Entre elas estão a Inland Taipan, como a serpente mais venenosa do mundo, a Cobra Marrom, não menos perigosa, e a Cascavel, extremamente letal. A Taipan é uma cobra da família Elapidae, encontrada no litoral e no Outback Australiano.
A píton é encontrada geralmente em países do sudeste asiático. E surpreendentemente esta cobra não é venenosa, ela mata suas presas por constrição, ou seja, apertando.
Outra peçonhenta da região é a Surucucu Pico de Jaca, a maior serpente peçonhenta da América do Sul, um espécie menos comum de encontrar, pois vive em mata densa e preservada. Entre as cobras que não tem veneno estão as sucuris, jibóias e as cipós.
01 — Langaha madagascariensis. Esta serpente de aparência bizarra, também conhecida como a cobra folha de nariz malgaxe, é uma espécie arbórea de Madagascar. Seu apêndice nasal estranho (pontudo no masculino e em forma de folha no feminino) pode ajudá-las a se misturar em cipós e galhos quando avistam suas presas.
As cobras podem ser divididas em peçonhentas e não peçonhentas, que são aquelas que podem até produzir veneno, mas não possuem as peçonhas que o inoculam. Ainda assim, as não-peçonhentas podem morder e causar sintomas de febre, inchaço, ou mesmo contaminar com doenças como o tétano.
25 curiosidades que você vai gostar
A cobra peçonhenta é a que tem algum mecanismo para injetar o veneno no organismo de outro animais, como os dentes ocos por onde passa o veneno. Já as cobras venenosas são as que produzem substâncias tóxicas, mas que não possuem um aparelho inoculador, como dentes ou ferrões.
O método mais seguro é observar a presença de um pequeno orifício entre os olhos e as narinas: a chamada fosseta loreal. “Todas as serpentes venenosas, com exceção da cobra coral, são dotadas desse orifício, que não aparece nas não-venenosas”, afirma o biólogo Otávio Marques, do Instituto Butantan, em São Paulo.
A Jiboia do Ribeira (Corallus cropanii), espécie de jiboia considerada a mais rara do mundo segundo especialistas, foi encontrada viva em Sete Barras, na região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo.
Conhecida como cerastes, esta serpente vive no deserto africano. Apesar dos chifres assustadores, ela mede cerca de 70 centímetros e seu veneno não é mortal para os humanos. A víbora fica escondida debaixo da areia e deixa apenas os chifres, olhos e nariz de fora esperando para atacar a presa.
Qual grafite e mais escuro B ou HB?
O que significa bandeira preta no posto de Salva-vidas?
Qual a diferença de injeção intramuscular e subcutânea?
O que caracteriza uma dificuldade de aprendizagem?
Porque o tratamento de água nas indústrias às vezes precisa ser diferenciado?
Qual o Ansiolitico mais vendido?
O que a CLT fala sobre vale refeição?
Qual a diferença de Purpura é leucemia?
É aconselhável beber água durante as refeições?
Como polir a traseira do celular?
Quais foram os primeiros seres multicelulares?
Porque colocar papel alumínio no osso da carne?
Quem teve hepatite A fica imune?