concentração de íons H+ é igual a 10–7, a solução é neutra. íons H+ é maior que 10–7, a solução é ácida.
Após determinar o valor do grau de ionização na fórmula da constante, basta multiplicar o valor do grau de ionização pela molaridade para calcular a concentração de hidrônios....Para isso, basta conhecer a seguinte relação:
Veja como ele pode ser determinado a seguir:
Na maioria das soluções aquosas diluídas, a concentração da água é grande ([H2O]) e a concentração do íon hidrônio ([H3O+]) é bem pequena.
Para calcular a concentração a partir do pH, você deve entender que o inverso de à potência de". Comece trocando o sinal negativo do lado logarítmico para o lado do pH. A seguir, eleve . Desse modo, " são inversos entre si e se cancelam mutuamente.
A maioria das calculadoras usadas no ensino médio e na universidade contém um botão logarítmico. Entenda o conceito da concentração. Ela se refere ao número de partículas de um composto em uma solução relativo ao volume dessa mesma solução. No caso do pH, é preciso fazer uso da concentração molar para que a fórmula funcione.
Ele representa uma medida da concentração de íons de hidrogênio presentes em uma solução. Quando há uma alta concentração de íons de hidrogênio, a solução é ácida. Quando é baixa, por sua vez, ela é básica — também chamada de alcalina. Os íons de hidrogênio, também conhecidos como hidrônio, costumam ser escritos de forma química como .
Para a ciência, o pH é a medida da quantidade de íons em uma solução. Em aulas de ciências ou de química, pode ser que você precise saber como calcular o pH a partir do valor de uma concentração. Para esse caso, utilize a seguinte equação: pH = -log [H 3 O+]. Método 1