A tireoide produz os hormônios tireoidianos, que são responsáveis por várias atividades do corpo, principalmente aquelas relacionadas com a taxa de metabolismo de diversos órgãos e sistemas. O aumento da secreção dos hormônios tireoidianos é o hipertireoidismo, enquanto sua secreção diminuída é o hipotireoidismo.
O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.
O que engorda é a comida. O hipotireoidismo pode ajudar a aumentar o peso porque o paciente gasta menos energia. Mas, se balancear a ingestão de alimentos, a tendência é não ganhar peso ou a alteração ser irrelevante. Por isso, os médicos afirmam que não se deve associar o hipotireoidismo a obesidade.
Pessoas com hipertireoidismo podem sofrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos, entre outros problemas.
O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que ficam aumentados) e do hormônio que regula a tireoide, o TSH.
Quando há presença de sintomas e sinais clínicos, os pacientes devem ser submetidos ao exame de sangue para investigação de hipotireoidismo. Os mais importantes para confirmar o diagnóstico de hipotireoidismo são as dosagens sanguíneas de tireotropina ( TSH) e tetraiodotironina livre ( T4 livre ).
Os sinais de melhora no hipotireoidismo surgem mais ou menos 2 semanas após o início do tratamento, podendo ser observada diminuição do cansaço e melhora do humor. Além disso, a longo prazo o tratamento do hipotireoidismo também ajuda a controlar o peso e a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
O paciente com hipotireoidismo pode realizar exercícios o que ajuda até na perda de peso. Um programa de exercícios bem elaborado pode promover adaptações que facilitem o tratamento. Fica a dica: Exercícios físicos não combatem diretamente as disfunções da tireóide, porém auxiliam na manutenção de um corpo saudável e combate os sintomas.
O hipertireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Confira, abaixo, as 10 coisas que você precisa saber sobre hipertireoidismo.
Como faço para estudar no Canadá de graça?
Por que o processo de abolição da escravidão no Brasil foi tão lento?
Quais foram as principais realizações do governo de Maurício de Nassau?
Como foi o processo de urbanização nos países desenvolvidos?
Quem governou o Brasil depois de Dom Pedro II?
Como consultar o valor do meu Precatorio?
Como saber qual o tamanho do seu shape?
Quais as 10 melhores ações para investir?
Como saber qual é o avesso do tecido?
Como saber o HD do seu notebook?
Como eu sei que a palavra é um verbo?
Como saber o zoneamento de um imóvel?
O que são formas verbais simples?
Quanto custa uma viagem para a Ilha de Páscoa?