A contribuição da filosofia da educação torna-se significativa para repensarmos conceitos e práticas educativas, como por exemplo, o processo formativo dos professores, as práticas educativas, pedagógicas e docentes; reinventarmos o mundo da escola; reavaliarmos as funções de gestores, coordenadores e professores, ...
A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.
A filosofia se mostra imprescindível na formação do educador, pois oferece a ele métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais e a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
A Filosofia da Educação como disciplina pode proporcionar reflexões aos professores sobre a importância de rever e compreender suas próprias concepções, permitindo repensar sobre suas práticas pedagógicas.
20 curiosidades que você vai gostar
A Filosofia da Educação busca, outrossim, acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos teórico-metodológicos e identificar a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para a formação do professor-pedagogo e de outros profissionais da educação; bem como ...
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Filosofia é um corpo de conhecimento, constituído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo. Corpo de conhecimentos, em Filosofia, significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade.
Através da filosofia, nessa perspectiva, podemos superar pensamentos alienantes ao pensarmos de forma questionadora e crítica o mundo que nos cerca. educacional é, simultaneamente, a tarefa de uma transformação social, ampla e emancipadora.” (MÉSZÁROS, 2005, p.
A pedagogia é entendida como uma ciência e seus princípios devem ser submetidos à reflexão filosófica, uma vez que a filosofia não se limita ao domínio do que pode ser observado pelos sentidos, orientando-se em direção ao conhecimento dos princípios que escapam à percepção dos sentidos.
Através das suas características e especificidades a filosofia traz ricas contribuições ao ensino, pois ela é uma das possibilidades de reflexão, crítica, emancipação, diálogos que a educação tanto necessita para melhorar a gestão e o poder de transformação da realidade em que vivem os que com ela se deparam.
É o campo da filosofia que examina, esclarece e direciona os objetivos, métodos e ações pedagógicas de uma instituição de ensino. A filosofia da educação pode influenciar na escolha dos assuntos lecionados em uma instituição e na forma que esse ensinamento é feito dentro do currículo básico.
A filosofia nos traz grande ajuda para refletir a respeito da realidade e questionar nossas ações, bem como para respeitar pontos de vistas diferentes. É o ato consciente e crítico, o “filosofar espontâneo do homem comum” (ARANHA, 2003, p. 73).
Defende-se que a educação filosófica, quer enquanto integrante do campo de pesquisa em educação, quer enquanto campo de saber teórico-prático subsidiário à docência e à aprendizagem de conteúdos de filosofia, não pode sustentar-se como antinomia de si mesma, sob pena de tornar-se mais um saber instrumental e ...
Na perspectiva de uma abordagem crítica, a filosofia permite e consente o abalo do que simplesmente aparece aos olhos como sendo a dimensão do dado, a experiência da evidência. A filosofia pressupõe uma atitude radical, perante a vida e perante o mundo.
A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata.
Portanto, a filosofia tem por objetivo formular conceituamente problemas que interessam ao pensar de hoje e investigar as diferentes formas de conceitos envolvidas, desenvolvendo uma maneira peculiar e Page 2 geral de interrogar-se sobre a verdade das palavras, das coisas e do ser.
Enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.
Como filosofar no dia a dia?Reflita sobre o seu dia. Antes de dormir ou quando acordar, pare e pense no dia que viveu ou no dia anterior. ... Pense sobre grandes questões. Você tem medo da morte? ... Escreva seus pensamentos. ... Estude. ... Use e abuse da arte. ... Converse com pessoas. ... Seja crítico. ... Leia/ouça pensadores.
Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros a propor explicações naturais para o surgimento e funcionamento do mundo, por exemplo: Anaximandro (610 a.C – 546 a.C.) propôs um modelo em que a Terra teria um formato cilíndrico, antes mesmo dos experimentos de Eratóstenes (276 a.C. – 194 a.C.) confirmarem que o planeta ...
Enquanto isso, a Filosofia continua disponível para poder dar a sua contribuição. E, talvez, uma de suas contribuições mais significativas, é a de tentar mostrar ao homem que ele não é meramente um produto do meio, um ser passivo que sofre as interferências das pessoas que o circundam e reage como tal.
A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.
O pensar filosófico tornou-se um assunto indispensável no Brasil atual, visto que, para que tenhamos um crescimento ainda maior e a maturidade da Nação, é necessária a discussão de ideias e uma maior reflexão a respeito dos papéis que cada indivíduo deve adotar no ambiente em que se encontra inserido.
A Filosofia da Educação com conteúdo imprescindível para os cursos de formação docente, oferece meios para aprender a refletir sobre questões educacionais, analisa profundamente a complexidade educativa, proporciona a conscientização sobre a realidade pedagógica do sistema de ensino, auxilia no processo de ...
A Filosofia da Educação reflete, por exemplo, sobre as relações existentes entre a educação e conceitos como conhecimento, democracia, profissionalização, Page 4 4 Estação Científica - Juiz de Fora, nº 13, janeiro – junho / 2015 doutrinação, socialização, treinamento, ensino e aprendizagem, no sentido de esclarecer ...
Como participar do programa de afiliados da Polishop?
Qual o mecanismo de ação da acetilcolina?
Quem tem direito a auxílio-doença Acidentario?
Como ver notificações apagadas do Facebook?
Como elaborar um projeto de associação?
Como se apaixonar de novo pelo seu marido?
Porque tem que ferver o palmito?
Onde posso descartar garrafas de vidro?
Como ocorre o processo de implantação do blastocisto?
O que caracteriza uma hidrovia?
Como conseguir um advogado pela Defensoria Pública?
Como ocorre a contaminação de uma pessoa para esse verme?
Como funciona a garantia por cessão de recebíveis?
Como ocorre o processo de digestão e absorção dos lipídios?
O que é preciso para vender para o Ceasa?
Como é feita a parte hidráulica de uma residência?
Quais são os tipos de digestão?