O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.
As formas de governo, afirma Maquiavel, são sempre o resultado de um conflito interno, de uma força interna que move o poder político de todo e qualquer Estado. Maquiavel define este conflito como o resultado de desejos antagônicos de dois grupos sociais distintos, os grandes e o povo.
Para Karl Marx, o estado capitalista é entendido como um reflexo da base econômica da sociedade capitalista, com sua função principal refletindo as necessidades da economia capitalista.
58, 1974). Assim, “o Estado consiste em uma relação de dominação do homem sobre o homem; fundada no instrumento da violência legítima” (WEBER, p. 60, 19740, de modo que o Estado só existe sobre a condição de que “os homens dominados se submetam à autoridade continuamente reivindicada pelos dominadores” (WEBER, p.
Aristóteles entende o Estado como um organismo moral superior ao indivíduo. É aonde efetua-se unicamente a satisfação do indivíduo em todas suas necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.
30 curiosidades que você vai gostar
surgiram como uma delegação do poder social, numa estrutura política capaz de assegurar o direito de propriedade frente a inimigos internos (ladrões) ou externos (invasores). ... Para os filósofos gregos, o núcleo do conceito de estado se achava representado pela idéia de poder e de submissão.
Estado é uma instituição social que desempenha várias funções para as quais uma delas é ser o principal elemento de coerção de uma sociedade politicamente organizada. Ele tem duas formas elementares, Estado Antigo ou Pré-Moderno e Estado Moderno.
O ESTADO E O DIREITO NA VISÃO DE MARX. O autor concebe o Estado não como curador social que tem por função obter o bem comum da sociedade e proteger os interesses universais, como pensou Durkheim, nem também como o Estado ético-racional, perene, sem história, superior a sociedade civil, como propunha Hegel.
Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.
Quanto custa a taxa de renovação da cnh?
Como está o feto com 1 mês de gestação?
Como converter metros para metros quadrados?
Qual a importância da língua de sinais na educação dos surdos?
Porque a Lua nunca abandona a Terra?
O que escrever nos convites de casamento?
O que fazer quando pinta o cabelo e ficou laranja?
Quanto tempo é a faculdade de arquitetura?
O que significa Worldwide Handsome?
Como por o iphone em modo de recuperação?
Qual argamassa usar para assentar pedra mineira?
Com quantos meses começa a nascer os dentes do bebe?