Não se deixe enganar pela aparência: ambas as frutas fazem uma grande diferença na dieta. Antes de tudo, cabe ressaltar que a acerola é a fruta à esquerda da imagem, enquanto a pitanga está à sua direita. ... “E dá para aproveitar as folhas da pitanga em chás“, sugere Marina.
Dona de um sabor único e agridoce, a pitanga remete a um azedinho doce – mas muito delicioso! Além de ter um visual lindo (semelhante ao de uma pequena abóbora), ela é atrativa tanto por fora quanto por dentro: seu interior abriga diversos nutrientes!
A pitanga de coloração roxa a preta traz inúmeros benefícios para saúde, a fruta nativa é uma opção para consumir in natura e no preparo de receitas culinárias. A Embrapa Clima Temperado possui um longo histórico de trabalho com frutas nativas e entre elas está a pesquisa com a pitangueira.
Também recebe os nomes de: Pitanga vermelha, Pitanga preta, Pitanga branca (por causa do tronco), Pitanga rosa, Pitanga miúda, Pitanga-uva, cereja do mato, Moranguinha de arvore, e Ginga na região amazônica.
Pitanga Preta: Forma um tanto rara na natureza, seus frutos geralmente são menores que as demais com polpa pouco firme porém de sabor extremamente doce.
19 curiosidades que você vai gostar
A pitanga é o fruto da pitangueira, árvore de origem brasileira, nativa da Mata Atlântica. Mede de 2 cm a 3 cm de diâmetro. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, rosada e perfumada. A casca costuma ser branca, alaranjada ou vermelho-escuro.
Plantio Deve ser realizado, preferencialmente, no início ou durante os meses da estação das chuvas, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Exceto no inverno, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira.
A partir de agosto a árvore fica cheia de flores brancas que começam a cair, e delas se formam bolinhas verdes da onde nascem as pitangas que irão ficar maduras em média 60 dias após a floração.
Alimentação: A época de crescimento é o melhor período para se adubar a Pitangueira, desde o início de sua brotação, na primavera, até o começo do outono. Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo (P). Evite adubar em períodos de floração intensa.
Pitanga tipicamente brasileira
No entanto, como é uma planta de fácil adaptação a diferentes climas e solos, é possível encontrá-la em quase todo o território brasileiro. Os centros de diversidade que tem a pitangueira como espécie nativa são o Nordeste/Caatinga, Sul/Sudeste, Brasil Central/Cerrado e Mata Atlântica.
É considerada perene e semidecídua, isto é, vive mais de dois anos e suas folhas não caem totalmente. As abelhas são as principais polinizadoras da árvore da pitanga, cujas flores duram apenas um dia.
Esses frutos originados de outras partes das plantas que não o ovário da flor, são chamados de pseudofrutos. A nutricionista Paola Lisbôa explica: "Alguns pseudofrutos muito consumidos que nem imaginamos serem denominados assim são eles: o caju, a pera, maçã, abacaxi, framboesa, figo e amora.
2 Frutos do cerrado2.1 Pequi. O pequi (Caryocar Brasiliense Camb.) ... 2.2 Buriti. O buriti (Mauritia flexuosa L.f.) é um fruto com forma elipsoidal, coloração castanho-avermelhado, podendo ser isento ou apresentar até dois caroços. ... 2.3 Mangaba. ... 2.4 Cagaita. ... 2.5 Araticum. ... 2.6 Guabiroba. ... 2.7 Murici. ... 2.8 Mama-cadela.
A amora tem um formato semelhante a um cacho de uva em miniatura e sua cor vermelha, vinho ou roxa é bastante característica. É possível consumir a fruta pura, a sua folha em chás e até a farinha da amora.
Para a pitangueira, solos bem úmidos e adubados são os melhores, de preferência arenosos ou argilo-silicosos, profundos e bem drenados. Durante o verão a planta deve ser regada com mais frequência, já durante os meses de inverno, pode-se realizar a rega uma vez por mês.
(2000) analisaram o sistema radicular de três cultivares de acerola em um Latossolo Roxo e verificaram que a profundidade efetiva do sistema radicular das três variedades variou de 0,50 a 0,69m, pois nesta profundidade foi encontrado 80% do sistema radicular das plantas analisadas.
Características da pitanga:
Atinge entre 6 e12 m de altura, dotada de copa pouco globosa, tronco tortuoso e liso medindo de 30 a 50 cm de diâmetro. Folhas opostas, simples e brilhantes na face superior. Flores solitárias ou inflorescências de cor branca e frutos vistosos, brilhantes e sulcados.
A pitangueira (Eugenia uniflora) é originária da região que se estende desde o Brasil Central até o norte da Argentina. No entanto, por ser espécie de fácil adaptação às mais diferentes condições de clima e solo, sua distribuição se fez ao longo de quase todo o território brasileiro, bem como em várias partes do mundo.
Pertencente à família das Myrtaceae, a pitangueira é um arbusto denso, ramificado e com copa arredondada entre 3 e 6 metros de diâmetro, permitindo que a fruteira também seja utilizada como cerca-viva e planta ornamental. Opostas, simples e com pecíolo curto, as folhas são verdes, com um tom marrom.
A pitanga preta (Eugenia sulcata) é uma pequena árvore com uma coroa esparsa e globosa. Pode crescer até 5 metros de altura. O bole torto pode ter 15 a 25 cm de diâmetro. Uma árvore no norte do seu alcance, diminuindo a sua estatura e tornando-se mais arbusto em direção ao sul.
O que é confirmação da operação pelo destinatário?
Quanto ganha um ponto de coleta?
Qual a importância dos movimentos sociais no Brasil?
Quanto tempo dura o mandato dos vereadores?
Como saber se um taurino está a fim de você?
Quantas espécies de aranhas têm no Brasil?
Qual a diferença entre cloridrato de sertralina e sertralina?
Quantos metros tem 1 kg de fio?
Quando ocorreu a urbanização no Brasil?
Quanto tempo dura um ovo de galinha?
Quanto tempo dura uma drenagem linfática na barriga?
Qual a diferença entre cérebro e telencéfalo?
Qual fazer primeiro hidratação nutrição ou reconstrução?