Você já se perguntou por que a Terra é azul? A cor do planeta é azul há mais de 4 bilhões de anos, por causa da água líquida abundante em sua superfície. Aliás, o nosso é o único planeta conhecido que possui essa característica.
Nosso planeta não é apenas uma bolinha azul flutuando no espaço. Vista através dos “olhos” dos satélites artificiais que a orbitam, se revela em uma paleta de cores que vai do verde ao azul, do vermelho ao amarelo, formando imagens impressionantes que poderiam ter saído da imaginação dos maiores gênios da pintura.
A Terra é conhecida também como Planeta Azul pois, em média, 70% da sua superfície é composta por água. A esse espaço dá-se o nome de hidrosfera (esfera de água). E é justamente a existência dessa substância em estado líquido, junto com o oxigênio, que faz a vida ser possível de existir nesse planeta.
Exclamou Iuri Gagarin, cosmonauta russo e primeiro ser humano a ir ao espaço, em 12 de abril de 1961. E por que azul? Porque as moléculas presentes em nossa atmosfera, em particular o oxigênio (O2) e o nitrogênio (N2) por serem menores, são mais eficientes em espalhar a radiação com o menor comprimento de onda.
“A Terra é azul”, constatou Yuri Gagarin, o primeiro e privilegiado astronauta que a avistou lá de cima. E é azul porque tem 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Tomando apenas sua extensão de superfície, temos 70% mais água do que terra firme no planeta.
17 curiosidades que você vai gostar
A cor de um planeta, por exemplo, depende de sua superfície e atmosfera, e de como irá refletir a luz de sua estrela. Se pegarmos o nosso Sistema Solar como exemplo, Mercúrio praticamente não tem atmosfera, então sua cor cinza é o resultado de sua superfície refletindo a luz solar.
A crosta terrestre, é o solo onde pisamos, ela é formada por grandes placas rochosas de quilômetros de espessura. Abaixo da crosta, temos o manto, uma camada feita de magma, quente e fluido o suficiente para provocar tremores na crosta terrestre produzindo os terremotos.
Portanto, se olharmos para o Sol do espaço, os fótons alcançam nosso córtex visual — a parte do cérebro responsável pelo processamento da informação que chega através dos olhos — simultaneamente. E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol.
Essas medidas de comprimento de onda equivalem, respectivamente, ao azul e ao verde. Nosso cérebro “mistura” essas informações e acabamos interpretando a cor do Sol como sendo amarela. Mas, na verdade, o Sol é verde-azulado, se fôssemos realmente definir uma cor para a sua superfície.
A luz solar não é amarela nem vermelha, é branca. O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris – o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Nós enxergamos o Sol com tonalidades diferentes, ao longo de um dia, porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores.
O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra. ... Assim, quando o Sol está próximo do horizonte, nós o enxergamos através de uma enorme quantidade de atmosfera, espalhando as cores azuladas, fazendo-o parecer avermelhado.
Então, pra você nunca mais esquecer: nosso planeta possui três camadas principais, que são a litosfera, o manto e núcleo. A litosfera, conhecida também como crosta terrestre, é a camada sólida que se encontra na superfície do planeta Terra, ou seja, é onde estamos pisando neste momento.
A crosta terrestre é a camada mais superficial. é o nosso chão, ou seja, a parte do planeta sobre o qual andamos, vivemos, construímos as nossas casas. Nos continentes, sua espessura pode ter de 30 a 80 Km; já no fundo dos oceanos varia entre 5 e 10 km.
De forma geral, a estrutura interna do planeta Terra é dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo, que ficam umas sobre as outras.
A regra geral diz que a Lua se mostra mais amarelada e até alaranjada quando se encontra baixa no céu, e mais branca quando está mais alta. Fato é que a Lua é um satélite sem luz própria, ela apenas reflete a luz solar - que é branca, mas formada por ondas de vários comprimentos, portanto, de várias cores.
Planeta que abriga 62 luas
Saturno é o sexto planeta em direção ao sol e o segundo maior do Sistema Solar, ficando atrás apenas do planeta Júpiter. Caracteriza-se pela cor amarelada, achatamento nos polos e formação pelos gases hidrogênio e hélio.
é colorida por cromóforos que absorvem a radiação solar em comprimentos de onda ultravioleta e azul, dando-lhe uma cor vermelha em observações visíveis e uma aparência escura em comprimentos de onda ultravioleta.
O núcleo é a camada mais interna do planeta Terra. Ele é basicamente formado por ferro e níquel, sendo dividido em núcleo externo e interno. A parte externa do núcleo possui temperaturas próximas a 3.000 ºC e possui uma composição líquida, em razão das altas temperaturas registradas no interior da Terra.
Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções: Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
A CROSTA TERRESTRE é a camada mais externa. Ela é formada de rochas e é sobre a crosta terrestre que Page 2 vivemos, construímos nossas casas, plantamos nossos alimentos, criamos animais etc.
A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre. O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos.
Logo abaixo da crosta, está o manto, que é a camada mais espessa da Terra. Ele possui uma espessura de 2.950 quilômetros e formou-se há 3,8 bilhões de anos. Na passagem da crosta para o manto, a velocidade das ondas sísmicas primárias sofre brusca elevação.
O fenômenos é conhecido como "dispersão de Rayleigh", que diz respeito às propriedades ópticas da luz do Sol na atmosfera da Terra. A luz do sol é uma mistura de todas as cores visíveis: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Cada cor corresponde a um comprimento de onda eletromagnética.
Quando os raios solares atravessam a atmosfera terrestre, uma parte destes raios luminosos se dispersa nas partículas que se encontram na atmosfera. ... O vermelho, por ter maior comprimento de onda, sofre menos dispersão. Assim, a luz que chega aos nossos olhos tende ao vermelho e ao laranja devido à ausência do azul.
Luz dispersa
Quando o Sol se põe ou nasce, seus raios atingem as camadas superiores da atmosfera em um certo ângulo... e é aqui que a "mágica" começa. ... Isso ocorre porque a luz de comprimento de onda mais curto (violetas e azuis) se espalha mais do que a luz de comprimento de onda mais longa (laranja e vermelho).
Como listar todas as abas do Excel?
Qual é o melhor formato de imagem JPG ou PNG?
Como forçar a atualização do Windows 7?
Como saber quanto vale sua conta no Roblox?
Como saber se uma doença é viral ou bacteriana?
Como saber se a função é Bijetora ou injetora?
Como saber se uma frase em inglês está correta?
Como descobrir dados de uma empresa?
Como saber se impressora queimou?
Como saber se a imunidade está alta?
Como saber se o leite fórmula está fazendo mal ao bebê?
Como saber a voltagem de uma geladeira?
Como saber quando a galinha da Angola vai botar?
Como converter vídeos em MP3 no PC?
Como transformar a pasta americana em pasta de flores?
Como induzir o parto de um gato?
Qual galinha que não bota ovo?