Na combustão completa, o carbono (combustível utilizado) irá reagir totalmente com o oxigênio disponível, liberando dióxido de carbono (gás carbônico – CO₂), além de água (H₂O). ... Dessa forma, na combustão incompleta ocorre a reação do carbono com oxigênio, formando CO.
Ao contrário da combustão completa, que resulta em calor, gás carbônico e água, a incompleta gera apenas monóxido e dióxido de carbono, água e fuligem. Isso porque, não há uma quantidade ideal de oxigênio durante a queima, e portanto, o combustível não é completamente utilizado.
Por exemplo, nos automóveis, a combustão deve ser completa, pois se for incompleta gera o monóxido de carbono, que é extremamente tóxico.
* Combustão completa: Ocorre quando existe oxigênio suficiente para consumir todo o combustível e produz dióxido de carbono e água como produtos. Além disso, nas reações de combustão completas, o Nox do carbono atinge o seu valor máximo, que é +4.
A combustão completa de qualquer combustível orgânico (que possui átomos de carbono) leva a formação de gás carbônico ou também chamado de dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).
Combustão incompleta: Os produtos formados podem ser monóxido de carbono (CO(g)), água (H2O(v)) ou fuligem (C(s)). O suprimento de oxigênio é insuficiente para consumir todo combustível.
diesel
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.
Na combustão completa, o combustível reage totalmente com o oxigênio, liberando dióxido de carbono ou gás carbônico (CO 2), além de água (H 2 O). Na combustão incompleta, por sua vez, parte do combustível não é consumido, sendo então oxidado — o que produz também monóxido de carbono (CO) ou carbono (C), conhecido como fuligem.
Analisando compostos orgânicos como combustíveis, temos que: A combustão completa ocorrerá quando for feita a ruptura da cadeia carbônica e a oxidação total de todos os átomos de carbono da cadeia carbônica. Os produtos formados por hidrocarbonetos serão o CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água).
Outra forma de descobrir se a reação de combustão é completa é por meio do Nox (número de oxidação) do carbono, pois todas as reações de combustão são de oxirredução, sendo que o combustível sofre oxidação e o comburente sofre redução, conforme mostrado a seguir: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Observe que no CO 2 formado, o carbono apresenta o seu Nox máximo (+4). Quando isso ocorre, quer dizer que todo combustível foi consumido e, portanto, é uma reação de combustão completa. A combustão se dá de forma incompleta quando não houver oxigênio suficiente para consumir todo o combustível.
A lei aurea de 1888 aboliu a escravidão no brasil entretanto?
Quais são os 4 tipos principais de banco de dados não relacionais?
Qual é o momento de cortar o bolo de casamento?
Como ficar mais atraente com canela?
Quando a ação penal será pública incondicionada?
Quais são as origem de recursos no Balanço Patrimonial?
Por que ficamos com frio na barriga quando estamos apaixonados?
O que fazer para ficar com a voz rouca?
Quando perder peso é preocupante?