Qual é a diferença entre domínio detenção e posse?

Pergunta de Helena Pires de Fernandes em 02-06-2022
(33 votos)

CC, Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. A detenção é aquela situação em que alguém conserva a posse em nome de outro e em cumprimento às suas ordens e instruções.

Qual a diferença entre posse e domínio?

Cumpre, por fim, ressaltar que a posse é o exercício fático de alguns dos poderes decorrentes do domínio, quais sejam: usar, fruir ou gozar, dispor e reivindicar ou reaver. Em termos práticos, todo aquele que puder exercer um destes poderes dominiais sobre determinada coisa, tem a posse desta.


Quem tem a posse tem o domínio?

Assim, o domínio sem a posse não constitui o direito de propriedade propriamente dito, mas apenas o direito real de domínio, que é menos amplo. Contudo, presume-se pertencer a posse a quem tem o domínio e daí a razão por que, muitas vezes, empregamos esses vocábulos – domínio e propriedade – como sinônimos.

O que é domínio do imóvel?

O domínio significa a própria relação de propriedade que se exerce sobre o bem imóvel, garantindo o exercício desse direito de propriedade de modo efetivo, podendo ser oposto contra qualquer reivindicação de terceiros ou dúvida quanto à legitimidade do ato de aquisição.

Quem é o detentor da posse?

Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas. Aquele que começou a comportar-se do modo especificado, em relação ao bem e à outra pessoa, presume-se detentor, até que prove o contrário.

Posse - Diferença entre Posse, Detenção e Tença


16 curiosidades que você vai gostar

O que é possuidor é detentor?

CC, Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. A detenção é aquela situação em que alguém conserva a posse em nome de outro e em cumprimento às suas ordens e instruções.

Quem pode defender a posse?

A posse direta não anula a posse indireta, podendo o possuidor direto defender a sua posse dontra o possuidor indireto e vice versa.

Como provar o domínio?

É consabido que o domínio de imóvel se comprova pelo registro imobiliário, conforme se infere dos arts. 1.245 e ss., do Estatuto Legal supramencionado.

Quem é o titular do domínio?

É titular do domínio útil aquele que adquiriu o imóvel rural por enfiteuse ou aforamento, observado o disposto no art. 2.038 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil (CC).

O que é um nome de domínio?

Faculdade de usar e dispor livremente do que é próprio. 3. Território ou territórios pertencentes a um estado ou senhorio.

O que define a posse de um imóvel?

O que é posse? Diferente da propriedade, tem a posse de um imóvel quem, de acordo com o artigo 1.196 do Código Civil, tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade ou seja o usufruto, disposição ou reivindicação.

Pode existir propriedade sem posse e posse sem propriedade?

Sem posse não há usucapião, precisamente porque ele é a aquisição do domínio pela posse prolongada.Se a posse for feita através de violência não torna-se aquisição de propriedade.

Porque a posse não é um direito real?

Segundo Silvio Rodrigues, não se pode considerar a posse Direito Real, porque ela não figura na enumeração do artigo 1225 do Código Civil de 2002 que é praticamente os mesmos elencados no art 674 do Código Civil de 1916, posto que, aquela regra é taxativa e não exemplificativa, tratando-se aí de numerus clausus.

Qual o conceito de posse?

Posse é a exteriorização da propriedade, o possuidor é aquele que age como se fosse proprietário. O artigo 1196 trata da posse no Código Civil e diz que: Possuidor é aquele que exerce, de fato ou não, algum (qualquer um) dos poderes inerentes à propriedade.

O que é domínio no CC?

Tecnicamente, o domínio “. cc” é o código TLD na Internet de origem das ilhas Cocos na Austrália. Muitas pessoas associam o domínio . cc também a Creative Commons, uma organização criada para promover mais flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais.

O que é registro dominial?

A certidão dominial é um documento que contempla a sequência cronológica e registro de todas as transmissões ocorridas sobre o mesmo terreno. Nesta certidão consta a relação de todos os proprietários do imóvel, desde a titulação original do Poder Público (Estado, INCRA, entre outros) até o atual proprietário.

O que é titular do domínio útil ou possuidor?

Ele pode ser o proprietário do imóvel urbano, o titular do domínio útil (exemplo: aquele que adquire imóvel em terreno de marinha) ou o possuidor do bem.

Qual documento comprova posse de imóvel?

Uma certidão de inteiro teor da matrícula será o documento mais aconselhável para demonstração da propriedade sobre o imóvel.

O que é certidão de domínio?

Documento com dados de dimensão e de localização do imóvel, como planta, memorial descritivo, certidão emitida por cartório de imóveis, imagem de satélite ou outro capaz de definir o posicionamento da área a ser analisada.

Quais documentos comprovam a posse de um imóvel?

A posse pode ser demonstrada por meio de contas de prestação de serviços públicos em nome do possuidor (fornecimento de água ou energia), através de depoimentos de testemunhas, por fotos ou mesmo através de documentos legais, como um contrato particular de promessa de compra e venda, em que haja cláusula que preveja a ...

Quando cabe ação de imissão na posse?

Ação de imissão na posse pode ser ajuizada antes de registro em cartório. É possível a imissão na posse do imóvel nos casos em que o comprador possui contrato de compra e venda, mas não registrou o documento em cartório imobiliário.

Quando é cabível ação possessória?

As ações possessórias estão previstas no Código de Processo Civil como os institutos cabíveis quando há necessidade de proteção da posse de determinado bem, seja ele móvel ou imóvel.

Como se defender de uma reintegração de posse?

Para ter sucesso na empreitada de defesa desses tipos de direito, é relevante que o advogado detenha todas as provas que evidenciam o esbulho ou a turbação alegada, para que, bem justificada, seja concedida a liminar de manutenção e reintegração de posse.

Qual a diferença entre proprietário e possuidor?

Ou seja, a posse é uma conduta de dono, um exercício de poderes de propriedade, sendo diferenciada da detenção quando a lei assim o estabelecer. Isso significa que aquele que é proprietário é também possuidor, mas nem todo possuidor é também proprietário. A propriedade é um Direito Real.

O que é mera detenção?

Os atos de mera permissão ou tolerância não ensejam a posse, e são casos de mera detenção; como exemplo pode ser citado o uso de uma estrada de fazenda vizinha para chegar a sua própria.



Outras questões

Como funciona o suporte para celular?

Quais os critérios para fixação do dano moral?

Como ingressar na UNIFENAS?

Como saber a data de vencimento do licenciamento?

Como funciona o carimbo?

Como se processa o voo de uma ave?

Como escrever extrato de banco?

O que é uma tela Super Amoled?

Como é que se escreve estou em inglês?

O que acontece depois do vermífugo?

Como fazer um texto criptografado?

O que significa o nome Akira?

Como funciona webinar zoom?

Qual o correto pedreiro ou pedreiro?

Como usar tráfego pago no Instagram?

Como trabalhar com audiodescrição?

Como fazer uma tese de um livro?

Como funciona um carburador a 2 tempos?

Qual a maneira correta de escrever ficha?

Qual é o grau do óculos de descanso?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com