente em que não exista outra matéria. Por exemplo, em uma garrafa com água pela metade, o ar ocupa a outra metade (superior) desta garrafa. O ar tem massa.
O fogo não ocupa espaço e não apresenta massa, logo, ele não pode ser sólido, líquido, gasoso nem plasma. Sendo assim, sobrou apenas a opção energia. É isso mesmo, o fogo é energia.
Quais são os tipos de meio ambiente?
O que se comemora no Dia 02 de fevereiro?
Qual a função da pasta de cimento?
Qual foi o motivo da separação de Eliana com Edu Guedes?
Como melhorar a qualidade de um vídeo na internet?
Pode usar vitamina C antes da maquiagem?
Como o Tanjiro voltou a ser humano?
São características da marcha ataxia?
Quantas xícaras tem 1 kg de feijão?
Como dá um elogio a uma garota?
Faz mal secar o cabelo com secador?