O colostro é o leite produzido logo após o nascimento do bebê. Geralmente, é secretado entre os três e cinco primeiros dias e tem consistência mais líquida do que o leite maduro. Além disso, é ligeiramente transparente, semelhante à água de coco, por isso, às vezes é visto erroneamente como se fosse um "leite fraco".
A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe. Geralmente, dura de três a cinco dias até ser substituído pelo leite maduro.
O leite maduro contém menos proteínas (o suficiente que o bebê precisa), mais gorduras boas e mais células anti-infecciosas. Logo após atingir a maturidade, seu leite começa a conter quantidades maiores de alguns componentes que protegem seu bebê contra infecções bacterianas e virais.
Mas, ao contrário do que muita gente pode acreditar, o leite da mãe não é igual o tempo todo. Na verdade, ele sofre alterações durante todo o período de amamentação para se adaptar às necessidades da criança. Existem três fases do leito materno: o colostro, o leite de transição e o leite maduro.
O colostro é um leite muito interessante. Na verdade, ele não se parece com leite, é geralmente translúcido em vez de branco opaco, e a cor pode variar de claro para um meio amarelado, laranja, acastanhado ou mesmo verde tingido!
12 dicas para aumentar a produção do leite materno
Normalmente, o leite é produzido na mãe entre 30 e 72 horas após o parto, independentemente de ter sido natural, induzido ou cesárea. Isso é um processo fisiológico que começa depois da expulsão da placenta do corpo. A progesterona baixa e começam a subir os níveis de prolactina, o hormônio que produz o leite materno.
“Geralmente, a apojadura acontece até cinco dias após o parto – o que pode variar em função da quantidade de estímulo que a mama recebeu. A mãe que amamenta em livre demanda tende a acelerar a descida do leite, isto é, a apojadura acontece logo e é rápida”, apontou Maíra Domingues.
Por volta do 4-5 dia após o parto, o colostro transforma-se no leite de transição: é a chamada subida do leite.
Outra maneira de medir a qualidade do colostro, que independe da temperatura do mesmo, é através do refratômetro de brix. A porcentagem de brix é uma medida da concentração de sacarose em líquidos como suco de frutas, melaço e vinho.
O colostro é o primeiro leite que a mulher produz para amamentar o bebê durante os primeiros 2 a 4 dias depois do parto. Este leite materno fica acumulado nas células alveolares dos seios nos últimos meses da gestação, sendo caracterizado por uma cor amarela, além de ser calórico e nutritivo. O colostro promove o crescimento e a saúde do ...
O primeiro leite materno é de fácil digestão, contribuindo para o desenvolvimento do sistema gastrointestinal e favorecendo o estabelecimento de uma microbiota intestinal benéfica, além de ser rica em eletrólitos e zinco. As características do colostro são apropriadas às necessidade do bebê recém-nascido.
Mas a composição do seu leite materno ainda pode mudar de dia para dia e de uma sessão de alimentação para outra. Por exemplo, se um dos dois estiver doente, o seu corpo cria anticorpos para combater essa doença em particular, os quais se tornam parte do seu leite.
Qual a vantagem de ter um plano controle?
Quais são os serviços fornecidos pela camada de rede do modelo OSI escolha duas?
Como descongelar Ave Fiesta no microondas?
Qual a importância da radioatividade e quais são as medidas de proteção radiológica?
O que acontece se eu colar no Enem?
Quais são os 4 elementos químicos básicos da vida?
Como passar segurança para um homem inseguro?
Como lavar porcelanato polido Delta?
Quanto tempo preciso esperar para pisar após a instalação dos pisos?
O que que significa a palavra inserido?
O que é fazer uma calibração em um equipamento?
Quais os sintomas mais fortes da gravidez?
Quanto tempo para o corpo se acostumar com o peso?
Quais principais erros não podemos cometer ao atender um telefonema na empresa?